RETROSPECTIVA DE VIAGENS 2019
Planeje sua Viagem Retrospectiva

RETROSPECTIVA DE VIAGENS 2019

Por Camilla Ribeiro    Postado em 29.12.2019

Mais um ano está chegando ao fim e começamos a entrar naquele mood reflexivo. É hora de pensar em tudo que foi (ou deixou de ser) feito em 2019 e estudar os sonhos e metas para 2020.

No ano passado, iniciei a tradição de postar uma retrospectiva das viagens que rolaram ao longo do ano, por aqui (veja aqui a de 2018). Assim, tenho um momento para rever um pouco do meu ano e compartilho com vocês ideias de destinos também.

O ano de 2019 teve pouquíssimos feriados, mas, mesmo assim, foi bem generoso comigo no quesito viagens. Como vocês sabem, não me dedico integralmente às viagens e ao blog (sou advogada e trabalho com isso em tempo integral), mas, ainda assim, consegui me organizar para viajar em quase todos os meses do ano, sempre aproveitando feriados, fins de semana, qualquer folga e férias. Como sempre digo, com organização e planejamento, conseguimos fazer tudo!

Também consegui escrever bastante por aqui e compartilhar com vocês minhas experiências pelo mundo afora, coisa que amo fazer! Vamos relembrar tudo que rolou por aqui esse ano?

// Janeiro

Comecei o ano conhecendo um destino novo, para mim, no Brasil: o Vale dos Vinhedos! Sou fã de enoturismo, então, era quase um pecado ainda não ter explorado Bento Gonçalves e arredores.

Passei o último ano novo em Bento, hospedada no incrível Spa do Vinho (recomendo muito!), e me apaixonei pela cidade e por essa rota de vinhos incrível e tão acessível para nós, brasileiros.

Parece Europa, mas é Brasil – nosso vale dos vinhedos! (Foto: Viagem no Detalhe)

Aqui no blog, fiz um post completo sobre meu roteiro pelo Vale dos Vinhedos. Clique aqui para acessá-lo.

// Fevereiro

Em Fevereiro, fui para um dos meus destinos favoritos na vida: Trancoso! O que é a energia e o charme daquele vilarejo?! Impossível não se apaixonar!

Passei um final de semana recarregando as energias na deliciosa pousada Mata N’Ativa e voltei renovada para o Rio!

A energia do mar da Bahia (Foto: Viagem no Detalhe)
A deliciosa pousada Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

Aqui no blog, fiz post completo com minhas dicas de Trancoso e um hotel review da Mata N’Ativa, porque minha hospedagem lá foi realmente impecável!

// Março

O Carnaval esse ano caiu em Março e, é claro, que eu passei os bloquinhos de carnaval para poder viajar! O destino escolhido foi Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, um pedacinho do paraíso no nosso Nordeste.

Lá, me hospedei na Toca da Coruja, um dos hotéis mais charmosos e incríveis que já fiquei no Brasil (não é à toa que é membro da associação Roteiros de Charme).

Pedaço de mar turquesa em Praia da Pipa (Foto: Viagem no Detalhe)
A charmosa “Rua Grécia”, em Pipa (Foto: Viagem no Detalhe)

Foram dias de paz, boa gastronomia, passeios e praias incríveis. Recomendo o destino de olhos fechados! Se estiver planejando ir para lá, confira o post que escrevi com meu roteiro completo em Pipa.

// Abril

Em Abril, rolou uma escapada rápida para Itaipava, refúgio delicioso na serra, a a apenas 90 km do Rio.

Esse ano, fui 2 vezes para lá, sempre me hospedando no condomínio Granja Brasil Hotel e Spa, que tem uma estrutura de hotel ótima e é super bem localizado. Uma delicia para ir em casal ou em família e curtir o friozinho da serra!

Apesar do hotel estar no Booking, eu sempre faço minha reserva pelo Airbnb, porque gosto de ficar no mesmo apartamento (e recomendo muito!). Pra quem se interessar, o apartamento é esse aqui e, reservando por esse meu link, você ganha até R$ 179 de desconto.

Ainda estou devendo um post completo sobre Itaipava por aqui, mas prometo que, no próximo ano, ele sai!

// Maio

Em Maio, passei um fim de semana em Rio das Flores – município membro do vale do café fluminense -, para comemorar o aniversário da minha mãe.

Nos hospedamos na Fazenda União, um lugar cheio de história, que adorei conhecer. Datada de 1836, a fazenda acompanhou boa parte do período imperial brasileiro e é o lugar perfeito para descobrir as memórias do ciclo do café. Há inclusive um passeio guiado dentro dela, em que toda essa história é recontada.

Como foi um fim de semana de comemoração, acabei não escrevendo post para cá, apenas postando no instagram em tempo real (já me segue por lá?). Mas recomendo muito, tanto o destino, quanto o hotel.

// Junho

Em Junho, aproveitei uma promoção que rolou e tirei um fim de semana para voltar a Buenos Aires, uma das minhas capitais latinas favoritas!

Foi minha 5ª vez na cidade, então resolvi para fazer um roteiro mais relax, fora da rota turística básica. Compartilhei todas as minhas dicas de Buenos Aires, nesse post aqui.

Lindo mural da Frida, em Buenos Aires (Foto: Viagem no Detalhe)

// Julho

Finalmente em junho chegaram minhas primeiras férias (sempre divido em 2 férias de 2 semanas)! Os destinos escolhidos, dessa vez, foram Itália e França e foi um roteiro dos sonhos! 😀

Na Itália, passei por Roma, Toscana (com base em Florença) e Cinque Terre (clique nos nomes dos lugares para acessar os respectivos posts).

O incrível Coliseu, em Roma (Foto: Viagem no Detalhe)
Manarola, uma das charmosas Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)

Já na França, os destinos visitados foram Éze, Provence (com base em Aix-en-Provence, passando por Avignon, Arles e pelos campos de lavanda de Valensole) e Paris – um dos lugares favoritos do mundo!

Jardin Exotique de Éze (Foto: Viagem no Detalhe)
Campos de lavanda da Provence (Foto: Viagem no Detalhe)

Julho é também mês de Flip, a famosa Festa Literária Internacional de Paraty, e, como boa apaixonada por literatura que sou, há três anos bato ponto por lá nessa época do ano.

Durante a Festa, acontecem várias mesas de debate oficiais com os autores da Flip, além de também rolarem diversos eventos e atividades fora do calendário oficial, por toda a cidade. Paraty fica com uma atmosfera que exala cultura por todas as partes, uma delícia!

Se você curte ler e lugares charmosos, super recomendo visitar Paraty nessa época! 😉 Confira aqui todas as dicas para programar sua viagem para lá. Eu já estou com meu hotel reservado para a Flip 2020!

// Agosto

Em Agosto, viajei para Búzios, para uma ocasião muito especial: fui ser madrinha de casamento de uma das minhas melhores amigas!

Aproveitei a oportunidade para testar o novíssimo Hotel Aretê, que tinha acabado de abrir as portas e atualizar meu post com dicas de Búzios, aqui no Blog.

// Setembro

Setembro foi o único mês do ano que não teve viagem. Mas, nem por isso, passou em branco por aqui! Aproveitei para curtir muito a minha cidade, o Rio de Janeiro, e dividir algumas dicas de passeio por aqui.

Confira alguns posts do Rio que rolaram no blog esse ano:

// Outubro

Em Outubro, passei um fim de semana em Salvador, cidade com que tenho um vínculo sentimental enorme e que já tive o privilégio de visitar mais de 20 vezes! Contei tudo sobre essa viagem e TODAS as minhas dicas de Salvador (todas mesmo!) nesse post aqui.

Pelas ladeiras do Pelourinho (Foto: Viagem no Detalhe)

// Novembro

Novembro foi o mês das minhas segundas férias e, para alongar o tempo, emendei o feriado da proclamação da república no final do período. Era hora de embarcar para uma região distante, que sempre sonhei conhecer: o Sudeste Asiático!

Os templos de Siem Reap, no Camboja (Foto: Viagem no Detalhe)
O futurista Garden by the bay, em Singapura (Foto: Viagem no Detalhe)

Na viagem, passei por Singapura, Malásia, Camboja (com base em Krabey Island e Siem Reap) e Laos (clique no nome de cada cidade para conferir o post individual de cada lugar e aqui para conferir o post com meu roteiro completo por lá).

Cachoeira de água turquesa no Laos (Foto: Viagem no Detalhe)
As cores de Batu caves, na Malásia (Foto: Viagem no Detalhe)

// Dezembro

Dezembro é o mês do meu aniversário (dia 4/12!) e, sempre que possível, gosto de tirar um fim de semana para comemorar viajando. Esse ano, gastei minhas milhas da Latam para passar um fim de semana em Lima, num delicioso roteiro gastronômico.

Cantinhos lindos de Lima (Foto: Viagem no Detalhe)

O post com todas as minhas dicas de Lima sai na próxima semana, aqui no blog. Fique de olho 😉

***
Só posso dizer que 2019 foi um ano incrível e que tenho enorme gratidão por ter conhecido tantos lugares legais e contado com a companhia de vocês aqui comigo! Desejo a todos um 2020 cheio de paz, amor, alegria e viagens incríveis! 🙂

Um beijo carinhoso,
Camilla

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe