Hotel Review: Mata N'Ativa Pousada – refúgio ecológico de charme, em Trancoso
Bahia Brasil Trancoso

Hotel Review: Mata N'Ativa Pousada – refúgio ecológico de charme, em Trancoso

Por Camilla Ribeiro    Postado em 20.02.2019

Quem adentra os portões da Mata N’Ativa Pousada logo se vê imerso numa enorme área verde e recebe o aviso: “Relaxe, você está na Bahia“.

Nada mais apropriado para anunciar a entrada nesse pequeno paraíso, localizado em Trancoso, um dos vilarejos mais encantadores da Bahia.

relaxe_voce_esta_na_bahia_mata_nativa_pousada_trancoso

Aviso mais do que pertinente da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

A Mata N’Ativa faz parte da renomada associação Circuito Elegante e se denomina uma pousada ecológica de charme, título mais do que apurado para descrever o lugar super charmoso, onde prevalece a preocupação com o meio ambiente e com cada detalhe.

Não preciso nem dizer que me senti super em casa lá e, logo na chegada, já incorporei o estilo de vida local, né?!

relaxe_mata_nativa_pousada_trancoso

Entrando no clima local! (Foto: Viagem no Detalhe)

piscina_mata_nativa_pousada_trancoso

A deliciosa piscina da Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

Posso já antecipar que minha estadia na pousada, por 3 noites, valeu por um mês, de tão renovada que voltei! Afinal, nada como uma boa imersão na natureza e um tratamento caprichado pra fazer a gente relaxar, né? 🙂

// Localização

Um dos principais atrativos da pousada é a localização privilegiada, às margens do Rio Trancoso, próxima tanto das praias, quanto do famoso Quadrado de Trancoso, o charmoso centrinho do vilarejo.

A Mata N’Ativa fica a aproximadamente 400 metros da praia dos Nativos, uma das muitas lindas praias da região, localizada ao norte da barra do rio Trancoso e repleta de beachclubs. Já em relação ao Quadrado, a pousada está a apenas 300 metros. Muito pertinho de tudo!

praia_dos_nativos_trancoso

Praia dos Nativos, a 400 metros da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

quadrado_trancoso

O charmoso Quadrado de Trancoso está a 300 metros da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Como fui de transfer do aeroporto de Porto Seguro para Trancoso e passei apenas um fim de semana por lá, não usei carro para nada! Fiz tudo a pé e, apenas por uma questão de conforto, pegava táxi para sair para jantar à noite. A corrida da pousada até o quadrado custa em torno de R$ 20 (valor de fevereiro/2019) e compensa, especialmente à noite, para evitar a subida na ladeira de acesso.

// Estrutura

A Mata N’ativa possui uma área verde de 8000 m² de pura exuberância. O respeito e o contato com a natureza são dois grandes pilares da filosofia do lugar, então, não é difícil imaginar o quão relaxante e renovadora é a experiência de se hospedar lá.

portal_mata_nativa_pousada_trancoso

Portal de entrada no universo verde da Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

Apesar de se tratar de um refúgio ecológico, a pousada apresenta uma sofisticação rústica, completamente alinhada com o lifestyle de Trancoso.

sofa_mata_nativa_pousada_trancoso

Um dos muitos cantinhos charmosos da pousada (Foto: Viagem no Detalhe) 

Em termos de estrutura, a pousada é super completa, com piscina ao ar livre (com área funda e rasa), spa, banheira de hidromassagem com vista do rio, espaço kids, espaço de leitura e vários cantinhos para relaxamento e contemplação da natureza.

piscina_completa_mata_nativa_pousada_trancoso

A deliciosa piscina da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

criancas_mata_nativa_pousada_trancoso

Espaço kids da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

A pousada também oferece Wi-Fi em suas áreas comuns e estacionamento privativo gratuito, além de uma ampla gama de passeios, como caiaque pelo rio Trancoso, passeios à cavalo, de bicicleta, barco e até helicóptero (todos disponíveis mediante solicitação).

Por fim, merece destaque, também, o atendimento super atencioso que te faz se sentir em casa, desde a chegada. Assim que chegamos, nosso quarto tinha bombons e um simpático bilhetinho de boas vindas, na saída, também recebemos um presentinho e um bilhetinho fofo – como não amar? 🙂

presente_despedida_mata_nativa_pousada_trancoso

Presentinho de despedida, tem coisa mais fofa?! (Foto: Viagem no Detalhe)

// Quartos

A pousada conta com 12 suítes, todas muito confortáveis, bem equipadas e decoradas com os lindos trabalhos da artista plástica e estudiosa da fauna e flora brasileira Maruzka. Eu fiquei na Suíte Master Sibipiruna e amei!

quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

A Suíte Master Sibipiruna conta com cama king com dossel (que além de lindo, é super conveniente pra evitar picadinhas de mosquito noturnas), bicama de solteiro (podendo, assim, acomodar até 4 pessoas), uma enorme varanda equipada com banheira jacuzzi, chuveirão externo exclusivo e uma rede, onde eu adorava passar as tardes lendo.

banheira_quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

Banheira jacuzzi externa da minha suíte (Foto: Viagem no Detalhe)

quarto_entrada

Rede, na entrada do quarto, perfeita para uma leitura pós-praia (Foto: Viagem no Detalhe)

varanda_quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

Detalhes charmosos da decoração da varanda (Foto: Viagem no Detalhe)

O banheiro da suite possuía um simpático jardim de inverno e era equipado com amenities Trousseau.

amenities_mata_nativa_pousada_trancoso

Amenities Trousseau no banheiro da suíte (Foto: Viagem no Detalhe)

A privacidade de cada um dos quartos também é um ponto que chama a atenção e contribui ainda mais para a atmosfera de tranquilidade da pousada.

// Café da Manhã

Por fim, mas não menos importante, não posso deixar de falar sobre o café da manhã da pousada, que, como vocês sabem, sempre é um dos pontos mais importantes de qualquer hospedagem para mim! 😛 E, olha, que café da manhã!

cafe_da_manha_mata_nativa_pousada_trancoso

Café da manhã com vista para a piscina, na Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

O buffet oferece uma rica variedade de pães, bolos, frutas, sucos, doces e tantas outras guloseimas, em sua maioria, preparadas na própria Mata N’Ativa! Além disso são servidos, na mesa, uma seleção de frios, pães de queijo, ovos e tapiocas feitos na hora, de acordo com a preferência do hóspede!

bufe_cafe_da_manha_mata_nativa_pousada_trancoso

O farto buffet de café da manhã da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Alguns dos meus preferidos do café da manhã: pão de abóbora, cuscus de tapioca com leite de coco, bolo de milho e suco de cacau – que delícia!!

cafe_couscous_mata_nativa_pousada_trancoso

Itens feitos na própria pousada: detalhes que fazem a diferença (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu, que amo um bom e farto café da manhã, fiquei encantada com as delícias servidas na pousada e com todo o carinho com que as coisas são feitas por lá mesmo. Sempre digo que não há luxo maior do que comer algo homemade, não é mesmo?

***

Enfim, a Mata N’Ativa Pousada é o refúgio perfeito para recarregar as baterias e se reconectar com a natureza, no cenário incrível de Trancoso. Se você está buscando um lugar para passar dias de sossego num lugar de charme, já encontrou! Recomendo demais a hospedagem e já estou ansiosa para minha próxima estadia na pousada! 🙂

Reserve aqui sua estadia na Mata N’Ativa Pousada.

sorria_trancoso_mata_nativa_pousada_trancoso

E tem como não sorrir nesse lugar encantador? (Foto: Viagem no Detalhe)

Ah, e se visitar a pousada, não deixe de me contar! 😉

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

* O Viagem no Detalhe agradece à Mata N’Ativa Pousada pelo convite para conhecer esse refúgio ecológico de charme maravilho e por nos receber tão bem e com tanta gentileza. 

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

 
 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
1 Comentário
  1. […] mais sobre a minha experiência na Mata N’Ativa Pousada nesse hotel review aqui, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, resumidamente: super […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe
Himeji foi uma das cidades mais lindas que conheci no Japão! Sua fama pode ser atribuída ao seu famoso castelo, que é tesouro nacional do Japão e patrimônio mundial da humanidade. Fiz um pit stop lá no meu caminho para Hiroshima, mas confesso que foi pouco tempo para curtir com calma todas as atrações da cidade (que não se limitam ao Castelo de Himeji!). Lá no blog, você encontra todas as dicas desse bate e volta no post de #Hiroshima!
.
#VNDnoJapan #Himeji #CastelodeHimeji #HimejiCastle #japan #visitjapan
E o post de Buenos Aires tá no ar! 🇦🇷 Posando ‘casualmente’ rs do lado desse onibusinho fotogênico que encontrei estacionado no bairro de Palermo, pra contar que todas as minhas dicas de Buenos Aires (fora do roteiro tradicionalzão!) estão lá no blog!!
.
No post, você vai encontrar meus passeios favoritos por lá, dicas fora da caixa, sugestões de hotel, restaurantes, cafés e muito mais! Confira: link na Bio ou acesse WWW.VIAGEMNODETALHE.COM
.
#VNDnaArgentina #BuenosAires #Palermo #PalermoBA #AiresBuenos #likebuenosaires #buenosairesargentina
Mais um fim de semana na serra, cercada de natureza, pra recarregar as energias e comemorar o niver da minha avó!
.
Estou em Itaipava, no condomínio @granjabrasilhotelspa, o mesmo que ficamos há exatamente um mês atrás. Alugamos inclusive o mesmo apartamento em que ficamos da última vez, porque gostamos muito! Pra quem se interessar, o apartamento é esse aqui https://abnb.me/mvJ6LWS5bX e, reservando pelo meu link, você ganha R$ 130 de desconto: https://abnb.me/e/VFP7Lzz8bX
.
Acompanhe todas as dicas nos Stories 🎬
.
#ViagemnoDetalhe #VNDnoRio #Itaipava #ItaipavaRJ #GranjaBrasil #Airbnb #AirbnbBrasil
Tem post NOVO no blog (que tá com cara nova também!!) com todo o meu roteiro e dicas de #Hiroshima, essa cidade que viveu um dos capítulos mais tristes da história, mas que tem uma vibe incrível e passa uma mensagem de busca à paz mundial maravilhosa! ☮️ - Link na Bio ou acesse WWW.VIAGEMNODETALHE.COM
.
No post, vocês também irão encontrar todas as minhas dicas de #Himeji e #Miyajima - dois bate e voltas maravilhosos a partir de Hiroshima! 😊
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#VNDnoJapao #Japao
Buenos Aires é famosa por seus mil e um cafés e uma das minhas maiores diversões, por lá, é descobrir alguns desses cantinhos especiais!
.
Separei, então, 3 dos que mais gostei de conhecer, das últimas vezes que estive na cidade - já SALVA esse post e marca os amigos que tão indo pra Buenos Aires e amam um cafezinho!
.
☕️ @cigalocafe - é o charmoso local da foto! O ambiente conta com luzinhas, paredes grafitadas e um ar super cool - vale provar as mil e uma opções de café com uma torta de chocolate meio amargo!
.
☕️ @gratitudevivirdisfrutar - café lindo, todo temático de gratidão e good vibes. Além dos cafés e chás especiais, tem uma lojinha super fofa de coisas de casa!
.
☕️ @paul_french_gallery - dentro dessa galeria bem escondida em Palermo, você encontra arte, lojinha de decoração, o delicioso café @decatapasteleria e muito verde - um verdadeiro oásis!
.
#VNDnaArgentina #BuenosAires #Palermo #PalermoBA #AiresBuenos #likebuenosaires #buenosairesargentina #cafesporteños #coffeelovers