Hotel Review: Mata N'Ativa Pousada – refúgio ecológico de charme, em Trancoso
Bahia Brasil Hotel Review Trancoso

Hotel Review: Mata N'Ativa Pousada – refúgio ecológico de charme, em Trancoso

Por Camilla Ribeiro    Postado em 20.02.2019

Quem adentra os portões da Mata N’Ativa Pousada logo se vê imerso numa enorme área verde e recebe o aviso: “Relaxe, você está na Bahia“.

Nada mais apropriado para anunciar a entrada nesse pequeno paraíso, localizado em Trancoso, um dos vilarejos mais encantadores da Bahia.

relaxe_voce_esta_na_bahia_mata_nativa_pousada_trancoso

Aviso mais do que pertinente da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

A Mata N’Ativa faz parte da renomada associação Circuito Elegante e se denomina uma pousada ecológica de charme, título mais do que apurado para descrever o lugar super charmoso, onde prevalece a preocupação com o meio ambiente e com cada detalhe.

Não preciso nem dizer que me senti super em casa lá e, logo na chegada, já incorporei o estilo de vida local, né?!

relaxe_mata_nativa_pousada_trancoso

Entrando no clima local! (Foto: Viagem no Detalhe)

piscina_mata_nativa_pousada_trancoso

A deliciosa piscina da Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

Posso já antecipar que minha estadia na pousada, por 3 noites, valeu por um mês, de tão renovada que voltei! Afinal, nada como uma boa imersão na natureza e um tratamento caprichado pra fazer a gente relaxar, né? 🙂

// Localização

Um dos principais atrativos da pousada é a localização privilegiada, às margens do Rio Trancoso, próxima tanto das praias, quanto do famoso Quadrado de Trancoso, o charmoso centrinho do vilarejo.

A Mata N’Ativa fica a aproximadamente 400 metros da praia dos Nativos, uma das muitas lindas praias da região, localizada ao norte da barra do rio Trancoso e repleta de beachclubs. Já em relação ao Quadrado, a pousada está a apenas 300 metros. Muito pertinho de tudo!

praia_dos_nativos_trancoso

Praia dos Nativos, a 400 metros da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

quadrado_trancoso

O charmoso Quadrado de Trancoso está a 300 metros da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Como fui de transfer do aeroporto de Porto Seguro para Trancoso e passei apenas um fim de semana por lá, não usei carro para nada! Fiz tudo a pé e, apenas por uma questão de conforto, pegava táxi para sair para jantar à noite. A corrida da pousada até o quadrado custa em torno de R$ 20 (valor de fevereiro/2019) e compensa, especialmente à noite, para evitar a subida na ladeira de acesso.

// Estrutura

A Mata N’ativa possui uma área verde de 8000 m² de pura exuberância. O respeito e o contato com a natureza são dois grandes pilares da filosofia do lugar, então, não é difícil imaginar o quão relaxante e renovadora é a experiência de se hospedar lá.

portal_mata_nativa_pousada_trancoso

Portal de entrada no universo verde da Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

Apesar de se tratar de um refúgio ecológico, a pousada apresenta uma sofisticação rústica, completamente alinhada com o lifestyle de Trancoso.

sofa_mata_nativa_pousada_trancoso

Um dos muitos cantinhos charmosos da pousada (Foto: Viagem no Detalhe) 

Em termos de estrutura, a pousada é super completa, com piscina ao ar livre (com área funda e rasa), spa, banheira de hidromassagem com vista do rio, espaço kids, espaço de leitura e vários cantinhos para relaxamento e contemplação da natureza.

piscina_completa_mata_nativa_pousada_trancoso

A deliciosa piscina da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

criancas_mata_nativa_pousada_trancoso

Espaço kids da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

A pousada também oferece Wi-Fi em suas áreas comuns e estacionamento privativo gratuito, além de uma ampla gama de passeios, como caiaque pelo rio Trancoso, passeios à cavalo, de bicicleta, barco e até helicóptero (todos disponíveis mediante solicitação).

Por fim, merece destaque, também, o atendimento super atencioso que te faz se sentir em casa, desde a chegada. Assim que chegamos, nosso quarto tinha bombons e um simpático bilhetinho de boas vindas, na saída, também recebemos um presentinho e um bilhetinho fofo – como não amar? 🙂

presente_despedida_mata_nativa_pousada_trancoso

Presentinho de despedida, tem coisa mais fofa?! (Foto: Viagem no Detalhe)

// Quartos

A pousada conta com 12 suítes, todas muito confortáveis, bem equipadas e decoradas com os lindos trabalhos da artista plástica e estudiosa da fauna e flora brasileira Maruzka. Eu fiquei na Suíte Master Sibipiruna e amei!

quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

A Suíte Master Sibipiruna conta com cama king com dossel (que além de lindo, é super conveniente pra evitar picadinhas de mosquito noturnas), bicama de solteiro (podendo, assim, acomodar até 4 pessoas), uma enorme varanda equipada com banheira jacuzzi, chuveirão externo exclusivo e uma rede, onde eu adorava passar as tardes lendo.

banheira_quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

Banheira jacuzzi externa da minha suíte (Foto: Viagem no Detalhe)

quarto_entrada

Rede, na entrada do quarto, perfeita para uma leitura pós-praia (Foto: Viagem no Detalhe)

varanda_quarto_mata_nativa_pousada_trancoso

Detalhes charmosos da decoração da varanda (Foto: Viagem no Detalhe)

O banheiro da suite possuía um simpático jardim de inverno e era equipado com amenities Trousseau.

amenities_mata_nativa_pousada_trancoso

Amenities Trousseau no banheiro da suíte (Foto: Viagem no Detalhe)

A privacidade de cada um dos quartos também é um ponto que chama a atenção e contribui ainda mais para a atmosfera de tranquilidade da pousada.

// Café da Manhã

Por fim, mas não menos importante, não posso deixar de falar sobre o café da manhã da pousada, que, como vocês sabem, sempre é um dos pontos mais importantes de qualquer hospedagem para mim! 😛 E, olha, que café da manhã!

cafe_da_manha_mata_nativa_pousada_trancoso

Café da manhã com vista para a piscina, na Mata N’Ativa (Foto: Viagem no Detalhe)

O buffet oferece uma rica variedade de pães, bolos, frutas, sucos, doces e tantas outras guloseimas, em sua maioria, preparadas na própria Mata N’Ativa! Além disso são servidos, na mesa, uma seleção de frios, pães de queijo, ovos e tapiocas feitos na hora, de acordo com a preferência do hóspede!

bufe_cafe_da_manha_mata_nativa_pousada_trancoso

O farto buffet de café da manhã da pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Alguns dos meus preferidos do café da manhã: pão de abóbora, cuscus de tapioca com leite de coco, bolo de milho e suco de cacau – que delícia!!

cafe_couscous_mata_nativa_pousada_trancoso

Itens feitos na própria pousada: detalhes que fazem a diferença (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu, que amo um bom e farto café da manhã, fiquei encantada com as delícias servidas na pousada e com todo o carinho com que as coisas são feitas por lá mesmo. Sempre digo que não há luxo maior do que comer algo homemade, não é mesmo?

***

Enfim, a Mata N’Ativa Pousada é o refúgio perfeito para recarregar as baterias e se reconectar com a natureza, no cenário incrível de Trancoso. Se você está buscando um lugar para passar dias de sossego num lugar de charme, já encontrou! Recomendo demais a hospedagem e já estou ansiosa para minha próxima estadia na pousada! 🙂

Reserve aqui sua estadia na Mata N’Ativa Pousada.

sorria_trancoso_mata_nativa_pousada_trancoso

E tem como não sorrir nesse lugar encantador? (Foto: Viagem no Detalhe)

Ah, e se visitar a pousada, não deixe de me contar! 😉

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

* O Viagem no Detalhe agradece à Mata N’Ativa Pousada pelo convite para conhecer esse refúgio ecológico de charme maravilho e por nos receber tão bem e com tanta gentileza. 

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

 
 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário

 
4 Comentários
  1. […] mais sobre a minha experiência na Mata N’Ativa Pousada nesse hotel review aqui, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, resumidamente: super […]

  2. […] charmosa Mata N’Ativa Pousada. Tem post com hotel review completo de lá aqui no blog (clique aqui para […]

  3. […] clássica Pousada Estrela D’água, na Bahia Bonita ou na Mata N’Ativa (clique aqui para conferir meu hotel review completo de […]

  4. […] mais sobre a minha experiência na Mata N’Ativa Pousada nesse hotel review aqui, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, resumidamente: super […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe