Singapura, Malásia, Camboja e Laos: meu roteiro de 15 dias pelo Sudeste Asiático
Ásia Camboja Laos Malásia Singapura

Singapura, Malásia, Camboja e Laos: meu roteiro de 15 dias pelo Sudeste Asiático

Por Camilla Ribeiro    Postado em 08.12.2019

O Sudeste Asiático estava na minha mira há um tempo. Já viajei para Ásia algumas vezes, mas ainda não tinha me aventurado por essa parte tão especial do continente. Então, quando encontrei passagens na promoção para Singapura, não pensei duas vezes antes de comprar!

Como viajaria em novembro, minha ideia inicial era ir para a Tailândia, mas confesso que, por mais que queira muito conhecer o país, essa não era minha prioridade de viagem nesse momento. Comecei, então, a pensar em alternativas e estudar o mapa – essa é parte que eu mais amo, quando estou montando um roteiro!

Pensei nos países que tinha vontade de conhecer e que estariam com clima bom nessa época (fator muito importante a se considerar numa viagem para Ásia, em função das monções!) e logo vieram dois nomes na minha cabeça: Laos e Camboja!

Cachoeira de Kuang Si, no Laos (Foto: Viagem no Detalhe)
Templo Bayon e seus rostos sorridentes, em Siem Reap (Foto: Viagem no Detalhe)
Ronda das almas, em Luang Prabang (Foto: Viagem no Detalhe)

Em seguida, pensei que seria um pecado viajar para Singapura e não aproveitar para conhecer a Malásia. Afinal, o país está tão coladinho ao arquipélago cingapuriano (que já fez parte dele, inclusive) e tem uma capital que demanda pouquíssimo tempo para ser explorada.

Pronto! O roteiro estava montado: Singapura, Malásia, Camboja e Laos. E agora, de volta ao Brasil, posso dizer: foi uma das viagens mais incríveis que já fiz!

Pra mim, uma viagem é completa quando tem de tudo um pouco: cultura, cidade, praia, descanso, agito… e, nessa, definitivamente teve tudo isso! Cidades modernas, rooftops, templos, praia, cachoeiras, complexos arqueológicos, museus, arranha céus, palácios e até uma ilha paradisíaca privada – tudo isso e mais um pouco fez parte desse roteiro pelo Sudeste asiático!

Krabey Island, ilha paradisíaca no Camboja (Foto: Viagem no Detalhe)
Gardens by the bay, em Singapura (Foto: Viagem no Detalhe)
Batu Caves, maior templo hindu da Malásia (Foto: Viagem no Detalhe)
Ta Prohm, o templo em que foi gravado Tomb Raider (Foto: Viagem no Detalhe)

Se esse também é seu tipo de viagem, vem comigo, que tenho certeza que vai se APAIXONAR por esse roteiro pelo Sudeste asiático!

// COMO CHEGAR?

Singapura é um grande hub internacional e o ponto de partida perfeito para esse roteiro. Eu voei do Rio para lá, com conexão em Londres, pela British Airways. Mas varias outras companhias aéreas operam o trecho, com outras conexões.

Vista panorâmica da marina de Singapura (Foto: Viagem no Detalhe)
Bairro árabe de Singapura (Foto: Viagem no Detalhe)

// DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Além de passaporte válido por 6 meses, é obrigatório ter certificado de vacina contra febre amarela para entrar em quase todos os países que visitei nesse roteiro. Com relação ao visto, brasileiros não precisam de visto para entrar em Singapura e na Malásia, apenas no Camboja e no Laos.

No Camboja, apesar de ser possível tirar o visto na chegada, no próprio aeroporto (visa on-arrival), há a possibilidade de solicitar o visto online com antecedência (dependendo da cidade pela qual você vá chegar). Eu preferi essa última opção para acelerar os procedimentos na minha chegada e ter menos uma burocracia a cumprir lá.

O visto online para o Camboja pode ser solicitado com uma antecedência de no máximo 3 meses antes da viagem, pelo site oficial. Uma vez aprovado, é enviado, em até 3 dias úteis, diretamente para o seu e-mail. O procedimento todo é bem simples e intuitivo e o valor cobrado é de USD$ 40 (valor de out/2019).

O visa on-arrival do Laos é solicitado, assim que se desce do avião, bastando preencher uma ficha de imigração, apresentar o passaporte válido ao funcionário, 1 foto 3×4 e pagar o valor de USD$30 (valor de out/2019).

Apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para viajar para nenhum desses países, não recomendo que você vá para o outro lado do mundo sem ter um! Eu sempre consulto o site do Seguros Promo para pesquisar e fechar o meu – recomendo!

// QUANDO IR?

Cada país que visitei nesse roteiro pelo Sudeste asiático tem sua época melhor para ser visitado. Por isso, vou falar sobre o clima de cada país, separadamente, nos posts individuais de cada um deles.

Eu fiz a minha viagem em novembro, que era um mês que congregava bom tempo em todos os países visitados e foi ótimo! Peguei dias lindos em todos os lugares por onde passei.

Cachoeira de água turquesa do Laos (Foto: Viagem no Detalhe)
Dias de praia no Six Senses Krabey Island (Foto: Viagem no Detalhe)
Templo de Neak Poan, no Camboja (Foto: Viagem no Detalhe)

// MEU ROTEIRO

Dia 1 e 2 – Singapura
Hotel: Marina Bay Sands
Dias 3 e 4 – Kuala Lumpur, Malásia
Hotel: The Face Suites
Dias 5 a 7 – Krabey Island, Camboja
Hotel: Six Senses Krabey Island
Dia 8 a 10 – Siem Reap, Camboja
Hotel: Shinta Mani Shack
Dias 11 a 13 – Luang Prabang, Laos
Hotel: Belmond La Résidence Phou Vao
Dias 14 e 15 – Singapura
Hotel: YOTEL Singapore Orchard Road

A medida que for escrevendo os posts sobre cada um dos lugares visitados, colocarei os links aqui, para termos um grande índice geral dessa viagem. Click no nome dos lugares, para ver o post completo com as dicas de cada um deles.

Achei que essa divisão acabou sendo muito boa e que consegui conhecer bem todos os lugares por onde passei. Se tivesse mais alguns dias em Singapura, eu teria o que fazer, mas com o tempo que tive por lá, acho que consegui conhecer bem o país!

Cruzeiro no rio Mekong, no Laos (Foto: Viagem no Detalhe)
Museu de street art a céu aberto, em Singapura (Foto: Viagem no Detalhe)
Todas as cores de Batu Caves, na Malásia (Foto: Viagem no Detalhe)

// DESLOCAMENTOS

Fiz todos os deslocamentos entre países e cidades de avião, geralmente voando pelas low costs locais. Vou explicar mais sobre isso nos posts de cada lugar.

***

Espero que vocês gostem de acompanhar as dicas de mais essa viagem, que foi uma das minhas favoritas! No próximo post, conto sobre como foi minha experiência em Singapura, o primeiro país que visitei nesse roteiro.

Obrigada pela visita!

Beijos,

Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
4 Comentários
  1. Leandro
    08.12.2019

    Como sempre, adorei o post! Estou ansioso para ver os próximos, com esses destinos incríveis 😉

    • Camilla
      08.12.2019

      Oba! Fico muito feliz de saber 🙂
      Em breve, sai o próximo!

  2. […] fiquei 3 dias em Singapura (1 dia e meio no início da viagem e 1 dia e meio na volta – veja aqui meu roteiro completo) e achei uma ótima quantidade de tempo. Se tivesse mais tempo teria ainda tido o que fazer (como, […]

  3. […] montei meu roteiro pelo Sudeste asiático, confesso que, inicialmente, conhecer a Malásia não estava nos planos. Mas, como chegaria por […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe