Itália e França: meu roteiro de 18 dias pelos 2 países
Europa França Itália Lua de Mel

Itália e França: meu roteiro de 18 dias pelos 2 países

Por Camilla Ribeiro    Postado em 28.07.2019

A Itália já era um sonho antigo de viagem, mas, ano após ano, eu postergava realizá-lo. Ano passado, cheguei a montar um roteiro completo para lá, mas acabei desistindo para conhecer Grécia e Turquia (veja aqui meu roteiro). Esse ano, mais uma vez, comecei a planejar minhas férias para lá e a intenção inicial era ficar apenas no país, para explorá-lo de norte a sul.

Jantar com vista para o Coliseu (Foto: Viagem no Detalhe)

Mas, como iríamos em julho, exatamente na época da floração das lavandas, comecei a considerar incluir alguns dias na Provence no roteiro. Além da época ser propícia, o sul da França era bem ao lado da costa da Ligúria, onde eu fazia questão de passar para conhecer Cinque Terre. Pronto, estava decidido: Itália e França seriam os destinos das próximas férias!

Campos de lavanda, um sonho realizado! (Foto: Viagem no Detalhe)

O que começou com várias conjecturas se materializou em um roteiro lindo e (juro!) uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz na vida! Quando estava planejando, não podia imaginar que os lugares por onde passei se complementariam tão bem e seriam tão incríveis! Um exemplo: em Roma, visitei o Vaticano e, no sul da França, mais especificamente em Avignon, visitei o Palais de Papes, que foi a única residência dos papas na história fora do Vaticano!

O visual incrível de Èze, no sul da França (Foto: Viagem no Detalhe)
A região vinícola de Chianti Classico, na Toscana (Foto: Viagem no Detalhe)

Capitais cheias de história, regiões vinícolas, cidades medievais românticas, região de praia, natureza arrebatadora, cenários dignos de um quadro impressionista – esse é só um pequeno resumo das experiências que vivi nessa trip. Se você planeja uma viagem por esse lado da Europa, não deixe de conferir esse roteiro – garanto que vai se apaixonar! 😉

Paisagem de quadro impressionista em Aix-en-Provence (Foto: Viagem no Detalhe)
A bela Manarola, uma das Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)

// Entrando no Clima

Pra mim, a viagem começa muito antes do embarque, quando começo a planejar o roteiro e sonhar com os lugares que irei conhecer. Por isso, gosto muito de, nessa etapa, já ir lendo livros e assistindo filmes que me tragam um gostinho do(s) país(es) que vou visitar.

Um brinde à bela Itália (Foto: Viagem no Detalhe)

Para essa viagem, essas foram algumas das leituras que fiz e filmes que assisti para entrar no clima:

Livros:

 Filmes:

// Como chegar?

Diversas companhias aéreas operam o trecho Brasil – Roma, inclusive com voos diretos. Já se você preferir começar sua viagem pela França, é possível descer no aeroporto de Paris e seguir de trem até Aix-en-Provence (aproximadamente 3 horas de viagem) ou descer nos aeroportos de Marselha ou Nice (e completar o percurso de trem, ônibus ou carro).

Eu comecei minha viagem pela Itália, voando Rio – Roma, pela Air France, com escala em Paris.

// Quando ir?

Esse roteiro pode ser feito a qualquer época do ano, a depender das paisagens que você busca encontrar. Caso, assim como eu, você queira ver a floração de lavandas na Provence, é preciso organizar sua viagem de modo a estar na região até meados de julho.

Meados de Julho é a época certa para ver os campos de lavanda (Foto: Viagem no Detalhe)
E ainda consegui ver girassóis! (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu comecei minha viagem no fim de junho e terminei no início de julho. Foi perfeito, pois estava na Provence no início de julho (época perfeita para ver, não só os campos de lavanda, como também os de girassol) e ainda pude curtir praia em Cinque Terre.

A praia de Monterosso al Mare, em Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)
Uma delicia curtir o verão europeu em Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)

// Meu roteiro

Dias 1 a 4 – Roma

Hoteis: Palazzo Manfrendi e Hotel Damaso

Dias 5 a 10 – Toscana, com base em Florença, passando por Pisa, Lucca, Chianti, San Gimignano e Siena

Hotel: The Frame

Dias 10 e 11 – Cinque Terre

Hotel: Hotel Firenze e Continentale

Dias 12 a 16 – Provence, com base em Éze e Aix en Provence, passando por Avignon, Valensole e Arles

Dias 17 e 18 – Paris

Hotel: Plaza Athénée

Clique no nome dos lugares acima, para ver o post completo com as dicas de cada um deles.

Achei que essa divisão acabou sendo muito boa e que consegui conhecer bem os lugares por onde passei. Claro, se tivesse mais dias para explorar a região da Provence, teria sido bem melhor. Mas, considerando que a viagem já era grande e que esse nem era o foco principal do roteiro (além de ser minha segunda vez na região!), acho que consegui ter um bom recorte.

Na Provence, quanto mais tempo, melhor! (Foto: Viagem no Detalhe)

Vale também destacar que minha passagem em Paris foi só para matar a saudade, afinal 2 dias na capital não seriam suficientes para conhecer tudo que essa cidade maravilhosa tem para oferecer, né?

Paris, uma eterna saudade! (Foto: Viagem no Detalhe)

// Deslocamentos

Fiz todos os deslocamentos entre cidades e país de trem. Dentro de cada cidade, alguns passeios foram feitos de carro, mas a grande maioria, de trem, como irei explicar nos posts de cada lugar.

***

Espero que vocês gostem de acompanhar as dicas de mais essa viagem, que foi uma das minhas favoritas! No próximo post, conto sobre como foi minha experiência em Roma, a primeira cidade que visitei nesse roteiro 

A magnífica Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Viagem no Detalhe)

Obrigada pela visita!

Beijos,

Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário

 
10 Comentários
  1. Caroline
    28.07.2019

    Ebaaa! Ansiosa pelos próximos posts! :)))

    • Camilla
      28.07.2019

      Oba! =) Em breve, saem os próximos! Bjs, Camilla

  2. FERNANDO
    30.07.2019

    Vim maluco pra ler tudo hahahaha… Valeu! Esperando pelos próximos.

    • Camilla
      31.07.2019

      hahaha que bom saber disso! Já saem mais essa semana! 🙂

  3. […] é tudo isso e muito mais! Estive lá em julho, durante as minhas férias pela Itália e França (confira aqui o roteiro completo) e voltei completamente […]

  4. […] férias (sempre divido em 2 férias de 2 semanas)! Os destinos escolhidos, dessa vez, foram Itália e França e foi um roteiro dos sonhos! […]

  5. […] DuoLingo. É nele que tenho estudado, por conta própria, italiano, desde o último ano. Na minha viagem para Itália, consegui até arranhar algumas frases que aprendi por lá! […]

  6. […] país tinha sido justamente em 2019 (num roteiro que passou por Roma, Toscana, Cinque Terre – clique aqui para conferir) e, com a reabertura, não tive dúvidas de escolher o país como meu destino de férias para o […]

  7. Caroline
    23.06.2023

    oi Camila,

    Adorei o seu roteiro, estou indo para Paris novamente e gostaria de fechar com a Italia, pois já fui nos mais próximos da França, mas não sabia q era tão longe, gostaria de saber como foram os seus deslocamentos de um lugar ao outro.

    Abçs, Carol

    • Camilla
      31.07.2024

      Oi, Caroline! Desculpa a demora – eu tive nenem e fiquei um tempo off daqui. Que bom que gostou das dicas! Eu fui de trem de La Spezia até Monaco e, de lá, peguei um taxi até Èze 😉 Abraços, Camilla

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe