Itália e França: meu roteiro de 18 dias pelos 2 países
Europa França Itália

Itália e França: meu roteiro de 18 dias pelos 2 países

Por Camilla Ribeiro    Postado em 28.07.2019

A Itália já era um sonho antigo de viagem, mas, ano após ano, eu postergava realizá-lo. Ano passado, cheguei a montar um roteiro completo para lá, mas acabei desistindo para conhecer Grécia e Turquia (veja aqui meu roteiro). Esse ano, mais uma vez, comecei a planejar minhas férias para lá e a intenção inicial era ficar apenas no país, para explorá-lo de norte a sul.

Jantar com vista para o Coliseu (Foto: Viagem no Detalhe)

Mas, como iríamos em julho, exatamente na época da floração das lavandas, comecei a considerar incluir alguns dias na Provence no roteiro. Além da época ser propícia, o sul da França era bem ao lado da costa da Ligúria, onde eu fazia questão de passar para conhecer Cinque Terre. Pronto, estava decidido: Itália e França seriam os destinos das próximas férias!

Campos de lavanda, um sonho realizado! (Foto: Viagem no Detalhe)

O que começou com várias conjecturas se materializou em um roteiro lindo e (juro!) uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz na vida! Quando estava planejando, não podia imaginar que os lugares por onde passei se complementariam tão bem e seriam tão incríveis! Um exemplo: em Roma, visitei o Vaticano e, no sul da França, mais especificamente em Avignon, visitei o Palais de Papes, que foi a única residência dos papas na história fora do Vaticano!

O visual incrível de Èze, no sul da França (Foto: Viagem no Detalhe)
A região vinícola de Chianti Classico, na Toscana (Foto: Viagem no Detalhe)

Capitais cheias de história, regiões vinícolas, cidades medievais românticas, região de praia, natureza arrebatadora, cenários dignos de um quadro impressionista – esse é só um pequeno resumo das experiências que vivi nessa trip. Se você planeja uma viagem por esse lado da Europa, não deixe de conferir esse roteiro – garanto que vai se apaixonar! 😉

Paisagem de quadro impressionista em Aix-en-Provence (Foto: Viagem no Detalhe)
A bela Manarola, uma das Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)

// Entrando no Clima

Pra mim, a viagem começa muito antes do embarque, quando começo a planejar o roteiro e sonhar com os lugares que irei conhecer. Por isso, gosto muito de, nessa etapa, já ir lendo livros e assistindo filmes que me tragam um gostinho do(s) país(es) que vou visitar.

Um brinde à bela Itália (Foto: Viagem no Detalhe)

Para essa viagem, essas foram algumas das leituras que fiz e filmes que assisti para entrar no clima:

Livros:

  • Michelangelo – Nadine Sautel
  • Leonardo Da Vinci – biografia ilustrada – Kenneth Clark
  • Um ano na Provence – Peter Mailey

 Filmes:

  • O Gladiador
  • Sob o sol da Toscana
  • La Dolce Vita
  • Um bom ano

// Como chegar?

Diversas companhias aéreas operam o trecho Brasil – Roma, inclusive com voos diretos. Já se você preferir começar sua viagem pela França, é possível descer no aeroporto de Paris e seguir de trem até Aix-en-Provence (aproximadamente 3 horas de viagem) ou descer nos aeroportos de Marselha ou Nice (e completar o percurso de trem, ônibus ou carro).

Eu comecei minha viagem pela Itália, voando Rio – Roma, pela Air France, com escala em Paris.

// Quando ir?

Esse roteiro pode ser feito a qualquer época do ano, a depender das paisagens que você busca encontrar. Caso, assim como eu, você queira ver a floração de lavandas na Provence, é preciso organizar sua viagem de modo a estar na região até meados de julho.

Meados de Julho é a época certa para ver os campos de lavanda (Foto: Viagem no Detalhe)
E ainda consegui ver girassóis! (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu comecei minha viagem no fim de junho e terminei no início de julho. Foi perfeito, pois estava na Provence no início de julho (época perfeita para ver, não só os campos de lavanda, como também os de girassol) e ainda pude curtir praia em Cinque Terre.

A praia de Monterosso al Mare, em Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)
Uma delicia curtir o verão europeu em Cinque Terre (Foto: Viagem no Detalhe)

// Meu roteiro

Dias 1 a 4 – Roma
Dias 5 a 10 – Toscana, com base em Florença, passando por Pisa, Lucca, Chianti, San Gimignano e Siena
Dias 10 e 11 – Cinque Terre
Dias 12 a 16 – Provence, com base em Éze e Aix en Provence, passando por Avignon, Valensole e Arles
Dias 17 e 18 – Paris

A medida que for escrevendo os posts sobre cada um dos lugares visitados, colocarei os links aqui, para termos um grande índice geral dessa viagem. Clique no nome dos lugares, para ver o post completo com as dicas de cada um deles.

Achei que essa divisão acabou sendo muito boa e que consegui conhecer bem os lugares por onde passei. Claro, se tivesse mais dias para explorar a região da Provence, teria sido bem melhor. Mas, considerando que a viagem já era grande e que esse nem era o foco principal do roteiro (além de ser minha segunda vez na região!), acho que consegui ter um bom recorte.

Na Provence, quanto mais tempo, melhor! (Foto: Viagem no Detalhe)

Vale também destacar que minha passagem em Paris foi só para matar a saudade, afinal 2 dias na capital não seriam suficientes para conhecer tudo que essa cidade maravilhosa tem para oferecer, né?

Paris, uma eterna saudade! (Foto: Viagem no Detalhe)

// Deslocamentos

Fiz todos os deslocamentos entre cidades e país de trem. Dentro de cada cidade, alguns passeios foram feitos de carro, mas a grande maioria, de trem, como irei explicar nos posts de cada lugar.

***

Espero que vocês gostem de acompanhar as dicas de mais essa viagem, que foi uma das minhas favoritas! No próximo post, conto sobre como foi minha experiência em Roma, a primeira cidade que visitei nesse roteiro 

A magnífica Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Viagem no Detalhe)

Obrigada pela visita!

Beijos,

Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
4 Comentários
  1. Caroline
    28.07.2019

    Ebaaa! Ansiosa pelos próximos posts! :)))

    • Camilla
      28.07.2019

      Oba! =) Em breve, saem os próximos! Bjs, Camilla

  2. FERNANDO
    30.07.2019

    Vim maluco pra ler tudo hahahaha… Valeu! Esperando pelos próximos.

    • Camilla
      31.07.2019

      hahaha que bom saber disso! Já saem mais essa semana! 🙂

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe