A Itália já era um sonho antigo de viagem, mas, ano após ano, eu postergava realizá-lo. Ano passado, cheguei a montar um roteiro completo para lá, mas acabei desistindo para conhecer Grécia e Turquia (veja aqui meu roteiro). Esse ano, mais uma vez, comecei a planejar minhas férias para lá e a intenção inicial era ficar apenas no país, para explorá-lo de norte a sul.
Mas, como iríamos em julho, exatamente na época da floração das lavandas, comecei a considerar incluir alguns dias na Provence no roteiro. Além da época ser propícia, o sul da França era bem ao lado da costa da Ligúria, onde eu fazia questão de passar para conhecer Cinque Terre. Pronto, estava decidido: Itália e França seriam os destinos das próximas férias!
O que começou com várias conjecturas se materializou em um roteiro lindo e (juro!) uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz na vida! Quando estava planejando, não podia imaginar que os lugares por onde passei se complementariam tão bem e seriam tão incríveis! Um exemplo: em Roma, visitei o Vaticano e, no sul da França, mais especificamente em Avignon, visitei o Palais de Papes, que foi a única residência dos papas na história fora do Vaticano!
Capitais cheias de história, regiões vinícolas, cidades medievais românticas, região de praia, natureza arrebatadora, cenários dignos de um quadro impressionista – esse é só um pequeno resumo das experiências que vivi nessa trip. Se você planeja uma viagem por esse lado da Europa, não deixe de conferir esse roteiro – garanto que vai se apaixonar! 😉
// Entrando no Clima
Pra mim, a viagem começa muito antes do embarque, quando começo a planejar o roteiro e sonhar com os lugares que irei conhecer. Por isso, gosto muito de, nessa etapa, já ir lendo livros e assistindo filmes que me tragam um gostinho do(s) país(es) que vou visitar.
Para essa viagem, essas foram algumas das leituras que fiz e filmes que assisti para entrar no clima:
Livros:
- Michelangelo – Nadine Sautel
- Leonardo Da Vinci – Walter Isaacson
- Um ano na Provence – Peter Mailey
- Sob o sol da Toscana: Em casa na Itália – Frances Mayes
- Bella Figura – Kamin Mohammadi
Filmes:
// Como chegar?
Diversas companhias aéreas operam o trecho Brasil – Roma, inclusive com voos diretos. Já se você preferir começar sua viagem pela França, é possível descer no aeroporto de Paris e seguir de trem até Aix-en-Provence (aproximadamente 3 horas de viagem) ou descer nos aeroportos de Marselha ou Nice (e completar o percurso de trem, ônibus ou carro).
Eu comecei minha viagem pela Itália, voando Rio – Roma, pela Air France, com escala em Paris.
// Quando ir?
Esse roteiro pode ser feito a qualquer época do ano, a depender das paisagens que você busca encontrar. Caso, assim como eu, você queira ver a floração de lavandas na Provence, é preciso organizar sua viagem de modo a estar na região até meados de julho.
Eu comecei minha viagem no fim de junho e terminei no início de julho. Foi perfeito, pois estava na Provence no início de julho (época perfeita para ver, não só os campos de lavanda, como também os de girassol) e ainda pude curtir praia em Cinque Terre.
// Meu roteiro
Dias 1 a 4 – Roma
Hoteis: Palazzo Manfrendi e Hotel Damaso
Dias 5 a 10 – Toscana, com base em Florença, passando por Pisa, Lucca, Chianti, San Gimignano e Siena
Hotel: The Frame
Dias 10 e 11 – Cinque Terre
Hotel: Hotel Firenze e Continentale
Dias 12 a 16 – Provence, com base em Éze e Aix en Provence, passando por Avignon, Valensole e Arles
Dias 17 e 18 – Paris
Hotel: Plaza Athénée
Clique no nome dos lugares acima, para ver o post completo com as dicas de cada um deles.
Achei que essa divisão acabou sendo muito boa e que consegui conhecer bem os lugares por onde passei. Claro, se tivesse mais dias para explorar a região da Provence, teria sido bem melhor. Mas, considerando que a viagem já era grande e que esse nem era o foco principal do roteiro (além de ser minha segunda vez na região!), acho que consegui ter um bom recorte.
Vale também destacar que minha passagem em Paris foi só para matar a saudade, afinal 2 dias na capital não seriam suficientes para conhecer tudo que essa cidade maravilhosa tem para oferecer, né?
// Deslocamentos
Fiz todos os deslocamentos entre cidades e país de trem. Dentro de cada cidade, alguns passeios foram feitos de carro, mas a grande maioria, de trem, como irei explicar nos posts de cada lugar.
***
Espero que vocês gostem de acompanhar as dicas de mais essa viagem, que foi uma das minhas favoritas! No próximo post, conto sobre como foi minha experiência em Roma, a primeira cidade que visitei nesse roteiro
Obrigada pela visita!
Beijos,
Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe
28.07.2019
Ebaaa! Ansiosa pelos próximos posts! :)))
28.07.2019
Oba! =) Em breve, saem os próximos! Bjs, Camilla
30.07.2019
Vim maluco pra ler tudo hahahaha… Valeu! Esperando pelos próximos.
31.07.2019
hahaha que bom saber disso! Já saem mais essa semana! 🙂
[…] é tudo isso e muito mais! Estive lá em julho, durante as minhas férias pela Itália e França (confira aqui o roteiro completo) e voltei completamente […]
[…] férias (sempre divido em 2 férias de 2 semanas)! Os destinos escolhidos, dessa vez, foram Itália e França e foi um roteiro dos sonhos! […]
[…] DuoLingo. É nele que tenho estudado, por conta própria, italiano, desde o último ano. Na minha viagem para Itália, consegui até arranhar algumas frases que aprendi por lá! […]
[…] país tinha sido justamente em 2019 (num roteiro que passou por Roma, Toscana, Cinque Terre – clique aqui para conferir) e, com a reabertura, não tive dúvidas de escolher o país como meu destino de férias para o […]
23.06.2023
oi Camila,
Adorei o seu roteiro, estou indo para Paris novamente e gostaria de fechar com a Italia, pois já fui nos mais próximos da França, mas não sabia q era tão longe, gostaria de saber como foram os seus deslocamentos de um lugar ao outro.
Abçs, Carol
31.07.2024
Oi, Caroline! Desculpa a demora – eu tive nenem e fiquei um tempo off daqui. Que bom que gostou das dicas! Eu fui de trem de La Spezia até Monaco e, de lá, peguei um taxi até Èze 😉 Abraços, Camilla