Visitar os campos de lavanda da Provence era um dos meus grandes sonho de viajante. Quem acompanha o blog há um tempo deve se lembrar de como fiquei impressionada, quando visitei os campos de lavanda de Cunha (se você perdeu, clique aqui para ver o post e as dicas de Cunha). Imagina, então, qual não foi minha reação, ao ver aquela imensidão de lavandas, no sul da França?! Definitivamente, voltei de lá um pouquinho mais apaixonada pelo país, depois dessa experiência incrível!
Muitas pessoas acreditam que, indo para a cidade de Aix-en-Provence, no sul da França, você irá encontrar lavandas por toda parte. Isso não é verdade, contudo! Os campos de lavanda ficam na estrada, fora da cidade, e são todos privados. Como não são cercados, é possível visitá-los e andar pelo caminho de lavandas que se forma, livremente.
Justamente por serem abertos à visitação dessa forma, é muito importante ressaltar a importância de respeitar a natureza e não arrancar as flores, pisar nas lavandas, nos girassóis etc. Por incrível que pareça, essa, infelizmente, é a atitude de muitos turistas, que não valorizam o trabalho dos agricultores (que podem perder uma plantação inteira por causa isso) e ameaçam o cercamento dos campos.
Eu visitei os campos de lavanda de Valensole, que ficam a aproximadamente 40 minutos, de carro, de Aix-en-Provence, a cidade em que fiz base na Provence. Acredito que essa seja uma das opções de mais fácil acesso e que garante aquele visual UAU das lavandas que povoa nosso imaginário. São 70 km de lavanda, um cenário de sonhos (e um aroma delicioso)!! Mas existem outros campos de lavanda, em diversas partes do sul da França.
// Quando ir?
A floração das lavandas acontece entre meados de junho e meados de julho. Eu visitei os campos de lavanda de Valensole na primeira semana de julho e achei a data perfeita! Os campos estavam coalhados de flor, criando aquele cenário roxo mágico!
Além disso, indo nessa época, consegui também pegar a floração dos girassóis (eles foram colhidos poucos dias depois que voltei, olha que sorte dei!), que também é magnífica!
// Como chegar?
Como disse, os campos de lavanda de Valensole ficam a aproximadamente 40 minutos de carro de Aix-en-Provence. Não há transporte público que leve a essa região, de modo que o transporte deve ser feito de carro. Assim, você pode alugar um carro e dirigir até lá (sempre recomendo pesquisar e alugar pelo site Rentcars) ou contratar os serviços de uma agência, como eu fiz!
Eu fiz o passeio com a querida Ana, que comanda a Na Provence e não poderia recomendar mais os seus serviços! Tudo, desde a pontualidade, qualidade do atendimento, conforto do transporte, paciência em aguardar que tirássemos 1001 fotos, gentileza e carinho, foi impecável em seus serviços, sem contar que a Ana é uma querida!
No tour escolhido por mim, passamos uma manhã toda visitando alguns campos de lavanda e produtores locais, na região de Valensole. Fizemos diversas paradas em campos variados para fotografia e ainda pude contar com o know-how único da Ana para me indicar os pontos perfeitos para os registros desse post! 😊
Antes de retornar à cidade, passamos ainda na fábrica da L’Occitane para fazer algumas comprinhas, já que a loja de lá oferece preços mais atrativos (não podia perder, né?! Rs). No final do passeio, recebi um kit de presentes super simpático da Na Provence, com vários produtos locais – como não se encantar com tanta delicadeza?!
Por tudo isso, recomendo de olhos fechados os serviços da Na Provence. Eu amei ter feito o passeio com eles e espero fazer vários outros, no futuro!
Em resumo: apesar de ser possível dirigir até os campos de lavanda de Valensole, achei mais confortável e seguro fazer o passeio com agência, pois eles já sabem exatamente os melhores lugares para ir, aonde é possível parar na estrada, quais produtores vale a pena visitar etc. Além de otimizar o tempo, isso traz uma grande segurança, ainda mais quando estamos num país que não é o nosso, não é mesmo?
// Serviços da Na Provence
Durante o período da floração da lavanda, a Na Provence oferece opções de passeios diários para os campos, partindo de Aix, Marselha, Avignon e Arles. Mas essa é apenas uma, dentre as mil opções de passeios que a agência apresenta, em seu portfólio.
A Na Provence tem por missão ajudar os viajantes, em tudo relacionado ao seu roteiro pela França: hospedagem em hotéis, casas de hóspedes, apartamentos para alugar, passeios de barco e balão, translados e cicuitos com motorista, entre outros. Os passeios são realizados em todo o país e contam com a facilidade de atender em português. Há opções de passeios em grupo ou privativos (como foi o caso do que eu fiz!) e uma grande liberdade para customizar o serviço de acordo com os interesses do viajante, o que eu, particularmente, acho um grande diferencial.
Clique aqui para conferir um pouco mais o portfólio de serviços da Na Provence ou envie diretamente um e-mail para site@naprovence.com para solicitar maiores informações de seus serviços e/ou obter informações personalizadas sobre a região.
***
Espero ter conseguido transmitir nesse post um pouquinho do encantamento que senti vendo os campos de lavanda da Provence e que você tenha também se animado para conhecer a região! Posso garantir que essa é daquelas experiências que, pelo menos uma vez na vida, vale a pena realizar! 😊
Obrigada pela visita!
Beijos,
Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe
[…] minha viagem para visitar os campos de lavanda da Provence (confira tudo sobre essa visita nesse post aqui), que só florescem justamente no […]
[…] 12 a 16 – Provence, com base em Éze e Aix en Provence, passando por Avignon, Valensole e […]