Dicas de Búzios: Roteiro de 3 dias no balneário mais charmoso do Rio
Brasil Búzios Rio de Janeiro

Dicas de Búzios: Roteiro de 3 dias no balneário mais charmoso do Rio

Por Camilla Ribeiro    Postado em 04.05.2018

Como grande parte dos cariocas, frequento Búzios desde a infância, tendo voltado diversas vezes ao balneário durante a minha vida. Apesar de ser uma velha conhecida da cidade, me senti descobrindo um lugar novo das últimas vezes em que estive lá.

ponta_da_lagoinha_pedras

Descobrindo novos lugares nessa última ida a Búzios (Foto: Viagem no Detalhe)

Acho que todas as vezes que fui para Búzios fiz as mesmas coisas: me hospedei em Geribá, tomei o tradicional açaí no Fishbone, jantei na Rua das Pedras… Não há nada de errado nisso – e esses passeios são todos, aliás, super recomendados – mas é tão bom descobrir coisas novas, variar as programações…

buzios

A bucólica e charmosa Búzios (Foto: Viagem no Detalhe)

A primeira novidade foi me hospedar na Praia da Ferradura, mais tranquila, menos no foco da bagunça, mas bem perto do agito, sabe? O lugar escolhido foi a maravilhosa Pedra da Laguna. Contei minha experiência completa nesse hotel review aqui.
piscina2_pedra_da_laguna

Charmosa Pousada Pedra da Laguna (Foto: Viagem no Detalhe)

Aproveitei essa mudança de base como incentivo para fazer coisas novas, descobrir lugares escondidos, testar novos restaurantes e trazer todas essas dicas aqui para vocês. Vamos lá? 🙂

// Como chegar?

Búzios está localizada a 170 km do Rio de Janeiro. Os jeitos mais práticos de chegar lá são de carro ou ônibus. São inúmeras opções, saindo da rodoviária do Rio ou de cidades próximas, dentro da Região dos Lagos.

Dica Extra: em Búzios, é fácil conseguir uber para se deslocar à noite ou de dia 😉

// Quando ir?

Em termos de praia e tempo favorável, verão e outono são as melhores estações para curtir o balneário. Os meses de abril e maio são perfeitos, na minha opinião, por oferecerem um tempo é excelente (menos chuva que no verão e calor suficiente para curtir a praia) e pela cidade não estar tão cheia.

A primavera também tem dias bonitos, mas é uma época com mais risco de chuva, nada que impeça a viagem, contudo. Os meses de inverno, por fim, costumam ser mais secos, porém, o friozinho pode atrapalhar os planos de praia (a água é gelada!)…

Dessa vez, fui no final de abril (adoro ir nessa época) e peguei dias lindos de sol e noites fresquinhas.

praia_azeda_viagem_no_detalhe_buzios

Lindos dias de sol, no final de Abril (Foto: Viagem no Detalhe)

// Quanto tempo ficar?

Não existe tempo mínimo para ficar em Búzios, especialmente se o objetivo for recarregar as energias. Um fim de semana já é suficiente para explorar bem a cidade, mas, quanto mais dias, melhor!😉

Eu passei o feriado de São Jorge, foram 3 dias de relax total e ainda voltei desejando que fossem mais…rs

// Onde Ficar?

Não faltam excelentes opções de hotéis e pousadas em Búzios! Desde que foi revelada pela musa Brigitte Bardot, o balneário virou um reduto de charme, repleto de opções interessantes de hospedagem. Mas, se o objetivo for encontrar algo mais simples, não se preocupe, há hospedagem para todos os gostos e bolsos na cidade.

Como já disse aqui, escolhi ficar na Pedra da Laguna, uma pousada muito charmosa, com uma super infra-estrutura e uma arquitetura apaixonante.

eu_piscina

Pedra da Laguna: pousada em que fiquei em Búzios, dessa última vez (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu contei mais sobre a minha experiência na Pedra da Laguna nesse hotel review, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, resumidamente: super recomendo!

Reserve sua estadia na Pedra da Laguna aqui.

Depois de ter me na Pedra da Laguna, retornei mais uma vez a Búzios e, dessa vez, me hospedei na Orla Bardot, no hotel Vila D’este Handmade Hospitality. A Orla Bardot é uma excelente opção de localização, por estar super perto de várias praias (Como Azeda e Azedinha, por exemplo) e também da Rua das Pedras. Adorei ficar lá!

hotel_vila_dest_handmade_hospitality_buzios

Vista de tirar o fôlego da piscina do hotel Vila D’este (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu amei me hospedar no Vila D’este, que também é membro da minha tão amada associação Roteiros de Charme, e tive uma ótima experiência lá. O visual das áreas comuns do hotel é maravilhoso, há duas piscinas excelentes (sendo uma delas aquecida), o café da manhã é uma delícia e o atendimento foi ótimo – Recomendo! Reserve aqui sua estadia no Hotel Vila D’este.

Se preferir, veja aqui outras opções de hospedagem em Búzios.

// O que fazer?

Búzios é recheada de lugares lindos para conhecer e explorar, além de ser servida de uma gastronomia de ponta! Há muito o que ver e fazer por lá, a começar pelas praias, que são mais de 20!

➦ Praia da Ferradura – A Praia da Ferradura é conhecida por suas águas calminhas, quase sem ondas. Uma ótima pedida para famílias e pessoas que querem fugir um pouquinho da badalação de Geribá.

praia_da_ferradura

A tranquila praia da Ferradura (Foto: Viagem no Detalhe)

Durante a baixa temporada (fora do verão), são oferecidas cadeiras e guarda-sol sem cobrança, desde que você consuma algo na praia. Um esquema excelente!

praia_da_ferradura_estrutura

Cadeiras e guarda-sóis disponibilizadas na praia (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Ponto da Lagoinha – Esse lugar foi uma verdadeira descoberta pra mim, dessa última vez em que estive em Búzios! Ficava a apenas 200 metros do meu hotel e oferecia um cenário lindo, super fotogênico!

ponta_da_lagoinha_1

A lagoinha que se forma entre as pedras (Foto: Viagem no Detalhe)

O ponto da Lagoinha é uma região cheia de pedras e com um visual deslumbrante! O lugar é gostoso para sentar nas pedras, apreciar o visual e até dar um mergulho na Lagoinha que se forma entre as pedras.

Fiquei com vontade de levar um vinho e um livro e passar o dia todo lá…

ponta_da_lagoinha_2

Visual de cima das pedras, no Ponto da Lagoinha (Foto: Viagem no Detalhe)

Pra chegar À Ponta da Lagoinha, fiz uma pequena (beeem pequena) trilha de nível fácil, a uns 20 metros do meu hotel – super pertinho e tranquilo de chegar!

DICA VIAGEM NO DETALHE®: Dizem que, na lua cheia, a Ponta da Lagoinha é ainda mais linda de se visitar. Já quero voltar, à noite, para conferir! 🙂

➦ Praia de Geribá – Provavelmente, a praia mais badalada de Búzios! Apesar de não ter a visitado dessa minha última vez na cidade, já me hospedei em Geribá inúmeras vezes e sou super fã do lugar. Com certeza, é a praia mais pop de Búzios!

SONY DSC

A badalada praia de Geribá (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Praia Azeda e Azedinha – A Praia Azeda talvez seja a minha praia favorita de Búzios. Não sei se são suas águas calminhas, a cor linda do mar, o visual perfeito dos entornos ou o clima de paz e contemplação de cima das rochas, mas amo esse lugar!

praia_azeda

Esse mar da Azeda me encanta! (Foto: Viagem no Detalhe)

Para chegar lá, é bem fácil: basta pegar um táxi boat ou fazer uma pequena trilha, de nível fácil, a partir da Praia dos Ossos. No final, você chega na escadaria que dá acesso à praia. Apesar da opção do táxi boat ser super prática, eu prefiro a trilha, porque o acesso pela escadaria é lindo, além de super fotogênico! 😀

escadaria_azeda_buzios

Escadaria da Azeda: um grande cartão postal de Búzios (Foto: Viagem no Detalhe)

Ao lado da Azeda, encontra-se sua vizinha, Azedinha, tão linda quanto, porém, menorzinha. Para visitar ambas as praias, a dica é chegar cedo (ou ir durante a semana, fora de temporada), pois enchem muito e não são praias grandes.

praia_azedinha_buzios

Praia Azedinha: linda e menorzinha (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Orla Bardot – A Orla Bardot é um clássico de qualquer ida a Búzios. Batizada em homenagem à Brigitte Bardot – responsável por popularizar, até os dias de hoje, o balneário -, o lugar é point certo em uma visita ao vilarejo.

SONY DSC

A charmosa Orla Bardot (Foto: Viagem no Detalhe)

por_do_sol_orla_bardot

Pôr do sol na Orla Bardot (Foto: Viagem no Detalhe)

Para quem está vindo para Búzios pela primeira vez, vale muito a pena passar uma tarde passeando por lá, curtindo o visual e tirar aquela foto icônica com a estátua de Brigitte Bardot.

➦ Rua das Pedras – Quem começa uma caminhada a partir da Orla Bardot vai, invariavelmente, chegar até a Rua das Pedras, o coração do centrinho de Búzios. A rua é cheia de lojinhas e restaurantes.

rua_das_pedras_buzios

Cantinho charmoso da Rua das Pedras (Foto: Viagem no Detalhe)

Apesar de não ter jantado nenhum dia por lá, dessa vez, não pude deixar de dar um passeio noturno pela Orla Bardot e pela Rua das Pedras.

➦ Ir a um Luau – Participar de um luau foi uma das coisas que mais curti fazer, nessa última vez em Búzios. O evento foi organizado, num sábado, pelo Insólito Hotel e contou com música ao vivo, boa comida e uma decoração super fofa: uma delícia!

luau_insolito_buzios

Luau no Insólito: programa super bacana (Foto: Viagem no Detalhe)

Esse tipo de evento tem sido periodicamente realizado pelo hotel e a dica é ficar de olho no instagram deles para ver quando vai ser o próximo! 😉

luau_insolito_buzios_viagem_no_detalhe

No clima do luau do Insólito (Foto: Viagem no Detalhe)

// Onde comer?

➦ Místico – Dentro da Pousada Abracadabra, encontra-se a que possivelmente é a maior joia gastronômica de Búzios: o restaurante Místico.

Não bastasse a vista panorâmica maravilhosa de toda a baia da Armação, a culinária do lugar é de altíssimo nível. Recomendo demais os maravilhosos sanduíches de lagosta crocante, de entrada, e o camarão flambado na cachaça envelhecida, com melaço de cana, risoto de coral e crocante de arroz, de prato principal. De comer rezando!

restaurante_mistico_buzios

Vista surreal do Místico (Foto: Viagem no Detalhe)

mistico_restaurante_prato

Camarão flambado na cachaça e risoto de coral (Foto: Viagem no Detalhe)

DICA VIAGEM NO DETALHE®: Chegue um pouco antes do Pôr do Sol no Místico, escolha uma mesa do lado de fora, peça um drink e curta o espetáculo! Depois, emende no jantar, você não vai se arrepender 😉

➦ 74 Restaurant – Mais um restaurante com vista de tirar o fôlego! O 74 Restaurant fica dentro do charmoso Hotel Casas Brancas (mas é aberto a não hóspedes) e conta com um ambiente elegante e mesas de frente para a baia da Armação.

74_restaurant_casas_brancas

Encantada com o visual UAU do 74 Restaurant (Foto: Viagem no Detalhe)

O cardápio tem uma pegada saudável e os pratos são deliciosos! Recomendo demais o ovo mollet com risoto de quinoa e consumé cítrico de galinha e o peixe do dia.

➦ Deck Bar – O Deck Bar já é um velho conhecido, de que gosto bastante. Localizado na Orla Bardot, embaixo do 74 Restaurant, o ambiente cool e agradável e a deliciosa culinária italiana são os pontos fortes da casa.

deck_bar

Ambiente delicioso do Deck Bar (Foto: Divulgação)

Vale a pena curtir uma noite ou um fim de tarde, no bar!

Altto Ristorante – Esse é o restaurante do Hotel Vila D’este, mas também aberto a não hóspedes. A cozinha servida é italiana com toques brasileiros e é da melhor qualidade, além disso o visual do restaurante é imbatível!

altto_restaurante_vila_deste

Filé com molho gorgonzola no Altto Ristorante (Foto: Viagem no Detalhe)

***

Búzios é, definitivamente, um lugar para ir e voltar sempre, só de escrever esse post, já estou sonhando com o meu retorno ao charmoso balneário! E você, quando planeja visitar a cidade? 🙂

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
7 Comentários
  1. […] da “Ponta da Lagoinha” – um lugar incrível, sobre o qual falo melhor no post sobre Búzios, perfeito para observação da lua cheia -, a 200 metros da charmosa praia da Ferradura e a cinco […]

  2. Suelen
    11.12.2018

    Dicas preciosas, mesmo para quem conhece e já ama Búzios!! Sabe me dizer como faço para participar do luau do Insólito? Não preciso estar hospedada lá, certo?
    Obrigada
    Bjs

    • viagemnodetalhe
      12.12.2018

      Suelen, que bom que curtiu as dicas!
      Não é preciso se hospedar no Insólito para participar do luau, para saber sobre as próximas datas, basta acompanhar a programação deles pelo instagram ou entrar em contato diretamente com o hotel – (22) 2623-2172/ (22) 99207-7666/ reservas@insolitohotel.com
      Bjs,
      Camilla

  3. […] Búzios é um dos meus balneários favoritos aqui no Rio de Janeiro e, sempre que posso, dou uma fugidinha para lá. Dessa última vez, fiz muitas coisas diferentes do que costumo fazer e compartilhei minhas dicas de lá nesse post aqui. […]

  4. […] Para saber mais sobre este e outros lugares imperdíveis de Búzios, confira esse post aqui, com todas as nossas dicas de Búzios. […]

  5. […] para testar o novíssimo Hotel Aretê, que tinha acabado de abrir as portas e atualizar meu post com dicas de Búzios, aqui no […]

  6. […] Para saber mais sobre este e outros lugares imperdíveis de Búzios, confira esse post aqui, com todas as nossas dicas de Búzios. […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe