Dicas de Trancoso: roteiro de fim de semana no vilarejo mais charmoso da Bahia
Bahia Brasil Trancoso

Dicas de Trancoso: roteiro de fim de semana no vilarejo mais charmoso da Bahia

Por Camilla Ribeiro    Postado em 28.02.2019

Bahia, é sempre Bahia ♥. Mas, definitivamente, tem alguma coisa em Trancoso. O vilarejo, com sua mistura única de charme rústico e sofisticação, tem um je ne se quois encantador, temperado com sotaque baiano, que tende a deixar qualquer um, que por lá passa, apaixonado.

praia_coqueiros_trancoso

50 tons de azul do mar de Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

quadrado_trancoso_charme_2

Cantinhos charmosos de Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

Talvez seja pelo fato de que, mesmo já sendo povoado por lojas, restaurantes e serviços nacionais e internacionais – e, portanto, estando tão distante daquela imagem de antigo  vilarejo de pescadores que um dia ostentou -, Trancoso ainda transmite, para quem o visita, a sensação de estar descobrindo um pedacinho intocado do paraíso.

Ou talvez, seja apenas pela beleza cheia de bossa do lugar que fisga de primeira o coração de quem passa por lá.

quadrado_trancoso_casinhas_coloridas

Pelas ruas do Quadrado de Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

Não importa o motivo, o fato é que, se você ainda não conheceu Trancoso, vale muito a pena reservar uns dias para conhecer! Garanto que, depois de viajar para lá pela primeira vez, você sempre vai querer voltar!

// Como chegar?

O jeito mais prático de chegar a Trancoso é voando até o aeroporto de Porto Seguro (que fica a aproximadamente 90 km do vilarejo).

Saindo do aeroporto, você tem duas opções de transporte para concluir o trajeto: (1) Balsa (travessia de aproximadamente 10 min) + carro (percurso de aproximadamente 40 km) ou (2) fazer o trajeto todo de carro (percurso de aproximadamente 90 km).

Como sempre ouço falar das filas na balsa, nunca experimentei essa opção, sempre percorri o caminho do aeroporto até o vilarejo, de carro.

Independentemente da opção escolhida, acho que vale a pena alugar carro, na saída do aeroporto, pois você fica mais livre para explorar as praias da região (são muitas, uma mais linda que a outra!). Recomendo pesquisar e alugar pelo site Rentalcars.

De toda forma, também é possível concluir o percurso de táxi, combinando previamente o deslocamento e seu valor com um taxista de confiança. Como só fiquei um final de semana em Trancoso, dessa vez, acabei preferindo essa opção. O contato do taxista que nos levou lá e buscou é: De – (73) 8803-7505.

// Quando ir?

Trancoso pode ser visitado o ano todo. Os meses de maior animação são de dezembro a março, durante o verão. Já os meses de agosto e setembro são considerados os com menor chance de chuva.

Eu estive lá, dessa última vez, no início de fevereiro e peguei dias lindos! Também achei um ótimo mês para viajar para lá, pois o movimento é um pouco menor do que nos meses de dezembro e janeiro (logo, dá pra encontrar preços menos inflados e lugares menos cheios).

quadrado_de_trancoso

Céu azulzinho, no começo de fevereiro! (Foto: Viagem no Detalhe)

// Onde Ficar?

Não faltam excelentes opções de hotéis e pousadas em Trancoso! Eu me hospedei na Mata N’Ativa Pousada, uma  pousada muito charmosa, comprometida com o meio ambiente e com uma excelente infra-estrutura.

piscina_mata_nativa_pousada_trancoso

Um pouco da estrutura da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Contei mais sobre a minha experiência na Mata N’Ativa Pousada nesse hotel review aqui, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, resumidamente: super recomendo!

Reserve sua estadia na Mata N’Ativa Pousada aqui.

sorria_trancoso_mata_nativa_pousada_trancoso

Casinha charmosa, dentro da Mata N’Ativa Pousada (Foto: Viagem no Detalhe)

Se preferir, pesquise aqui outras opções de hospedagem em Trancoso

// O que fazer?

Praias lindas, tranquilas e com água quentinha, animada cena gastronômica, um centrinho que parece saído de conto de fadas… definitivamente, há muito o que se fazer em Trancoso!

➦ Praia dos Nativos – Essa praia fica ao norte da barra do rio Trancoso e é cheia de beach clubs. Um dos mais famosinhos é o Fly Beach Club, que apresenta uma confortável estrutura.

praia_dos_nativos_trancoso

Praia dos Nativos, em Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

Na praia dos Nativos também se encontram algumas das melhores pousadas da região. A Mata N’Ativa Pousada, onde me hospedei, fica a uns 5 minutinhos a pé de lá!

➦ Praia Barra do Rio Trancoso – Uma curta caminhada pela Praia dos Nativos te leva diretamente a essa praia. As vizinhas seriam praticamente a mesma praia, se não houvesse o rio que as separa e que se encontra com o mar.

praia_dos_nativos_rio_trancoso

Encontro das Praias dos Nativos e da Barra do Rio Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

O quiosque mais recomendado, nessa praia, é o do Hotel Uxua, também aberto para não hóspedes. A estrutura do quiosque é excelente, mas é cobrado valor de entrada (R$ 150 reversível a consumação, quando fui – fevereiro de 2019).

Praia_Barra_do_Rio_Trancoso_Uxoa

Um pouco da estrutura do quiosque do Uxua (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Praia dos Coqueiros – Essa é uma das praias mais lindas de Trancoso, na minha opinião. Minha dica é chegar lá na maré mais baixa, quando a praia ganha ares caribenhos e o acesso pode ser feito a pé, pela Praia dos Nativos.

praia_dos_coqueiros_vnd

A linda Praia dos Coqueiros (Foto: Viagem no Detalhe)

Recomendo, por lá, os quiosques Da Silvana (que também tem um restaurante recomendadíssimo no Quadrado) e Joia (também ouvi ótimos comentários sobre a Barraca do Jonas, mas não fiquei lá). Na época que estive em Trancoso (fevereiro de 2019), eles não estavam cobrando consumação mínima nem entrada e achei as opções de comida e bebida, nos dois, deliciosas!

praia_dos_coqueiros_da_silvana_

“Pipoca” de camarão e vinho rosé, no quiosque Da Silvana (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Praia do Rio Verde – No final da orla, essa praia é um pouco mais afastada das demais, mas também é facilmente acessível através de uma caminhada a partir da Praia dos Nativos.

praia_do_rio_verde_quiosque

Praia do Rio Verde, adentrando mais a fundo a natureza (Foto: Viagem no Detalhe)

Aqui a natureza é um pouco mais selvagem e o mar levemente mais agitado e com algumas ondas, mas super agradável também!

praia_do_rio_verde_travel_in

A estrutura do quiosque Travel Inn Aldeia do Sol (Foto: Viagem no Detalhe)

Fiquei no quiosque do Hotel Travel Inn Aldeia do Sol e foi bem gostoso! Eles cobraram R$ 50,00 de entrada, reversíveis a consumação, valor justo para a estrutura oferecida, com acesso até à piscina externa do hotel (que é super simples, vale dizer!).

Para beliscar, no quiosque, recomendo as deliciosas iscas de peixe com maionese de dendê, acompanhadas de um Aperol Spritz geladinho!

➦ Quadrado – O Quadrado de Trancoso é um dos centrinhos mais fofos e fotogênicos do Brasil, na minha opinião! Lá, você vai encontrar várias casinhas coloridas lindas, bares, restaurantes, lojinhas descoladas e aquele misto de clima informal com uma pitada de sofisticação, tão típico do vilarejo.

quadrado_trancoso

O charmoso Quadrado de Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

quadrado_trancoso_casa_azul

E o quanto essas casinhas são fofas?! (Foto: Viagem no Detalhe)

Um detalhe interessante é que essas casinhas coloridas são cheias de história e, em várias delas, você vai encontrar um resuminho de seu passado, em quadrinhos pendurados próximos a porta (como na Casa do Coronel). Fique de olho!

quadrado_trancoso_casinhas_historicas

A antiga casa do Coronel, no Quadrado (Foto: Viagem no Detalhe)

Não deixe de bater perna, no Quadrado, tanto de dia, quanto à noite, quando a iluminação charmosa traz um ar ainda mais mágico para o lugar, e de almoçar ou jantar nos inúmeros restaurantes. Veja, no fim desse post, minhas dicas de onde comer por lá.

Ah, vale também ficar de olho porque, volta e meia, rolam eventos culturais bacanas, no Quadrado. Quando estive lá, consegui assistir a uma roda de capoeira e, mais tarde, na mesma noite, a uma apresentação de jazz e chorinho, na Casa La Torre.

quadrado_trancoso_capoeira

Roda de Capoeira, no Quadrado (Foto: Viagem no Detalhe)

quadrado_trancoso_jazz

Apresentação de jazz, na Casa La Torre, no Quadrado (Foto: Viagem no Detalhe)

 Igreja São João Batista –  Construída em 1656,  a tradicional igrejinha de Trancoso é o coração do Quadrado, além de ser uma das igrejas mais graciosas e disputadas para casamento do Brasil! O interior é todo turquesa e, ao fundo da igreja, encontra-se o mar.

igreja_sao_joao_batista_quadrado

A tradicional Igreja São João Batista (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Mirante –  Bem atrás da Igreja de São João Batista, encontra-se o mirante, de onde é possível ver de cima boa parte da extensão do litoral de Trancoso e algumas de suas principais praias, como a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros.

mirante_igreja_quadrado_trancoso_vnd

Mirante atrás da Igreja (Foto: Viagem no Detalhe)

A vista é de tirar o fôlego, levando muitos a madrugar por lá, para assistir ao nascer do sol. Pensei que também seria um local bacana para fazer um piquenique, só não esqueça de levar, nesse caso, o repelente!!

mirante_igreja_quadrado_trancoso

Um pouquinho da vista do mirante (Foto: Viagem no Detalhe)

// Arredores de Trancoso

➦ Praia do Espelho – localizada entre Trancoso e Curuípe, essa já foi considerada a terceira praia mais bonita do Brasil. Seu nome é em razão do fenômeno que lá ocorre, quando a maré se estabiliza e as águas calmas refletem o maravilhoso céu azul.

A Praia do Espelho fica a aproximadamente 50 min de carro de Trancoso e é possível tanto fazer um bate e volta para lá, como passar alguns dias na região, o que recomendo, caso tenha tempo suficiente.

praia_do_espelho_trancoso_bahia

A bela Praia do Espelho (Foto: Divlgação)

➦ Caraíva – esse rústico e charmoso vilarejo fica a aproximadamente 1h30 de carro de Trancoso. Mas, para chegar lá, é preciso pegar uma canoa, que atravessa o Rio Caraíva. O grande charme de Caraíva reside na sua rusticidade charmosa, mais “intocada” do que Trancoso. Já estive lá, há muito tempo atrás, em um bate e volta de Trancoso, mas estou doida para voltar com mais calma e passar uns dias só lá!

caraiva_trancoso_bahia

A rústica e charmosa Caraíva (Foto: DIvulgação)

// Onde comer?

El Gordo – Um dos restaurantes mais tradicionais e famosos do vilarejo, fica dentro da pousada homônima, bem pertinho da Igreja do Quadrado.

el_gordo_quadrado_trancoso

Entrada da Pousada e Restaurante El Gordo (Foto: Viagem no Detalhe)

Os preços são salgados (assim como na maioria dos lugares do vilarejo), mas a comida e o ambiente fazem jus! Provei uma massa com creme de camarões e cogumelos trufados que estava deliciosa!

el_gordo_trancoso_jantar

El Gordo, nosso último jantar em Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

el_gordo_restaurante_trancoso

Massa com creme de camarões e cogumelos trufados (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Favoritto Trancoso –  Aberto há poucos meses, o Favoritto chegou para engrandecer ainda mais a cena gastronômica de Trancoso. No cardápio, uma seleção primorosa de pratos, com opções bem diferenciadas – alguns pratos com releituras mais sofisticadas e modernas de tradicionais receitas baianas.

favoritto_trancoso_restaurante

Um pouco do aconchegante ambiente do Favoritto Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

favoritto_trancoso_restaurante_ambiente

Dentro do restaurante, cada áreas tem decoração própria (Foto: Viagem no Detalhe)

Recomendo fortemente a Lagosta na brasa com risoto de abóbora (R$123 – valor de fevereiro/2019), que estava incrível e super bem servida, e o Brownie com sorvete de cupuaçu e calda de maracujá e vinho branco (R$35- valor de fevereiro/2019)

favoritto_trancoso_prato_jantar

Maravilhoso risoto de abóbora com lagosta do Favoritto (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Gino –  Aberto em janeiro de 2019, o Gino é mais uma das grandes novidades de Trancoso. O restaurante apresenta um ambiente sofisticado e descontraído ao mesmo tempo, com opções de mesas do lado interior e exterior e deliciosa culinária italiana.

gino_restaurante_trancoso

Gino, novidade na cena gastronômica de Trancoso (Foto: Viagem no Detalhe)

Como já tinha programado meus dois jantares no vilarejo, não teria espaço no meu roteiro para conhecer o Gino. Mas, fiquei tão curiosa, que acabei passando por lá, na última noite para mais umas taças de vinho, queijos e sobremesa! rs… Estava tudo delicioso e me deixou ainda com mais vontade de voltar para um jantar completo!

gino_restaurante_trancoso_jantar

Queijos e vinhos, no Gino (Foto: Viagem no Detalhe)

Se você visitar o restaurante, não deixe de me passar as dicas! 😉

***

Trancoso é, sem dúvidas, um lugar mágico, que merece ser visitado e revisitado sempre! E você, já conhece o vilarejo? 🙂

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

dicas_trancoso_bahia

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe
Himeji foi uma das cidades mais lindas que conheci no Japão! Sua fama pode ser atribuída ao seu famoso castelo, que é tesouro nacional do Japão e patrimônio mundial da humanidade. Fiz um pit stop lá no meu caminho para Hiroshima, mas confesso que foi pouco tempo para curtir com calma todas as atrações da cidade (que não se limitam ao Castelo de Himeji!). Lá no blog, você encontra todas as dicas desse bate e volta no post de #Hiroshima!
.
#VNDnoJapan #Himeji #CastelodeHimeji #HimejiCastle #japan #visitjapan
E o post de Buenos Aires tá no ar! 🇦🇷 Posando ‘casualmente’ rs do lado desse onibusinho fotogênico que encontrei estacionado no bairro de Palermo, pra contar que todas as minhas dicas de Buenos Aires (fora do roteiro tradicionalzão!) estão lá no blog!!
.
No post, você vai encontrar meus passeios favoritos por lá, dicas fora da caixa, sugestões de hotel, restaurantes, cafés e muito mais! Confira: link na Bio ou acesse WWW.VIAGEMNODETALHE.COM
.
#VNDnaArgentina #BuenosAires #Palermo #PalermoBA #AiresBuenos #likebuenosaires #buenosairesargentina
Mais um fim de semana na serra, cercada de natureza, pra recarregar as energias e comemorar o niver da minha avó!
.
Estou em Itaipava, no condomínio @granjabrasilhotelspa, o mesmo que ficamos há exatamente um mês atrás. Alugamos inclusive o mesmo apartamento em que ficamos da última vez, porque gostamos muito! Pra quem se interessar, o apartamento é esse aqui https://abnb.me/mvJ6LWS5bX e, reservando pelo meu link, você ganha R$ 130 de desconto: https://abnb.me/e/VFP7Lzz8bX
.
Acompanhe todas as dicas nos Stories 🎬
.
#ViagemnoDetalhe #VNDnoRio #Itaipava #ItaipavaRJ #GranjaBrasil #Airbnb #AirbnbBrasil
Tem post NOVO no blog (que tá com cara nova também!!) com todo o meu roteiro e dicas de #Hiroshima, essa cidade que viveu um dos capítulos mais tristes da história, mas que tem uma vibe incrível e passa uma mensagem de busca à paz mundial maravilhosa! ☮️ - Link na Bio ou acesse WWW.VIAGEMNODETALHE.COM
.
No post, vocês também irão encontrar todas as minhas dicas de #Himeji e #Miyajima - dois bate e voltas maravilhosos a partir de Hiroshima! 😊
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#VNDnoJapao #Japao
Buenos Aires é famosa por seus mil e um cafés e uma das minhas maiores diversões, por lá, é descobrir alguns desses cantinhos especiais!
.
Separei, então, 3 dos que mais gostei de conhecer, das últimas vezes que estive na cidade - já SALVA esse post e marca os amigos que tão indo pra Buenos Aires e amam um cafezinho!
.
☕️ @cigalocafe - é o charmoso local da foto! O ambiente conta com luzinhas, paredes grafitadas e um ar super cool - vale provar as mil e uma opções de café com uma torta de chocolate meio amargo!
.
☕️ @gratitudevivirdisfrutar - café lindo, todo temático de gratidão e good vibes. Além dos cafés e chás especiais, tem uma lojinha super fofa de coisas de casa!
.
☕️ @paul_french_gallery - dentro dessa galeria bem escondida em Palermo, você encontra arte, lojinha de decoração, o delicioso café @decatapasteleria e muito verde - um verdadeiro oásis!
.
#VNDnaArgentina #BuenosAires #Palermo #PalermoBA #AiresBuenos #likebuenosaires #buenosairesargentina #cafesporteños #coffeelovers