Oscar Gastrorio: dicas dos nossos restaurantes e bares favoritos no Rio de Janeiro
Brasil Gastronomia Rio de Janeiro Vida Carioca

Oscar Gastrorio: dicas dos nossos restaurantes e bares favoritos no Rio de Janeiro

Por Camilla Ribeiro    Postado em 28.01.2019

Está chegando o dia do maior evento da indústria cinematográfica de Hollywood: o Oscar. Fãs que somos desta data – anualmente, fazemos uma competição aqui em casa, com direito à noite de gala e prêmios gastronômicos para o vencedor 🙂 -,  não poderíamos deixar de fazer o nosso Oscar Gastrorio por aqui.

oscar_night_rio_de_janeiro

Mesa pronta para a grande noite do Oscar 2018 (Foto: Viagem no Detalhe)

Na última semana, foi divulgada a seleção dos filmes que concorrerão ao prêmio em 2019 (quem mais conferiu?). Pensando nisso, selecionei, com a ajuda da Camilla, a lista dos nossos restaurantes preferidos no Rio de Janeiro, separados por tipo de gastronomia (asiática, italiana, francesa etc.). Prepare-se, pois tem muita dica legal de lugares para comer e beber na nossa Cidade Maravilhosa!

E aí, quem será que levará as estatuetas de ouro do Gastrorio?! And the Oscar goes to…

// Melhor Restaurante Asiático

➦ Indicados: 

  1. Mee Restaurante estrelado, situado no Hotel Copacabana Palace, com uma gastronomia impecável e um ambiente lindo;
  2. Xian – Restaurante & Lounge delicioso com vista deslumbrante do Cristo Redentor e do Pão de açúcar;
  3. Sawasdee Bistrô – O foco lá é a culinária Thai, mas engana-se quem acha que a combinação de sabores exóticos não irá conquistar seu paladar. (ATUALIZAÇÃO: RESTAURANTE FECHADO)

Vencedor: Mee. Já fomos neste restaurante duas vezes e sempre tivemos uma experiência gastronômica maravilhosa por lá. Da última vez, pedimos o menu degustação e estava simplesmente INCRÍVEL! Se você ainda não conhece o Mee, reserve uma mesa e prepare-se para uma verdadeira viagem na gastronomia asiática.

mee_copacabana_palace_belmond

Um dos belos pratos do menu degustação no Mee (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro

// Melhor Restaurante Italiano

  1. Grado – Este romântico restaurante fica em um casarão lindo no Jardim Botânico e tem um menu super diferenciado;
  2. Cipriani – Este é, sem dúvida, um dos nossos restaurantes favoritos no Rio de Janeiro. Foi lá onde pedi a Camilla em casamento e comemoramos diversas outras datas especiais (aniversário de namoro, bodas etc.);
  3. Luce – Esse restaurante é uma delícia e apresenta um ótimo custo-benefício! Se for visitar o shopping Fashion Mall, em São Conrado, não deixe de conhecê-lo.

Vencedor: Cipriani. Já falamos do Cipriani várias vezes por aqui e no @gastrorio. Ele também fica no icônico Belmond Copacabana Palace e, sem dúvida, merece ser visitado em uma ocasião especial (se quiser impressionar – e muito! – o seu par romântico, reserve um jantar na Mesa do Chef, tenho certeza que será uma experiência inesquecível).

mesa_do_chef_copacabana_palace

Jantar especial na Mesa do Chef (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro

// Melhor Restaurante Francês

  1. Formidable Bistrot – Este típico bistrô francês tem um ambiente super acolhedor. Sempre que visitamos o Formidable temos vontade de pedir todos os pratos do menu;
  2. Le Vin – Não tem passeio mais francês no Rio de Janeiro do que sentar em uma mesa na varanda ou na calçada, em sua unidade de Ipanema, pedir um bom vinho e deixar a vida passar;
  3. Le Blond – Novidade do grupo Troisgros, este restaurante resgata a atmosfera das brasseries francesas e oferece uma gastronomia de altíssima qualidade.

Vencedor: Formidable Bistrot. Este restaurante é comandado pelo talentoso Chef Pedro de Artagão e já tivemos a oportunidade de visitá-lo em todas as refeições do dia. Seja no café da manhã, almoço ou jantar, sempre temos momentos maravilhosos por lá.

formidable_bistrot_leblon

Café da manhã delicioso no Formidable Bistrot (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: R. João Líra, 148 – Leblon, Rio de Janeiro

// Melhor Pizzaria

  1. Bráz – Esta tradicional pizzaria paulistana aterrissou em solo carioca e, sem dúvida, veio para ocupar um lugar de destaque no mundo das “redondas”;
  2. Ella – Considerada a melhor pizzaria do RJ por muitos cariocas, as pizzas de lá são super leves e saborosas! Agora, elas podem ser experimentadas em sua unidade original no Jardim Botânico ou na colab com o [Massa] Trattoria, no Leblon;
  3. Mamma Jamma – Esta pizzaria rústica já conquista o coração dos cariocas desde 2009, quando a sua primeira unidade foi aberta no bairro do Jardim Botânico.

Vencedor: Mamma Jamma. A qualidade das pizzas é sempre impecável, seja para pedir no delivery ou indo a uma das diversas unidades que abrigam a Mamma. Nosso sabor preferido é, sem dúvida, a pizza de Calabresa e gorgonzola. Hum…

mamma_jamma_jardim_botanico

Somos apaixonados pela pizza da Mamma (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: Rua Saturnino de Brito, 50 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro (Unidade Jardim Botânico) / Av. Ayrton Senna, 2150 – Loja A – Bloco O. – Barra da Tijuca (Unidade Casa Shopping) / Av. das Américas – 19019 | Piso L1 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro (Recreio Shopping) / R. Gen. Severiano, 97 – Botafogo – Rio de Janeiro (Unidade Casa & Gourmet)

// Melhor Wine bar

  1. Cru Natural – Esta belíssima novidade, em Botafogo, veio com uma proposta bem bacana: oferecer rótulos naturais, biodinâmicos e orgânicos, em uma carta de vinhos que promete agradar a todos os gostos;
  2. WineHouse – Se você procura um lugar pequeno e aconchegante, com ótimos aperitivos para acompanhar uma boa taça de vinho, esse é o seu lugar;
  3. Cave Nacional – Para quem ainda pensa que o Brasil não produz ótimos rótulos da bebida, visite a Cave Nacional. Lá é possível provar apenas vinhos brasileiros, com preços bem acessíveis.

Vencedor: Cru Natural. Achamos a proposta desse wine bar incrível! Se você também é amante de vinho, não deixe de conhecê-lo. Ah, o cardápio da casa muda semanalmente e sempre têm opções que agradam a todos os gostos (inclusive os vegetarianos de plantão!).

cru_natural_botafogo_vinho

Que tal um vinho biodinâmico? (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 94 – Botafogo, Rio de Janeiro

// Melhor Hambúrguer

  1. B, de Burger – Esta hamburgueria foi considerada a melhor do Rio de Janeiro pela Veja Comer e Beber em 2018 e, logo na primeira mordida, é fácil perceber o motivo do título. O cardápio é super criativo e os sanduíches são deliciosos;
  2. Bento – As criações feitas por lá proporcionam uma explosão de sabores sem igual. Neste bar, é possível provar ingredientes de qualidade, combinados perfeitamente com os suculentos blends de carne feitos em parceria com a Ex-touro Boutique;
  3. Garagem da Roberta – Fãs que somos da querida Chef Roberta Sudbrack, não poderíamos deixar de lembrar dos deliciosos sanduíches criados para o seu amado “Bar de comida de rua”.

Vencedor: Bento. Este barzinho tijucano nos apresentou um dos melhores hambúrgueres que já comemos na vida! Sente na varanda e peça uma cerveja artesanal para acompanhar: não tem como se arrepender.

bento_tijuca_hamburguer

Combinação perfeita no Bento (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: R. Alm. João Cândido Brasil, 134-A – Maracanã, Rio de Janeiro

// Melhor Barzinho

  1. Pato com laranjaO que nós mais amamos desse descolado gastrobrar é a autenticidade e a criatividade do seu cardápio. Não importa o que peça quando for lá, o seu prato terá um sabor diferenciado;
  2. Seu Vidal – Tudo é delicioso neste descolado bar em Copacabana! Seja pelos drinks, pela comida ou pela cerveja da casa, não deixe de visitá-la;
  3. Pabu Izakaya – Clientes fiéis da casa, sempre que entramos neste bar, somos transportados diretamente para as tradicionais ruas de Tóquio, no Japão.

Vencedor: Pabu Izakaya. Este bar japonês tem um lugar cativo no nosso coração (e estômago também… rs), por ser muito fiel aos lugares que visitamos no Japão em uma de nossas viagens de 2018!

pabu_leblon_bar

Delicioso Bun de ostra no Pabu (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: R. Humberto de Campos, 827 – Loja G – Leblon, Rio de Janeiro

// Melhor Estrelado Michelin

  1. Olympe – Este maravilhoso restaurante francês com pegada brasileira (ou seria o contrário?) recebeu, em 2015, a sua primeira estrela do renomado Guia Michelin, a qual mantém até hoje;
  2. Mee – Já falamos um pouquinho deste asiático acima e, com certeza, está entre os nossos restaurantes preferidos no Brasil. Ele ostenta 1 estrela Michelin e nos transporta diretamente para a Ásia, em cada um de seus pratos;
  3. ORO – Este restaurante é comandado pelo famoso Chef Felipe Bronze e conquistou a sua segunda estrela em 2018, tornando-se o único restaurante carioca a atingir tal marca.

Vencedor: ORO. Foi MUITO DIFÍCIL (!) escolher entre os três restaurantes acima, afinal o nível de qualidade deles é altíssimo. O ORO apresenta um cardápio que valoriza muito a culinária brasileira e os nossos ingredientes, de uma maneira divertida (uma parte do cardápio foi feita para comer com as mãos!) e sofisticada ao mesmo tempo.

Se você quer saber mais sobre restaurantes estrelados e premiados, confira nosso Guia completo de restaurantes premiados no Rio de Janeiro.

oro_leblon_felipe_bronze

Apresentação impecável da ostra no Oro (Foto: Viagem no Detalhe)

Endereço: Av. Gen. San Martin, 889 – Leblon, Rio de Janeiro

E ai, gostou da nossa seleção de restaurantes deste post? Nele, listamos alguns dos bares e restaurantes que mais amamos na nossa Cidade Maravilhosa e que gostaríamos de dividir com você!

Claro que essa lista está em constante mudança e só citamos aqui aqueles lugares que já visitamos e recomendamos no @gastrorio. Além disso, gostaríamos de ter falado de inúmeros outros lugares que amamos no Rio de Janeiro, mas a nossa seleção não poderia ser muito extensa, não é mesmo?

Se você tem alguma dica de bar, restaurante ou, até mesmo, de categoria que não falamos aqui neste post, deixe um comentário, que vamos adorar responder.

Boa diversão a todos!

Abraços,

Leandro

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe