10 escritores contemporâneos mundo afora que você precisa conhecer
Literatura Outras Viagens

10 escritores contemporâneos mundo afora que você precisa conhecer

Por Camilla Ribeiro    Postado em 22.08.2020

Ler é uma das melhores formas de viajar sem sair do lugar. Também é uma forma de se aprofundar em outras culturas, aprender sobre outros destinos e se aproximar da história de outros países.

Pensando nisso, resolvi criar uma tag permanente de literatura por aqui, na abinha “outras viagens”. Para inaugurá-la, separei 10 autores contemporâneos mundo afora, que nos permitem conhecer melhor seus países a partir de seus livros. Vamos à seleção?

1. Espanha

Natural de Madrid, Javier Marías, é um dos principais expoentes da literatura espanhola contemporânea. O primeiro livro que li dele foi Enamoramentos e, desde então, fico de olho em tudo que publica. Indico muito esse livro e Berta Isla, que é seu último lançamento. Clique nos nomes dos livros para ler as sinopses e comprar.

2. Nigéria

A literatura nigeriana teve um aumento incrível em sua popularidade nos últimos tempos. É impossível falar sobre o assunto sem pensar em Chimamanda Ngozi Adichie, um dos principais nomes literários do país – escritora, feminista, ativista e absolutamente maravilhosa!

Americanah, escrito por ela, é um dos meus livros favoritos da vida, mas recomendo demais toda a sua obra. Atualmente estou lendo No seu pescoço, que é um livro de contos muito legal, dela também.

Ainda na Nigéria, recomendo muito o livro Fique comigo, da escritora Ayòbámi Adébáyò. Foi uma das leituras mais cativantes que fiz no ano passado.

3. Irã

Integrante da diáspora iraniana, Bahiyyih Nakhjavani é um nome que merece ser conhecido! Li, no começo desse ano, eu livro Nós & Eles, que retrata as fragmentações da diáspora iraniana em três gerações de uma família e todas as suas conexões de afetos e desafetos espalhadas pelo mundo. Fiquei encantada com sua escrita, abordagem original do assunto e recomendo demais!

4. Japão

Já falei muito sobre Haruki Murakami aqui no blog. Foi um escritor que me dediquei a ler quando viajei para o Japão e por quem acabei me apaixonando! O autor, que é sucesso de vendas no Japão e no mundo, possui uma obra vasta e muito interessante, com um quê de fantasia e profunda análise das relações e experiências humanas.

Para começar a ler Murakami, recomendo a trilogia 1Q84, que é incrível!

5. Islândia

Sjón ou Sigurjón Birgir Sigurðsson é um dos principais escritores islandeses da atualidade, além de ser famoso por suas canções para Björk e Lars von Trier. Conheci o autor em uma Flip e adorei aprender mais sobre a literatura islandesa, tão distante da nossa realidade, mas, nem por isso, menos encantadora.

Para quem quiser conhecer mais sobre o assunto, recomendo seus livros A raposa sombria e Pela boca da baleia.

6. França

É impossível falar de literatura francesa contemporânea sem citar o nome de Michel Houellebecq, o escritor francês vivo mais lido no mundo! Polêmico toda vida, mas sem dúvida inovador e genial, vale a pena demais conhecer sua obra!

Dele, já li Serotonina, O mapa e o território e Submissão. Recomendo todos!

A literatura francesa contemporânea é uma das minhas favoritas. Além de Houllebecq, não poderia deixar de citar os livros: Canção de ninar, da escritora franco-marroquina Leila Slimani e Os anos, de Annie Ernaux.

7. Itália

Elena Ferrante é, sem dúvida, um dos maiores nomes da literatura italiana contemporânea. O grande mistério é que ninguém sabe, de fato, quem ela é, sua identidade permanece em segredo, mesmo depois de toda a fama alcançada pelos seus livros. A tetralogia que se inicia com A Amiga Genial é imperdível, mas sua obra vai muito além e merece ser explorada.

8. Estados Unidos

Há muita coisa bacana na literatura americana contemporânea, mas se fosse para citar apenas um escritor, não poderia deixar de falar sobre Amor Towels. Regras da Cortesia, um romance que se passa na Nova Iorque pós depressão, com todo seu glamour e clubes de jazz, é uma leitura absolutamente deliciosa!

9. Coréia do Sul

A Coréia do Sul parece um lugar tão distante para nós, né? Por isso, achei muito bacana conhecer Han Kang, premiada autora do badalado A vegetariana, livro que a tornou conhecida por aqui e pelo mundo. A narrativa é fortíssima, perturbadora, mas a leitura recompensa demais.

10. Chile

Alejandro Zambra é um poeta e narrador chileno, que encanta com sua literatura terna e engajada ao mesmo tempo. Li dele Bonsai & a Vida Privada das Árvores e Múltipla Escolha e recomendo ambos!

***

Espero que tenham gostado das indicações! Tem mais alguma dica de literatura contemporânea? Deixa aqui nos comentários que vou adorar saber! 🙂

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe