Olimpíadas no Japão: todas as dicas para organizar sua viagem
Ásia Hiroshima Japão Koyasan Kyoto Nara Osaka Tokyo

Olimpíadas no Japão: todas as dicas para organizar sua viagem

Por Camilla Ribeiro    Postado em 05.02.2020

As Olimpíadas de 2020 estão chegando e, dessa vez, os jogos serão sediados em Tokyo. Espera-se que a capital japonesa receba cerca de 4,5 milhões de pessoas nas competições, que acontecerão de 24 de julho a 9 de agosto de 2020.

Depois das Olimpíadas acontecerão por lá também os jogos Paralímpicos, de 25 de agosto a 06 de setembro.

Os eventos esportivos prometem animar o Japão e, se você está planejando uma viagem para acompanhar a competição, essa pode ser uma bela oportunidade para conhecer o país!

Identidade visual dos ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020 (Foto: Divulgação)
O famoso cruzamento de Shibuya, e Tokyo (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu estive no Japão no final de 2018 e, nesse post, vou resumir as principais dicas que compartilhei aqui no blog, para você organizar sua viagem para o Japão, nas Olimpíadas, e aproveitar ao máximo, não apenas Tokyo, mas também outras cidades japonesas. Vamos lá?

Primeiramente, sugiro que você leia esse post aqui, onde contei sobre meu roteiro de 15 dias pelo Japão e compartilhei todas as dicas para planejar uma viagem ao país.

Olimpíadas com base apenas em Tokyo:

Se você planeja fazer base apenas em Tokyo, durante as Olimpíadas, você já começa bem, pois a capital japonesa é incrível! Recomendo reservar pelo menos 5 dias, para explorar a cidade, que tem muitos atrativos.

Para se hospedar, recomendo os hotéis Sakura Fleur Aoyama (no bairro de Shibuya) e Hotel Gracery Shinjuku (no bairro de Shinjuku).

Você pode conferir meu roteiro completo e todas as minhas dicas de Tokyo nesse post: ROTEIRO DE 5 DIAS EM TOKYO: TODAS AS DICAS DA INCRÍVEL CAPITAL JAPONESA.

Bairro de Akihabara, em Tokyo (Foto: Viagem no Detalhe)
O Palácio Imperial de Tokyo (Foto: Viagem no Detalhe)

Mesmo se baseando apenas em Tokyo, é possível conhecer outras cidades, através de curtos bate e voltas. O trem bala é um transporte muito rápido e eficiente e permite que cidades menores sejam exploradas em viagens de um dia.

Algumas opções de bate e voltas famosos, a partir de Tokyo, são: a histórica cidade de Nikko, Hakone (famosa pelos banhos termais e pela vista do Monte Fuji) e os parques da Disney japoneses. O pessoal do Aprendiz de Viajante compartilhou, nesse post aqui, excelentes dicas de como fazer esses bate e voltas.

Olimpíadas com base em Tokyo e outras cidades

Se você planeja aproveitar as Olimpíadas para fazer uma viagem pelo Japão e conhecer outros lugares no país (dica: você deve!), essas são algumas sugestões de destinos que vale a pena incluir no seu roteiro:

// Kyoto

É a maior guardiã da cultura milenar do Japão, onde você vai encontrar o Japão das gueixas, samurais e cerimônias de chá, que povoam nosso imaginário. É o lugar perfeito para presenciar as tradições do país serem postas em prática, no dia a dia local.

O magnífico templo Dourado (Foto: Viagem no Detalhe)
Momento meditativo no templo Tenryu-ji  (Foto: Viagem no Detalhe)

Distância: aproximadamente 2 horas de distância de Tokyo, de trem bala.

Quantos dias? Recomendo 4 dias, no mínimo.

Onde se hospedar: No tradicional ryokan Nishiyama Ryokan.

Confira todas as minhas dicas de Kyoto nesse post: ROTEIRO DE 4 DIAS EM KYOTO: DESCOBRINDO A MAGIA DA CULTURA MILENAR JAPONESA

// Hiroshima

Imperdível do ponto de vista histórico. Apesar de ter vivido um dos episódios mais tristes da humanidade – a explosão da bomba atômica – Hiroshima surpreende por conseguir transformar toda a sua dor em algo bonito, como o propósito de buscar a paz mundial.

Domo da bomba atômica, em Hiroshima (Foto: Viagem no Detalhe)
O magnífico Castelo de Himeji (Foto: Viagem no Detalhe)
Ilha sagrada de Myiajima (Foto: Viagem no Detalhe)

Distância: 1:40h de Kyoto, de trem bala.

Quantos dias? 3 dias, fazendo base em Hiroshima, para explorar a cidade e seus arredores. Assim, você dedica 1 dia para Himeji (famosa por seu magnífico castelo, que é patrimônio mundial da UNESCO e tesouro nacional do Japão), 1 para Hiroshima e 1 para Myiajima (ilha sagrada para os japoneses, cujo cartão postal é um toori vermelho sobre a água).

Onde se hospedar: No Hiroshima Washington Hotel, opção confortável e com bom custo x benefício.

Confira todas as minhas dicas de Hiroshima nesse post: ROTEIRO DE 3 DIAS EM HIROSHIMA.

// Osaka

A segunda maior cidade do Japão é famosa por sua noite animada, cervejas artesanais e clima descontraído. Vale a pena conferir essa faceta diferente do Japão e aproveitar para conhecer a charmosa Nara, que fica a apenas 30 km de Osaka. Nara já foi capital do Japão no passado e é famosa por seus muitos cervos, que passeiam livremente pelas ruas.

O Castelo de Osaka (Foto: Viagem no Detalhe)
Paisagens de Nara (Foto: Viagem no Detalhe)

Distância: cerca de 2h, de trem bala, de Hiroshima.

Onde se hospedar: No Hotel Interlinks Namba, uma opção bem localizada e com bom custo x benefício.

Quantos Dias? 2 noites são mais do que suficientes para conhecer Osaka e Nara.

Confira todas as minhas dicas de Osaka e Nara nesse post: OSAKA: ROTEIRO DE 2 DIAS NA CAPITAL DO AGITO JAPONESA

// Koyasan

A cidade de Koyasan, também conhecida como Mt. Koya (por se localizar no topo desse monte), é o único local que possui templos budistas que aceitam hospedar viajantes, pelo que pesquisei, no Japão. Lá, a prática é comum e há diversos templos que recebem os peregrinos. Então, se você sonha em se hospedar em um templo budista, esse é o lugar para garantir essa experiência!

Pelas ruas de Koyasan (Foto: Viagem no Detalhe)
Jantar no templo budista em que me hospedei (Foto: Viagem no Detalhe)

Distância: a viagem de Osaka até Koyasan leva em torno de 4 horas. O trajeto é feito de trem e, depois, de bondinho até o topo da montanha. 

Onde se hospedar: no incrível e super receptivo Jokiin Temple.

Quantos dias? Se seu objetivo é ter a experiência apenas, 1 noite é suficiente, para vivenciar a rotina do templo e conhecer a cidade. 

Confira todas as minhas dicas de Koyasan nesse post: COMO É SE HOSPEDAR EM UM TEMPLO BUDISTA NO JAPÃO?

***
Durante as Olimpíadas ou fora delas, uma coisa é certa: viajar para o Japão é sempre uma boa pedida!

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

companhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe