Desde que me tornei mãe, um dos lugares onde mais desejava levar minha filha era Paris, que é minha cidade favorita no mundo. Esperei ela completar 1 ano e meio para tirar esse roteiro do papel (a primeira viagem internacional dela foi para Portugal, com 4 meses) e foi a melhor coisa. Ela já estava um pouco maior, andando e interagindo muito mais e conseguiu curtir bastante essa viagem, assim como nós!



Para agradar a todos, pensamos em incluir um país novo, que eu e meu marido não conhecêssemos ainda, para enriquecer o roteiro. A Inglaterra, que já estava há muito tempo na nossa lista, foi o complemento perfeito!



Como já fomos diversas vezes a Paris, queríamos aproveitar a oportunidade de estar perto de tantos destinos incríveis e incluir um bate e volta também. A princípio, pensamos em adicionar Bruges, na Bélgica, que também sempre tivemos vontade de conhecer. Mas, quando fui pesquisar, vi que qualquer bate e volta a Bruges, partindo de Paris, exigiria obrigatoriamente uma baldeação em Bruxelas.



Quem viaja com criança pequena sabe que esses deslocamentos sempre são chatinhos e meio perrengue. Então, pensei: por que não, ao invés de fazer um bate e volta para Bruges, incluir 2 ou 3 dias do roteiro em Bruxelas e, de lá sim, fazer o bate e volta a Bruges?! Voilà, essa acabou sendo a solução perfeita e assim fechamos o roteiro: França, Bélgica e Inglaterra seriam os 3 países por onde passaríamos nessas férias.
// COMO CHEGAR?/ DESLOCAMENTOS
Diversas companhias aéreas operam o trecho Brasil – Paris/Londres, inclusive com voos diretos.
Eu comecei minha viagem pela França, voando Rio – Paris, pela Air France. A partir daí, todos os demais deslocamentos foram feitos de trem (inclusive Paris – Londres). Comprei todos os bilhetes com antecedência (exceto do deslocamento Bruxelas-Bruges, pois é tranquilo comprar na hora e não queria engessar tanto o roteiro) pelo site da Eurostar.
E, por fim, voltamos de Londres para o Rio, pela British Airways. Como priorizamos voos noturnos e diretos (acho mais tranquilo, com bebê), optamos por comprar ida e volta separados.
// QUANDO IR?
Esse roteiro pode ser feito a qualquer época do ano, a depender das paisagens que você busca encontrar. Eu fui em meados de junho e apesar de ser uma época mais quente, teoricamente, peguei dias bem gelados em Paris e na Bélgica. Em Londres, dei sorte e peguei dias lindos de sol e tempo agradável.



// MEU ROTEIRO E HOTÉIS ESCOLHIDOS
Dias 1 a 3 – Paris (clique aqui para conferir todas as dicas)
Hotel: em Paris, optamos por alugar apartamento, até porque não queria ter que fazer check out na ida para Bélgica. Mas você pode conferir nesse post aqui meu guia completo de onde se hospedar em Paris, com dicas de hotéis por região, em cada um dos 20 arrondissements da cidade)
Dias 4 a 6 – Bruxelas, com bate e volta a Bruges
Hotel: Warwick Brussels – Grand Place
Dias 7 e 8 – Paris
Dias 9 a 15 – Londres
Hotel: The Westminster London, Curio Collection by Hilton
A medida que for escrevendo sobre cada um desses destinos, vou deixar o link aqui, para consulta. Clique no nome dos lugares acima, para ver o post completo com as dicas de cada um deles.
Achei que essa divisão acabou sendo muito boa, considerando as minhas pretensões nesse roteiro, que eram: matar a saudade de Paris, ter um gostinho da Bélgica e conhecer Londres. Se tivesse mais tempo, teria explorado outras cidades da Bélgica e até mesmo ficado mais dias em Londres e Paris, que são cidades inesgotáveis, com programações infinitas. De todo modo, deu para curtir bastante!
***
Espero que vocês gostem de acompanhar as dicas de mais essa viagem, que foi uma delícia! No próximo post, conto sobre como foi minha experiência em Paris com bebê, a primeira cidade que visitei nesse roteiro.
Obrigada pela visita!
Beijos,
Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe
Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 🙂