Não é segredo que Paris é minha cidade favorita no mundo. Por isso, costumo receber muitas dúvidas e pedidos de dica de lá, sendo uma das mais recorrentes “onde se hospedar?”.
Pensando nisso, resolvi escrever esse guia, com minhas dicas de localização e hotéis favoritos, em todos os estilos, mas sempre de acordo com o padrão de hospedagem que sigo nas minhas próprias viagens e que compartilho por aqui.
Mas, antes de passarmos às dicas, é importante falarmos um pouco sobre como a cidade se organiza geograficamente. Isso será fundamental para definir onde será o melhor lugar para você se hospedar.
Paris é formada por 20 arrondissements, que nada mais são do que as divisões administrativas da cidade (uma espécie de “bairro”, só que mais abrangente). Cada um desses arrondissements tem um número e, juntos, eles formam a área central de Paris.
Além disso, a cidade é cortada pelo Rio Sena, que a divide em dois lados: a margem esquerda (chamada de “rive gauche“), que delimita sua metade sul, e a margem direita (“rive droite“), que corresponde à metade norte da cidade.
O que poderia ser só geografia, em Paris, dita o lifestyle local. Enquanto a rive gauche representa, historicamente, um estilo de vida mais boêmio, ligado à arte, à cultura, aos intelectuais dos cafés, a rive droite é conhecida pela sua elegância e sofisticação, tendo grande conexão com o mundo da moda, com suas maisons haute couture e luxuosos endereços de compras, como a Champs Élysées, a Avenue Montaigne e a Place Vendome.
Com isso em mente, é preciso avaliar qual seu estilo de viajante e o que você pretende fazer em seu roteiro, a fim de escolher qual lado do sena e qual arrondissement é perfeito para você! Eu sou apaixonada pela rive gauche e pelos clichês de Paris que ela abriga, mas também amo o charme sofisticado da rive droite.
Meus arrondissements favoritos para se hospedar, na rive gauche, são o 5º (Quartier Latin) e o 6º (Saint Germain des Prés) e, na rive droite, o 1º (louvre), o 4º (Marais) e o 8º (Champs Élysées).
Ah, um dado importante: os hotéis que estou recomendando aqui são lugares em que já me hospedei ou em que me hospedaria.
Dito isso, vamos às dicas de hotel e dos principais pontos de interesse em cada arrondissements?
// 1º ARRONDISSEMENT (LOUVRE)
É uma das áreas mais centrais de Paris e, por isso, muito procurada pelos turistas, especialmente em uma primeira vez na cidade.
Pontos de interesse: Museu do Louvre, Jardin des Tuileries, Musée de L’Orangerie (aquele com os Monets gigantes), Museu de Artes Decorativas. Também é próximo da Rue Saint Honoré e da Rue de Rivoli, ruas chiquérrimas para compras, do Angelina Paris (do famoso chocolate quente) e da Champs Elysées.
Sugestões de Hotel no 1º arrondissement:
Hôtel Odyssey by Elegancia, Royal Saint Honore, Hôtel du Lion d’Or Louvre, Novotel Paris Les Halles, Hôtel Thérèse e Hôtel Paris Louvre Opéra.
Grand Hôtel Du Palais Royal (a 200 m do Louvre e do Jardin des Tuleries), Maison Armance, La Clef Louvre, Le Roch Hotel & Spa, Hôtel Regina Louvre, Hotel du Louvre in the Unbound Collection by Hyatt, Castille Paris e Nolinski Paris.
Le Meurice e Mandarin Oriental Paris – duas opções luxuosas para quem busca uma hospedagem mais sofisticada
// 2º ARRONDISSEMENT (BOURSE)
Esse arrondissement é cheio de instituições financeiras nos entornos do Palais Brongniart, o antigo prédio da bolsa de valores, que atualmente funciona como um centro de convenções. É um bairro voltado para negócios e não para o turismo, por isso, não recomendo a hospedagem aqui numa primeira vez em Paris.
Pontos de interesse: Torre Jean-Sans-Peur, Place des Victoires (que abriga uma escultura famosa de Louis XIV), lugares interessantes para comer e beber, como a rua de pedestres Rue Montorgueil.
Sugestões de Hotel no 2º arrondissement:
Hôtel Le 123 Sébastopol, Hôtel Volney Opéra, Hôtel Bonne Nouvelle
Hôtel Saint-Marc (600 metros da Opéra Garnier – possui piscina e um spa e hammam), Hôtel France d’Antin Opéra, Hôtel Horset Opéra, Best Western Premier Collection, Hotel Bachaumont, Hotel des Grands Boulevards e Golden Tulip Opera de Noailles e The Hoxton.
Park Hyatt Paris-Vendome ($$$) – luxuoso hotel 5 estrelas, localizado nas proximidades da famosa praça Vendôme e a 2 minutos a pé da Ópera Garnier. Dentro do Park Hyatt Paris-Vendome, fica o estrelado restaurante Le Pur’. Outra opção mais sofisticada seria o Edouard 7 Paris Opéra.
// 3º ARRONDISSEMENT (MARAIS)
Esse arrondissement abriga metade da região do Marais, que é um dos meus bairros preferidos em Paris. Pense num lugar cool, com lojinhas descoladas, galerias de arte, cafés simpáticos e excelentes restaurantes – essa é a vibe!
Pontos de interesse: Museu Picasso, Museu Carnavalet (que conta a história de Paris), Musée des Arts et Métiers, Musée des Archives Nationales, a creperia Breizh (que tem os melhores crepes e galettes de Paris, na minha opinião)
Sugestões de Hotel no 3º arrondissement:
Paris France Hotel, 3H Paris Marais Hôtel, Hôtel Du Vieux Saule e Hôtel Du Haut Marais
Hotel du Petit Moulin (hotel boutique lindo, todo decorado por Christian Lacroix, a apenas 300 m do Museu Picasso).
Outras opções nessa média de preço – Hotel Les Bains Paris, Hôtel Jules & Jim, La Chambre du Marais e Hôtel National Des Arts et Métiers
Le Pavillon de la Reine & Spa – esse hotel é um dos meus sonhos de consumo e tá muito na lista de hospedagens que quero testar das próximas vezes que for a Paris! A propriedade é lindíssima e super bem localizada. Reserve (sem custo adicional) aqui.
// 4º ARRONDISSEMENT (BEAUBOURG)
Nesse Arrodissement ficam duas das minhas partes favoritas de Paris: a outra metade do Marais e as duas ilhas da cidade (Île de la Cité e Île de Saint Louis). O 4º arrondissement também é conhecido como “Beaubourg”, pois lá se encontra o museu de arte moderna e contemporânea Centre Pompidou. É um lugar privilegiadíssimo em termos de localização, pois além de ser uma área cool, deslocada e cheia de atrações, também está a um pulo de alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O único porém é que não tem muitas opções de hotel na região.
Pontos de interesse: Centre Pompidou, a prefeitura de Paris, a charmosa Ile de Saint Louis (que é meu cantinho favorito de Paris – não deixe de lá provar os deliciosos sorvetes da Berthillon, Place des Vosges (a praça mais perfeita do mundo, completamente simétrica), a casa do escritor Victor Hugo, a catedral Notre Dame, na Île de la Cité. Ah, é aqui também que fica um dos meus restaurantes favoritos da cidade, o Chez Julien!
Sugestões de Hotel no 4º arrondissement:
Hotel Bastille Speria – Hotel bem charmosinho, com uma pegada de design, no coração do Marais. Reserve (sem custo adicional) aqui.
Outras opções nessa média de preço – Grand Hôtel Malher, Hôtel Le Compostelle, Hotel Saint-Louis Marais,
Turenne Le Marais, Hôtel Duo, Hôtel Le Presbytère, Hôtel Caron, Hôtel Du Jeu De Paume, Hôtel De Lutece – Notre-Dame, Hotel Saint-Louis en L’Isle, Hotel de Neuve by Happyculture.
Hotel Dupond-Smith – Hotel charmoso e pequeno, renovado recentemente. Fica em uma rua tranquila do 4o. arrondissement, mas próximo de tudo. Uma excelente opção! Reserve (sem custo adicional) aqui.
Outras opções nessa média de preço – 9Confidentiel, Hôtel de Joséphine BONAPARTE, Goralska Résidences Hôtel Paris Bastille, Hôtel Bourg Tibourg
// 5º ARRONDISSEMENT (QUARTIER LATIN)
É a região mais antiga de Paris, onde a cidade de Lutetia foi fundada. Além disso, é uma das áreas mais populares e recomendáveis para se hospedar em Paris, especialmente se for sua primeira vez na cidade. O Quartier Latin é também historicamente conhecido como um bairro estudantil, por abrigar algumas das mais antigas universidades de Paris, como a Sorbonne. Gosto muito da atmosfera alegre desse arrondissement e do fato de estar colado no Sena e na Notre Dame. Já me hospedei 2 vezes nessa região e sempre curti muito.
Pontos de interesse: Panthéon (que abriga os restos mortais de notáveis homens da história da França e o famoso pêndulo de Foucault), Arenas Romanas, Museu Cluny (museu da idade média), Jardin de plantes (jardim menos turístico, perfeito para um piquenique!), Grande Mosquée de Paris, Rue de Mouffetard (principal rua de comercio, cafés e barzinhos), a animada Place de la Contrescarpe (perfeita para drinks no happy hour), Shakespeare & Company (minha livraria preferida de Paris, a um pulo da Notre Dame).
Sugestões de Hotel no 5º arrondissement:
Hotel Excelsior Latin – Já me hospedei nesse hotel (há um tempo atrás, em 2016) e gostei! A localização é excelente: pertinho da Notre Dame e de vários pontos de interesse e o quarto, apesar de pequeno, era bem confortável. Reserve (sem custo adicional) aqui.
Outras opções nessa média de preço– Hotel des Nations Saint Germain, The Originals Boutique, Hôtel Mouffetard Apolonia, Paris (Qualys-Hotel), Hotel Saint Christophe, Hotel du College de France
Hotel Monge, Relais Saint Jacques, Select Hotel, Hotel Abbatial Saint Germain, Hotel Observatoire Luxembourg, Best Western Le Jardin de Cluny, Serotel Lutèce, Hotel Le Notre Dame Saint Michel
Hôtel Montecristo – Elegante e confortável, o Hôtel Montecristo conta com spa e piscina (o que não muito comum nas opções de hospedagem da cidade) e ótima localização. Reserve (sem custo adicional) aqui.
Outras opções nessa média de preço – Hotel Le petit Paris, Hôtel Les Dames du Panthéon, Hotel La Lanterne, Residence Henri IV, Hotel Parc Saint Severin, Hotel le Lapin Blanc
// 6º ARRONDISSEMENT (SAINT-GERMAIN-DES-PRÈS)
Mais uma excelente região para se hospedar na cidade, especialmente se você quer experimentar todo o charme e história da Paris dos anos 20! O 6º arrondissement era muito frequentado por artistas, intelectuais e escritores, naquela época, que debatiam questões existenciais em seus cafés. Foi o primeiro lugar em que me hospedei na cidade e, apesar de não ter mais a atmosfera do passado, gosto muito de ficar lá.
Pontos de interesse: Jardin du Luxembourg (um dos mais lindos da cidade), Igreja Saint Suplice, os icônicos Café de Flore e Cafe Les Deux Magots (frequentados por Sartre, Simone de Bouvoir, Hemingway e cia), o histórico restaurante Le Procope, Capela da Medalha Milagrosa, Quartier Sèvres-Babylone (formado pelas ruas dos entornos da Rue du Bac, cheio de lojas sofisticadas), La Grande Epicerie de Paris (o paraíso das comidinhas, passe lá para comprar suprimentos para o piquenique) e Le Bon Marché Rive Gauche (minha galeria favorita para compras em Paris)..
Sugestões de Hotel no 6º arrondissement:
Hotel Le Senat – me hospedei nele em 2022 e gostei! O quarto era pequeno (padrão parisiense), mas o hotel é confortável e a localização é excelente, bem pertinho do Jardim de Luxemburgo.
Hôtel Mayet (me hospedei nele em 2015, faz tempo, mas era um hotel razoável com uma boa localização no bairro), Grand Hotel des Balcons, Hôtel Novanox, Best Western Aramis Saint Germain, Hotel Michelet Odeon, Hôtel Le Regent Paris, Hôtel de Sèvres.
Hôtel Jardin Le Bréa (4 minutos a pé do Jardim de Luxemburgo), Hôtel Chaplain Paris Rive Gauche, Hôtel Vaneau Saint Germain, Hôtel de Lille, Hôtel A La Villa des Artistes, Hotel Residence Des Arts, Hôtel Saint Germain, Hotel Trianon Rive Gauche, Hôtel du Danube Saint Germain, Hôtel La Parizienne by Elegancia, Hôtel Le Bellechasse Saint-Germain, Victoire & Germain, Hotel d’Orsay – Esprit de France, Hotel & Spa La Belle Juliette, Hôtel Sèvres Saint Germain
Hotel Lutetia – Membro da fantástica coleção “The Leading Hotels of the World”, esse hotel, que foi todo renovado recentemente, é a única opção de luxo na rive gauche. Está na minha lista de desejos! Reserve (sem custo adicional) aqui.
Outras opções mais sofisticadas – Hôtel D’Aubusson, Hotel Montalembert, Hôtel Da Vinci & Spa, Hôtel Duc De St-Simon, Hôtel Baume, Hotel Verneuil Saint Germain, Millésime Hôtel, Artus Hotel, K+K Hôtel Cayré Saint Germain des Prés, Hotel La Villa Saint Germain Des Prés, Hôtel Bel Ami, Hôtel Bourgogne & Montana, Le Saint Hotel Paris, Hotel Luxembourg Parc, Villa d’Estrées, Hôtel De Buci
// 7º ARRONDISSEMENT (TORRE EIFFEL)
É o bairro da Torre Eiffel. Apesar de ser naturalmente turístico, em razão disso, também é um bairro residencial. O 7º arrondissement abriga muitas embaixadas e museus importantes da cidade também. É uma área charmosa e sofisticada.
Pontos de interesse: Torre Eiffel, Champ de Mars (um dos lugares mais populares para fotos da Torre), Museu Rodin, Museu D’Orsay, Quai Branly Museum (o restaurante desse museu tem uma vista privilegiadíssima!), Les Invalides (local do túmulo de Napoleão), Quartier Sèvres-Babylone (formado pelas ruas dos entornos da Rue du Bac, cheio de lojas sofisticadas).
Sugestões de Hotel no 7º arrondissement:
Hotel de la Paix Tour Eiffel, Hôtel Eber Paris, Hotel de France Invalides, Hotel du Champ de Mars
Hotel Muguet – super bem avaliado, o Hotel Muguet fica a apenas 500m do Champs de Mars. Alguns de seus quartos possuem vista para a Torre Eiffel.
Outras opções nessa média de preço – Hotel Verneuil Saint Germain, Académie Hôtel Saint Germain, Hotel de L’Empereur, Hôtel Duc De St-Simon, Hôtel de Varenne, Hôtel de Lille, Jardins Eiffel, Hotel Royal Phare, Hotel Saint Dominique
Le Narcisse Blanc – localizado no coração do 7º arrondissement, o hotel oferece um spa com sauna, hammam (banho turco) e academia.
Outras opções nessa média de preço – Hôtel La Comtesse, Hotel Montalembert, Hôtel Pont Royal, Hôtel & Spa de Latour Maubourg, Hôtel Juliana Paris, Hotel Villa Saxe Eiffel, Hôtel de la Bourdonnais, Derby Alma, Le Cinq Codet, Hotel Du Cadran, Le Saint Hotel Paris
// 8º ARRONDISSEMENT (CHAMPS-ÉLYSÉES)
É uma das áreas mais elegantes da cidade., minha região favorita para se hospedar na rive droite. O 8º arrondissement não é barato, mas é uma excelente região base, dada sua proximidade com algumas das principais atrações procuradas pelos viajantes, como a avenida Champs-Elysées, o arco do triunfo e a própria Torre Eiffel. Uma curiosidade: é lá que mora o atual presidente francês, Macron.
Pontos de interesse: Avenida Champs-Elysées, Arco do Triunfo, Place de la Concorde, Avenue Montaigne e Rue du Faubourg Saint-Honoré (cheias de lojas de luxo), igreja de La Madeleine, Grand Palais, Petit Palais, Museu Jacquemart-André, Parc Monceau. É lá que fica também um dos meus restaurantes favoritos em Paris, o clássico L’Avenue.
Sugestões de Hotel no 8º arrondissement:
Hôtel Cordelia Opéra-Madeleine, Hôtel Le Marianne, Hotel Opéra Marigny, Royal Madeleine Hotel & Spa, Le Belleval
Melia Paris Tour Eiffel – Localizado junto ao Rio Sena, entre a avenida Champs-Élysées e a Torre Eiffel, o hotel possui alguns quartos com vista para a Dama de Ferro.
La Clef Champs-Élysées Paris, Sofitel Paris Arc De Triomphe, Grand Powers Hotel, Hotel Marignan Champs-Elysées, Hôtel Alfred Sommier,
Plaza Athenée – Me hospedei lá em 2019 e amei! O Plaza fica na chiquérrima Avenue Montaigne, no coração da moda e super perto da Torre Eiffel e da Champs-Elysée. A arquitetura, a decoração e o café da manhã magnífico do hotel são um capítulo a parte – se hospedar lá é realmente uma experiência mágica!
Outras opções mais sofisticadas: Hotel de Crillon, Le Bristol Paris – an Oetker Collection Hotel, Hôtel Le Royal Monceau Raffles Paris, Hotel de Berri, A Luxury Collection Hotel, Prince de Galles, a Luxury Collection hotel, Paris, Fauchon L’Hôtel Paris, Les Jardins du Faubourg Paris, MARQUIS Faubourg St Honoré Relais & Châteaux
// 9º ARRONDISSEMENT (OPERA E PIGALLE)
É nesse arrondissement que fica o magnifico Palais Garnier, a Ópera de Paris. E lá que fica também o animado e autêntico bairro de Pigalle. Não é uma das áreas mais óbvias para se hospedar em Paris, mas pode ser uma boa localização, dada sua proximidade com os grandes boulevards da cidade e com o bairro de Montmartre.
Pontos de interesse: Palais Garnier, museu National Gustave Moreau, Pigalle e Galeries Lafayette e Le Printemps (para compras).
Sugestões de Hotel no 9º arrondissement:
Hotel Saint-Louis Pigalle, Hôtel Lodge du Centre, Hotel France Albion, Hotel Monterosa – Astotel, Villa La Parisienne, Hotel Saint Petersbourg Opera, Helussi Hôtel, Hotel Monterosa – Astotel, Villa La Parisienne, Hotel Saint Petersbourg Opera, Hotel Eugène en Ville, Hotel Pilime, Best Western Hotel Opéra Drouot, Hotel De La Cite Rougemont
Monsieur Cadet Hotel & Spa– Laz’ Hotel Spa Urbain Paris, Hôtel R de Paris – Boutique Hotel, Hôtel Dress Code & Spa, Les Matins de Paris & Spa, Hotel Trinité Haussmann, Sofitel Le Scribe Paris Opera
// 10º ARRONDISSEMENT (CANAL SAINT-MARTIN)
É um dos bairros mais cools e hipster de Paris, onde foi filmado O fabuloso destino de Amélie Poulain (um dos meus filmes favoritos!). É uma área interessante para desbravar, especialmente se você já conhecer a cidade. Não recomendo se hospedar aqui, contudo, se for sua primeira vez em Paris.
Pontos de interesse: Canal Saint-Martin, área onde os locais se reúnem para curtir e fazer piqueniques noturnos na beira do canal, muitos cafés e brechós cools, bares descolados na rue de Faubourg Saint-Denis.
Sugestões de Hotel no 10º arrondissement:
Le Citizen Hotel, Hotel Paradis, Hôtel l’Echiquier Opéra Paris – MGallery, Hôtel Esté, Hôtel Les Deux Gares, Hotel Ernest, Hôtel Paris La Fayette, La Planque Hotel, Hotel d’Amiens, Moris Grands Boulevards e Le Grand Quartier
Para quem busca uma opção mais elegante, o Renaissance Paris Republique Hotel & Spa é uma boa opção.
//11º ARRONDISSEMENT (BASTILLE)
Mais um arrondissement para se hospedar se já for habituée da cidade, mas que não recomendo tanto para uma primeira vez em Paris. A Bastille é conhecida por sua vida noturna agitada e pode ser uma boa opção de base, se quiser experimentar o estilo de vida de um local.
Pontos de interesse: L’Opéra Bastille, bairro de Oberkampf (cheio de bares e restaurantes bacanas, como o Pierre Sang, um super achado na cidade!), Place de la Bastille.
Sugestões de Hotel no 11º arrondissement:
Moxy Paris Bastille, Hotel Alhambra, Gardette Park Hotel, Le Patio Bastille, Crowne Plaza Paris République, an IHG Hotel, Mercure Paris Bastille Marais, Hôtel Marais Hôme e Hotel L’Antoine
Opções mais sofisticadas são o Hôtel Fabric e o Hôtel Paris Bastille Boutet – MGallery by Sofitel
//12º ARRONDISSEMENT (BERCY)
É um bairro calmo, residencial e cheio de verde. Por ser mais afastado e com poucos pontos de interesse, não recomendo se hospedar aqui numa primeira vez em Paris.
Pontos de interesse: Parc floral de Paris Promenade Plantée (também conhecido como Coulée Verte, é um parque suspenso, localizado ao longo dos antigos trilhos do trem), Bercy Village (shopping a céu aberto), Rue Crémieux (rua cheia de casinhas coloridas fofas, super instagramável), Museu do cinema na Cinémathèque Française, Le Marché d’Aligre (mercado de comidas a céu aberto), parque Bois de Vincennes e Parc de Bercy
Sugestões de Hotel no 12º arrondissement:
Locomo Paris Gare de Lyon Bastille, Courtyard by Marriott Paris Gare de Lyon, Hôtel L’Interlude, Novotel Paris Gare De Lyon, Mercure Paris Gare De Lyon Opera Bastille, ibis Daumesnil Porte Doree, Hôtel Parisianer, Holiday Inn Paris – Gare de Lyon Bastille, an IHG Hotel, citizenM Paris Gare de Lyon Hotel
// 13º ARRONDISSEMENT (GOBELINS)
É um bairro residencial e que abriga boa parte da comunidade asiática em Paris (incluindo a Chinatown da cidade). Por ser mais afastado e com poucos pontos de interesse, não recomendo se hospedar aqui numa primeira vez em Paris.
Pontos de interesse: Paris Chinatown, Cité Florale, Butte-Aux-Cailles (bairro super artístico), La Felicità (maior restaurante da Europa), The Mural Program (parte cheia de street art), Piscine Joséphine Baker (piscina no Sena, montada no verão)
Sugestões de Hotel no 13º arrondissement:
COQ Hotel Paris, Hotel OFF Paris Seine, Hotel Henriette, Best Western Plus La Demeure, Urban Bivouac Hotel, Hôtel Rosalie
// 14º Arrondissement
Apesar de ser afastado das atrações turísticas concentradas na Paris central, esse arrondissement tem alguns pontos de interesse que atraem turistas (como as catacumbas de Paris). Pode ser uma localização interessante para quem busca opções de hotel mais econômicas e para quem já conhece a cidade.
Pontos de interesse: Catacumbas de Paris, Fundação Cartier (para arte contemporânea), Parc Montsouris, Cemitério de Montparnasse, Paris Observatory, Boulevard Montparnasse (com seus cafés históricos, frequentados, antigamente, por ilustres nomes como Dorothy Parker e William Faulkner)
Sugestões de Hotel no 14º arrondissement:
Hotel Terminus Orléans, Hôtel Mistral, Niepce Paris Hotel, Curio Collection by Hilton, Pullman Paris Montparnasse, Mercure Paris Alesia, Hôtel Mercure Paris Centre Gare Montparnasse, Hôtel Le M e Lenox Montparnasse
// 15º Arrondissement (Montparnasse)
Pode ser uma boa se hospedar nesse arrondissement, caso você esteja buscando opções de hotel mais econômicas. Apesar de Montparnasse ser um bairro calmo e mais residencial, é bem perto da torre Eiffel e do Sena.
Pontos de interesse: Tour Montparnasse (vista panorâmica belíssima da cidade), réplica da estátua da liberdade na Ile aux Cygnes, Parc André Citroën, Musée Jean Moulin, Le Cordon Bleu, Musée Bourdelle, Mercado de pulgas Vanves
Sugestões de Hotel no 15º arrondissement:
Hôtel Moderniste, Hotel Eiffel Blomet, Hotel Yllen Eiffel, Hôtel Tourisme Avenue, Pullman Paris Tour Eiffel, Hôtel La Conversation, Mercure Tour Eiffel Grenelle, Novotel Paris Porte Versailles, Platine Hotel, Hôtel Clarisse, Hôtel 31 – Paris Tour Eiffel, Hôtel Vic Eiffel, Hotel Eiffel Seine
// 16º Arrondissement
Região super chic e residencial de Paris, se destaca por sua arquitetura art nouveau e por seus muitos museus e hotéis de luxo. É uma região bem interessante para se hospedar.
Pontos de interesse: Palais de Tokyo, Musée de l’Homme, Musée Guimet, Fondation Louis Vuitton, Musée Yves Saint Laurent, Fondation Le Corbusier, Musée Marmottan-Monet, Jardins du Trocadéro, Palais Galliera, parquet Bois de Boulogne, parque Jardin de Ranelagh, Musée du Vin, La Grande Cascade.
Sugestões de Hotel no 16º arrondissement:
Hôtel Félicien Paris, Garden-Elysée, Hôtel Palais De Chaillot, Hôtel Elysées Régencia, Hotel Villa Nicolo – Tour Eiffel, Eiffel Trocadéro, Hôtel Botaniste, Montfleuri
Hôtel Keppler, Canopy By Hilton Paris Trocadero, Molitor Hôtel & Spa Paris – MGallery Collection
Pra quem busca uma opção luxuosa, o Shangri-La Hotel, Paris é um hotel palácio pertíssimo do Trocádero. Era a antiga residência do Príncipe Roland Bonaparte, sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte. O hotel oferece vistas estonteantes para a Torre Eiffel. Outras opções sofisticadas e altamente recomendadas são o The Peninsula Paris, o Brach Paris – Evok Collection (ainda não me hospedei lá, mas já jantei no seu restaurante – que, aliás, super recomendo – e fui ao seu bar) e o Sofitel Paris Baltimore Tour Eiffel.
//17º Arrondissement
Região residencial, com uma cena gastronômica interessante. É formado por 3 bairros diferentes: merchant Quartier de Ternes, bourgeois Quartier Monceau e Quartier de Batignolles, esse último, é o mais interessante. Dependendo da localização do seu hotel, você estará perto do Arco do Triunfo e da Avenida Champs-Elysées, nesse caso, pode ser interessante se hospedar aqui (mas esteja atento a isso, especialmente numa primeira ida a Paris).
Pontos de interesse: Igreja Sainte-Marie des Batignolles, Praça de Batignolles, Parc de Monceau, parque Martin Luther King, Promenade Pereire
Sugestões de Hotel no 17º arrondissement:
Hotéis mais próximos à região do Arco do Triunfo: Hidden Hotel, Star Champs-Elysées, Hotel Splendid Étoile, Renaissance Paris Arc de Triomphe Hotel, ELSA, Hôtel Paris, Hôtel Plaza Étoile, Mercure Paris Arc de Triomphe Wagram, Hôtel Regent’s Garden – Astotel, Hotel Archetype Etoile, Régence Etoile
Hotéis no Quartier de Batignolles: Best Western Plus Opéra Batignolles, Mercure Paris 17 Batignolles, Hotel Rendez-Vous Batignolles, TRIBE Paris Batignolles, Hôtel Gaston, Hotel Glasgow Monceau by Patrick Hayat , Hôtel Mercedes e Hôtel Eldorado Paris (um pouco mais afastado, mas é um verdadeiro achado!),
Por fim, não posso deixar de mencionar o hotel B Montmartre que, apesar de ser mais perto de Montmartre, está tecnicamente nesse arrondissement e também é uma boa opção de hospedagem, dependendo dos seus interesses.
// 18º Arrondissement (MONTMARTRE)
Historicamente conhecido como templo da boemia parisiense, esse arrondissement é famoso por abrigar o bairro de Montmartre, que já foi casa de vários artistas (como Picasso, por exemplo). É um bairro mais afastado da Paris central, mas se você quiser experimentar a cena alternativa e artística da cidade, pode ser uma opção interessante. Não recomendo, contudo, para pessoas com mobilidade restrita, pois é cheio de ladeiras.
Pontos de interesse: Basilica Sacré Coeur, Moulin Rouge, Place du Tertre (cheia de artistas de rua), Café des Deux Moulins (café em que Amélie Poulain trabalhava, no filme), cemitério de Montmartre, Jazz Museum, Dali Museum e Murs de Je t’aime
Sugestões de Hotel no 18º arrondissement:
Terrass Hotel, Hôtel Môm’Art, Hôtel Monsieur Aristide, Hôtel Basss, Hotel Litteraire Marcel Ayme, BW Premier Collection, Hôtel des Arts Montmartre, Hotel 29 Lepic, Mercure Paris Montmartre Sacré Coeur, Hotel Le Chat Noir, Holiday Inn Paris Montmartre, an IHG Hotel, Simon’s Boutique Hôtel, Hotel de Flore – Montmartre, Timhotel Montmartre e Hotel Apolonia Paris Montmartre; Sure Hotel Collection by Best Western
Para quem busca uma opção mais sofisticada, a melhor dica é o charmosíssimo Hôtel Particulier Montmartre, que está super na minha bucket list!
// 19º Arrondissement
É um bairro calmo e residencial. Por ser mais afastado e com poucos pontos de interesse, não recomendo se hospedar aqui numa primeira vez em Paris. Também é importante mencionar que não há muitas opções de hotéis bacanas nessa região.
Pontos de interesse: parque Buttes-Chaumont, parque de la Villette, Canal de la Villette, Canal de l’Ourcq, bairro Mouzaïa (parece que você está fora da cidade lá), igreja Saint-Serge de Radonège, museu Cité de la Science et l’Industrie, museu Cité de la Musique
Sugestões de Hotel no 19º arrondissement:
Hôtel Restaurant Au Boeuf Couronné, The ReMIX Hotel, Holiday Inn Express Paris-Canal De La Villette, an IHG Hotel e Hilton Garden Inn Paris La Villette
// 20º Arrondissement
Região super jovem e autêntica da cidade, apesar de ter poucos pontos de interesse turístico, pode ser uma área interessante para vivenciar o dia a dia de um local. Não recomendo, contudo, se hospedar aqui se for sua primeira vez em Paris.
Pontos de interesse: cemitério Père Lachaise Cemetery (onde várias celebridades, como Jim Morrison e Oscar Wilde, estão enterradas), Parc de Belleville (parque com uma bela vista para o skyline da cidade, incluindo a Torre Eiffel)
Sugestões de Hotel no 20º arrondissement:
Hôtel Piapia, Hotel Bridget, Novotel Paris 20 Belleville, Mama Shelter Paris East, Hotel Terre Neuve,
***
Apesar de haver regiões mais ou menos centrais na cidade e bairros com muitas ou poucas atrações turísticas, é importante lembrar que o sistema público de transporte parisiense é muito eficiente. Tenha sempre em mente, então, que, estando perto de um metrô, você consegue se deslocar por toda Paris, com tranquilidade.
Obrigada pela visita e espero que esse guia tenha sido útil para a sua escolha de onde se hospedar em Paris!
Beijos, Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe