Hotel Review: Estalagem Shambala, em Cunha
Brasil Cunha Hotel Review São Paulo

Hotel Review: Estalagem Shambala, em Cunha

Por Camilla Ribeiro    Postado em 07.04.2018

Quando decidi ir para Cunha, buscava um fim de semana de descanso, tranquilidade, conexão com a natureza e momentos românticos. A Estalagem Shambala pareceu ser o refúgio perfeito para alcançar tudo isso, da melhor maneira possível.

A pousada foi toda projetada intuitivamente, baseada na filosofia oriental, seguindo os conceitos da arte milenar do  feng shui. Segundo sua própria descrição, é um lugar “voltado ao reencontro com o eu interior“. Shambala, em sânscrito, quer dizer  lugar  de  paz  e  tranqüilidade.

estalagem_shambala_decor_oriental

Vista panorâmica linda da Estalagem Shambala (Foto: Viagem no Detalhe)

cantinho_yoga_meditacao_estalagem

Cantinho perfeito para yoga, meditação ou apenas apreciação (Foto: Viagem no Detalhe)

A Estalagem possui opção de suítes ou chalés (esses últimos contam com banheira de hidromassagem). Eu fiquei na suíte, mas posso afirmar que as duas opções são super confortáveis, espaçosas e contam com lareira e varanda.

A varanda da minha suíte foi meu cantinho favorito do quarto, especialmente pelo visual UAU da região. A pousada, aliás, possui uma das vistas mais privilegiadas de Cunha, a cerca de 1100 metros de altitude, de quase 360º para um vale repleto de montanhas.

estalagem_shambala_quarto

Nossa suíte, na Estalagem Shambala (Foto: Viagem no Detalhe)

vista_cama_estalagem_shamabala

Um pedacinho do visual, visto da cama (Foto: Viagem no Detalhe)

A varanda era enooorme e tinha uma rede estrategicamente posicionada no cantinho. Ler um livro, ouvindo o barulhinho de água correndo da fonte (que ficava bem em frente ao nosso quarto) era uma delícia!

Na primeira noite, quando chegamos à pousada, resolvemos tentar uma experiência diferente: levamos alguns queijos, petiscos, uma boa garrafa de vinho e jantamos na varanda. Foi uma coisa tão simples e tão marcante, ao mesmo tempo, esse jantar com vista das estrelas, curtindo o friozinho da serra e o clima romântico da região.

vista_varanda_shambala

Uma parte da vista da nossa varanda (Foto: Viagem no Detalhe)

O café da manhã é uma das coisas que mais valorizo quando estou fora de casa. Amo quando rola aqueeeele banquete, cheio de produtos frescos, opções feitas na hora e itens regionais. O da Estalagem é perfeito nesse sentido!

O buffet é composto de várias delícias produzidas lá mesmo, pães (de cenoura, beterraba, de queijo, de parmesão….), sucos (o de melancia era maravilhoso!), bolos, salgados, tudo fresquinho! Além disso, também é possível  pedir ovos, na sua modalidade favorita, na hora.

buffet_cafe_da_manha_estalagem

Uma parte do buffet do café da manhã (Foto: Viagem no Detalhe)

estalagem_shambala_cafe_da_manha

E a vista do café da manhã também era um capítulo à parte (Foto: Viagem no Detalhe)

A Estalagem possui uma horta que fornece boa parte dos ingredientes que são usados na preparação da comida que é feita lá. Tudo orgânico e super saudável!

horta_organica_estalagem_shambala

Horta orgânica da Estalagem Shambala (Foto: Viagem no Detalhe)

Falando em gastronomia, não posso deixar de mencionar a experiência incrível de jantar na pousada, uma das melhores que tive nessa viagem!

O Restaurante da Estalagem Shambala funciona há quase quinze anos e, atualmente, encontra-se sob o comando da Chef Lilian Ramos. Nas receitas, são usados ingredientes frescos do próprio quintal e horta da pousada, como ervas aromáticas, legumes, hortaliças, frutas, ovos, mel, leite e derivados, como queijo fresco, mussarela, coalhada. Além disso, também são valorizados produtos da região serrana, como cogumelos, trutas e pinhão.

estalagam_shambala_restaurante2

Canelotini de berinjela, um dos meus favoritos do menu! (Foto: Viagem no Detalhe)

O cardápio tem inspiração na culinária oriental e contemporânea, seguindo o estilo slow food – comida sem pressa – e a comida é servida em pratos de cerâmica feitos pelos principais ceramistas da cidade.

Há duas opções de jantar, o pacote gourmet (entrada, prato e sobremesa) ou o menu degustação, que conta com 7 passos e foi minha escolha. O menu é criativo, super bem servido e autoral. Recomendo muito!

estalagam_shambala_restaurante

Prato de inspiração thai (Foto: Viagem no Detalhe)

Mesmo se você não se hospedar na pousada, vale muito a pena reservar jantar lá em alguma noite. Garanto que você não vai se arrepender! 😉

No quesito estrutura, a Estalagem Shambala é também muito completa, contando com piscina de 80 mil litros, com hidro, cascata e, é claro, o visual lindo que todas as partes da pousada oferecem.

estalagem_shambala_piscina2

Piscina da Estalagem Shambala… (Foto: Viagem no Detalhe)

estalagem_shambala_piscina

… e o lindo visual da piscina (Foto: Viagem no Detalhe)

Além disso, há um sala com várias redes, atrás da piscina, e uma sala especial para massagens e terapias especializadas. A Estalagem conta também com sauna semi úmida e hidro climatizada ao ar livre.

jacuzzi_shambala

Hidro climatizada (Foto: Viagem no Detalhe)

Enfim, eu amei me hospedar na Estalagem Shambala, passei um fim de semana incrível lá e só lamentei não ter mais tempo para aproveitar a cidade e a estrutura da pousada! Definitivamente, uma experiência perfeita para desacelerar, acalmar e nutrir a alma!

cantinho_yoga_meditacao_estalagem_shambala

Good vibes only na Estalagem Shambala! (Foto: Viagem no Detalhe)

Para reservar, entre em contato com contato@estalagemshambala.com.br

Espero que tenham gostado de mais esse Hotel Review e, se visitarem a Estalagem Shambala, não deixem de me contar o que acharam! 🙂

Obrigada pela visita!

Beijos,

Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
2 Comentários
  1. […] contei mais sobre a minha experiência na Estalagem Shambala nesse hotel review específico, pois o lugar, definitivamente, merecia um post especial! Mas, […]

  2. […] contato com a natureza. Contei tudo sobre os dias que passei lá nesse post aqui. E também fiz um post especial sobre o hotel em que me hospedei por lá, a Estalagem […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe