Hotel Review: Solar do Império, em Petrópolis
Brasil Hotel Review Petrópolis Rio de Janeiro

Hotel Review: Solar do Império, em Petrópolis

Por Camilla Ribeiro    Postado em 24.08.2017

Aproveitei o último fim de semana para dar uma escapada até a Cidade Imperial, curtir o friozinho da serra e conhecer um hotel que já estava na minha lista há um tempo: o Solar do Império.

casarao_principal_solar_do_imperio

O Casarão imponente do Solar do Império (Foto: Booking.com)

Além de ser uma opção de hospedagem já tradicional em Petrópolis, o hotel conta com o selo da associação Roteiros de Charme e já recebeu como hóspedes, no passado, importantes personalidades históricas, como a Princesa Isabel e o Conde D’eu.

A beleza arquitetônica do local é primorosa, como já era de se esperar. Trata-se de um casarão restaurado de 1875, com amplos jardins e ricos detalhes em todas as suas áreas – destacando-se as belíssimas pinturas à mão nas paredes do Restaurante Leopoldina.

detalhes_decoracao_lobby_solar_do_imperio

Um pouco mais da bela arquitetura do hotel (Foto: Viagem no Detalhe)

Reza a lenda que a Princesa Isabel teria, no passado, desafiado quem seria capaz de construir um casarão mais belo do que o seu próprio (que ficava na mesma a rua em que o hotel se localiza, diga-se de passagem). A construção do Solar do Império teria vindo em resposta a essa provocação da Princesa e rendido o título de comendador ao seu antigo dono, que conseguiu vencer com sucesso o desafio.

Se hospedar nesse hotel é se sentir de volta aos dias do Império no Brasil, com todo o charme e glamour daquela época, mas com o conforto dos dias atuais. O local é de contemplação e relaxamento total, além de Petrópolis ser o destino perfeito para quem quer conhecer ou se aprofundar um pouco mais da história brasileira, nos tempos imperiais.

jardins_solar_do_imperio

Os jardins do hotel, de frente para a Av. Koeler (Foto: Viagem no Detalhe)

A localização do Solar do Império também merece destaque: o hotel fica na badalada Avenida Koeler, que liga o hotel a todos os principais pontos turísticos da cidade. O casarão encontra-se a uma curta caminhada, à pé, do Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Fábrica da Bohemia, Museu Casa de Santos Dumont etc.

Em termos de estrutura, o hotel conta com uma pequena piscina ao ar livre, uma piscina aquecida em ambiente fechado, saunas seca e à vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de ginástica, sala de massagem e restaurante.

piscina_aberta_solar_do_imperio

Piscina ao ar livre (Foto: Viagem no Detalhe)

piscina_aquecida_solar_do_imperio

Piscina aquecida coberta (Foto: Viagem no Detalhe)

banheiras_hidro_solar_do_imperio

Banheiras de hidromassagem (Foto: Viagem no Detalhe)

Feito esse apanhado, é hora de contar para vocês como foi a minha experiência lá! De modo geral, eu gostei muito do Solar do Império, o hotel é lindo, super aconchegante e bem localizado.

eu_jardim_solar_do_imperio

Um dos meus cantinhos favoritos no hotel (Foto: Viagem no Detalhe)

Um ponto que amei, em especial, foi o café da manhã delicioso e personalizado, que pode ser servido a qualquer hora e em qualquer local do hotel, a escolha do hóspede, sem cobrança adicional. Vamos combinar que não ter hora para acordar é um luxo, né?

No primeiro dia, fiz a refeição (que é servida lá de 8h às 11:30h) no lindo Restaurante Leopoldina, já no domingo, optei por tomar café nos agradáveis jardins do hotel.

café_da_manha_jardim_solar_do_imperio

Café da manhã nos jardins do hotel (Foto: Viagem no Detalhe)

Além de um buffet fixo, com frios, pães, geleias e bolos etc., há algumas opções à la carte para serem escolhidas e preparadas na hora: torrada petrópolis (com vários recheios), waffle de pão de queijo, panqueca, ovos mexidos, beneditinos etc. Não deixe, em hipótese alguma, de provar a deliciosa Torrada Petrópolis com ovo dentro e os incríveis waffles de pão de queijo, opções imperdíveis do cardápio! Só de lembrar, já dá água na boca! 😛

O Solar do Império possui 24 suítes, todas equipadas com cama king size, TV, DVD, ar quente e frio, frigobar, wifi e ammenities Natura. Eu fiquei no quarto colonial e, sinceramente, esse foi o único ponto que decepcionou no hotel.

quarto_colonial_solar_do_imperio

Quarto colonial, nossa acomodação no Solar do Império (Foto Viagem no Detalhe)

A suíte era bonita, mas carente de alguns reparos, mas o principal ponto negativo foi o barulho! O quarto colonial fica num casarão anexo ao casarão principal e é MUITO barulhento. Tanto barulho que foi impossível dormir à noite, tanto pelos ruídos externos quanto pela falta de acústica entre os quartos, que faziam com que eu me sentisse praticamente dentro da suíte dos outros hóspedes.

entrada_casarao_anexo_solar_do_imperio

Acesso ao casarão anexo, onde fica o quarto colonial (Foto: Viagem no Detalhe)

Por mais que haja uma indicação no site, falando que esses quartos podem ser menos silenciosos, tenho que dizer que isso é um tremendo eufemismo para o nível de barulho do quarto colonial e NÃO recomendo que você escolha essa acomodação, se for se hospedar lá. Acho também que, pelo o porte e magnitude do hotel, eles deveriam investir em soluções alternativas para contornar o problema, que é grave e prejudica a hospedagem.

De toda forma, o hotel é muito bom em todos os demais aspectos, além de estar na melhor localização de Petrópolis, na minha opinião. Recomendo bastante passar uns dias lá, desde que a acomodação não seja o quarto colonial! rs
jardim_solar_do_imperio
Para reservar, clique aqui.

Espero que tenham gostado de mais esse Hotel Review e, se visitarem o Solar do Império, não deixem de me contar o que acharam! 🙂

Obrigada pela visita!
Beijos,
Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Quando você reserva um hotel pelos links disponibilizados aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão, que me ajuda a manter esse site sempre atualizado, mas que não afeta em nada o valor da sua reserva. Se você está curtindo as dicas, contribua 😉

 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
4 Comentários
  1. Hotel
    11.12.2017

    Recomendo demais esse Hotel, é lindo, me senti uma princesa

  2. Felix
    13.10.2018

    Faltou falar da coisa mais linda fo hotel os magnificos desenhos e pinturas do restaurante Leopoldina

    • viagemnodetalhe
      13.10.2018

      É verdade! São realmente magníficos!

  3. […] Eu já tive o prazer de me hospedar lá e escrevi um hotel review completo do hotel aqui no blog (confira aqui minha experiência no Solar do […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe