Aproveitei o último fim de semana para dar uma escapada até a Cidade Imperial, curtir o friozinho da serra e conhecer um hotel que já estava na minha lista há um tempo: o Solar do Império.
Além de ser uma opção de hospedagem já tradicional em Petrópolis, o hotel conta com o selo da associação Roteiros de Charme e já recebeu como hóspedes, no passado, importantes personalidades históricas, como a Princesa Isabel e o Conde D’eu.
A beleza arquitetônica do local é primorosa, como já era de se esperar. Trata-se de um casarão restaurado de 1875, com amplos jardins e ricos detalhes em todas as suas áreas – destacando-se as belíssimas pinturas à mão nas paredes do Restaurante Leopoldina.
Reza a lenda que a Princesa Isabel teria, no passado, desafiado quem seria capaz de construir um casarão mais belo do que o seu próprio (que ficava na mesma a rua em que o hotel se localiza, diga-se de passagem). A construção do Solar do Império teria vindo em resposta a essa provocação da Princesa e rendido o título de comendador ao seu antigo dono, que conseguiu vencer com sucesso o desafio.
Se hospedar nesse hotel é se sentir de volta aos dias do Império no Brasil, com todo o charme e glamour daquela época, mas com o conforto dos dias atuais. O local é de contemplação e relaxamento total, além de Petrópolis ser o destino perfeito para quem quer conhecer ou se aprofundar um pouco mais da história brasileira, nos tempos imperiais.
A localização do Solar do Império também merece destaque: o hotel fica na badalada Avenida Koeler, que liga o hotel a todos os principais pontos turísticos da cidade. O casarão encontra-se a uma curta caminhada, à pé, do Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Fábrica da Bohemia, Museu Casa de Santos Dumont etc.
Em termos de estrutura, o hotel conta com uma pequena piscina ao ar livre, uma piscina aquecida em ambiente fechado, saunas seca e à vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de ginástica, sala de massagem e restaurante.
Feito esse apanhado, é hora de contar para vocês como foi a minha experiência lá! De modo geral, eu gostei muito do Solar do Império, o hotel é lindo, super aconchegante e bem localizado.
Um ponto que amei, em especial, foi o café da manhã delicioso e personalizado, que pode ser servido a qualquer hora e em qualquer local do hotel, a escolha do hóspede, sem cobrança adicional. Vamos combinar que não ter hora para acordar é um luxo, né?
No primeiro dia, fiz a refeição (que é servida lá de 8h às 11:30h) no lindo Restaurante Leopoldina, já no domingo, optei por tomar café nos agradáveis jardins do hotel.
Além de um buffet fixo, com frios, pães, geleias e bolos etc., há algumas opções à la carte para serem escolhidas e preparadas na hora: torrada petrópolis (com vários recheios), waffle de pão de queijo, panqueca, ovos mexidos, beneditinos etc. Não deixe, em hipótese alguma, de provar a deliciosa Torrada Petrópolis com ovo dentro e os incríveis waffles de pão de queijo, opções imperdíveis do cardápio! Só de lembrar, já dá água na boca! 😛
O Solar do Império possui 24 suítes, todas equipadas com cama king size, TV, DVD, ar quente e frio, frigobar, wifi e ammenities Natura. Eu fiquei no quarto colonial e, sinceramente, esse foi o único ponto que decepcionou no hotel.
A suíte era bonita, mas carente de alguns reparos, mas o principal ponto negativo foi o barulho! O quarto colonial fica num casarão anexo ao casarão principal e é MUITO barulhento. Tanto barulho que foi impossível dormir à noite, tanto pelos ruídos externos quanto pela falta de acústica entre os quartos, que faziam com que eu me sentisse praticamente dentro da suíte dos outros hóspedes.
Por mais que haja uma indicação no site, falando que esses quartos podem ser menos silenciosos, tenho que dizer que isso é um tremendo eufemismo para o nível de barulho do quarto colonial e NÃO recomendo que você escolha essa acomodação, se for se hospedar lá. Acho também que, pelo o porte e magnitude do hotel, eles deveriam investir em soluções alternativas para contornar o problema, que é grave e prejudica a hospedagem.
De toda forma, o hotel é muito bom em todos os demais aspectos, além de estar na melhor localização de Petrópolis, na minha opinião. Recomendo bastante passar uns dias lá, desde que a acomodação não seja o quarto colonial! rs
Para reservar, clique aqui.
Espero que tenham gostado de mais esse Hotel Review e, se visitarem o Solar do Império, não deixem de me contar o que acharam! 🙂
Obrigada pela visita!
Beijos,
Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe
Quando você reserva um hotel pelos links disponibilizados aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão, que me ajuda a manter esse site sempre atualizado, mas que não afeta em nada o valor da sua reserva. Se você está curtindo as dicas, contribua 😉
11.12.2017
Recomendo demais esse Hotel, é lindo, me senti uma princesa
13.10.2018
Faltou falar da coisa mais linda fo hotel os magnificos desenhos e pinturas do restaurante Leopoldina
13.10.2018
É verdade! São realmente magníficos!
[…] Eu já tive o prazer de me hospedar lá e escrevi um hotel review completo do hotel aqui no blog (confira aqui minha experiência no Solar do […]