Se eu fosse descrever o Uruguai em uma palavra seria charmoso. O país é pequeno, mas encantador, cheio de lugarzinhos deliciosos que merecem ser visitados e que definitivamente vão ganhar o seu coração, como ganharam o meu!
Aproveitei o feriadão do Carnaval para finalmente colocar em prática um roteiro bem relax e romântico que há tempos queria fazer por lá e que carinhosamente batizei de “Rota Romântica pelo Rio da Prata”.
Nos 5 dias que passamos lá, conhecemos 3 cidades: Colonia del Sacramento, Carmelo e Montevideo. Colonia é uma cidade histórica, com uma arquitetura encantadora; Carmelo tem uma vibe campestre e é repleta de vinícolas (lá você vai provar os melhores tannats uruguaios!) e Montevideo, a capital, uma simpática metrópole.
Foram 5 dias de muito encantamento, vinhos, romance e sossego. Encontrei uma tranquilidade apaixonante no Uruguai, daquelas que fazem o tempo passar mais devagar e que nos permite relaxar e entrar em sintonia com a natureza.
A cada nova paisagem, nos impressionávamos mais com a beleza dos locais por onde passávamos e com a simplicidade rústica e chic da maior parte deles. Confesso que me surpreendi muito e que não imaginava que a cada dia veria um pôr do sol mais lindo que o outro, a cada nova cidade.
Vou falar sobre cada uma das cidades que visitamos, separadamente, nos próximos posts. Nesse post, quero dar um panorama geral do roteiro e algumas dicas do país para vocês
// Como chegar?
Há voos diretos para Montevideo, partindo da maioria das capitais brasileiras. Nós fomos de Gol e, saindo do Rio de Janeiro, em 3 horinhas já estávamos na capital uruguaia. Para se locomover lá dentro, o jeito mais prático certamente é através do aluguel de um carro.
Como a nossa viagem envolvia muitas idas a vinícolas, preferimos não alugar carro – sabe como é, álcool e direção não costuma ser uma boa combinação, né? -, então, fizemos tudo de ônibus ou táxi e foi muito tranquilo. Aliás, fiquei MUITO impressionada com a eficiência e o conforto dos ônibus no Uruguai. Vou contar mais sobre isso e sobre como foi o deslocamento entre cidades nos posts dedicados a cada uma delas.
Apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para viajar para o Uruguai, não deixe de fechar um seguro viagem, antes de embarcar para essa jornada etílica! Eu sempre consulto o site do Seguros Promo para pesquisar e fechar o meu – recomendo!
// Quando ir ao Uruguai?
Se o seu objetivo é fazer um roteiro como o meu, pode ir a qualquer época do ano, cada uma vai ter seu charme! Já se o objetivo é curtir uma praia – Punta del Leste, por exemplo –, eu sugiro que você foque no período de alto verão, da segunda metade de novembro a fevereiro.
// Qual moeda levar?
O ideal é levar dólares e ter também um pouquinho de pesos uruguaios (você pode trocar no aeroporto, assim que chegar). A cotação para câmbio é muito melhor lá do que aqui no Brasil e a maioria dos lugares que fui aceitava tranquilamente dólares (inclusive shoppings em Montevideo).
DICA VIAGEM NO DETALHE®: Na minha viagem, ainda vigorava o desconto do IVA (taxa local que varia de 10 a 18.5%, a depender do serviço) para estrangeiros não residentes, no pagamento com cartão de crédito, em alguns estabelecimentos. Verifique, na sua ida, se ainda há desconto do IVA para estrangeiros (o governo vive dizendo que vai tirar, então não é uma coisa muito estável). Em caso positivo, pague com cartão de crédito tudo o que oferecer o desconto. Mesmo com o IOF incidente nas transações feitas com o cartão, ainda compensa demais pagar dessa forma o que tiver esse desconto.
// Quantos dias ficar?
Depende muito do que você quer conhecer e do seu estilo de viagem. Eu fiquei 1 dia inteiro em Colonia (acho essencial dormir lá!), 3 dias em Carmelo e 1 dia em Montevideo. Foi um tempo bem razoável, mas poderia ter ficado mais em todos os lugares (menos Colonia, que em um dia dá pra conhecer e explorar bem).
O Uruguai é um país encantador, com um povo super simpático e hospitaleiro, vinhos deliciosos e paisagens lindas. Fico me perguntando por que demorei tanto para conhecer esse lugar e já estou planejando a minha volta, com um roteiro pelo norte do país.
No próximo post, começo a contar sobre Colonia del Sacramento e seus (muitos!) encantos.
E vocês, conhecem ou querem conhecer o Uruguai?
Beijos, Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe
[…] parada na nossa Rota Romântica pelo Rio da Prata (contei sobre a estrutura do nosso roteiro aqui). A cidade, que esbanja charme em cada cantinho, é histórica e muito bem preservada – tanto que […]
[…] Desde que “descobri” o lugar, fiquei super ansiosa para conhecê-lo e, finalmente, consegui montar um roteiro pelo Uruguai, passando pela cidade, nesse Carnaval (veja mais sobre a minha “Rota Romântica pelo Rio da Prata” aqui) […]
[…] Rota Romântica pelo Rio da Prata teve maior enfoque nas cidades de Colonia del Sacramento e Carmelo, mas conseguimos curtir um […]
[…] Ah, Narbona…Só de lembrar desse lugar já fico suspirando!! A Narbona é um hotel, vinícola e granja localizada em Carmelo, uma das cidades mais charmosas da região vinícola do Uruguai! […]
21.03.2019
Estou lendo e relendo pra anotar todas as dicas! Você é maravilhosa!
22.03.2019
Ahhh, sua linda! Muito obrigada!!! 🙂
28.06.2019
Por favor me conte como foi o seu traslado de Montevideo para Carmelo. Foi de ônibus comum? E a ida à colônia foi antes ou depois? Tbem não pretendo alugar carro e quero saber como me proceder e se tem que agendar nas vinícolas. Obrigada
08.07.2019
Oi, Dora! Tudo bom? Fiz Montevideo até Colonia e, de Colonia, fui para Carmelo – tudo de ônibus e super tranquilo! Nos posts aqui do blog sobre Colonia e Carmelo, você encontra todos os detalhes e dicas. Qualquer coisa, é só falar! 😉
Beijos,
Camilla
[…] Desde que “descobri” o lugar, fiquei super ansiosa para conhecê-lo e, finalmente, consegui montar um roteiro pelo Uruguai, passando pela cidade, nesse Carnaval (veja tudo sobre a minha “Rota Romântica pelo Rio da Prata“, no Uruguai, nesse post aqui) […]