Roteiro de Charme em Cabo Frio: as melhores dicas do que fazer e onde comer no balneário
Brasil Cabo Frio Rio de Janeiro

Roteiro de Charme em Cabo Frio: as melhores dicas do que fazer e onde comer no balneário

Por Camilla Ribeiro    Postado em 08.08.2022

Não é segredo que sou apaixonada pela Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Sendo tão pertinho do Rio, volta e meia, passo um final de semana por lá e aproveito para me atualizar sobre as novidades de suas cidades.

Búzios é (e sempre foi) minha queridinha, mas Cabo Frio tem se estruturado cada vez mais para o turismo e despertado bastante meu interesse nos últimos tempos. Hoje em dia, não faltam bons hotéis e restaurantes no balneário.

Bairro da Passagem (Foto: Viagem no Detalhe)
Cantinhos charmosos de Cabo Frio (Foto: Viagem no Detalhe)

Estive lá recentemente e vou aproveitar para consolidar nesse post dicas fresquinhas e focadas em um roteiro de charme pela cidade – vamos lá?!

// COMO CHEGAR?

Cabo Frio está localizada a 160 km do Rio de Janeiro. Os jeitos mais práticos de chegar lá são de carro ou ônibus. São inúmeras opções, saindo da rodoviária do Rio ou de cidades próximas, dentro da Região dos Lagos. Se você vem de avião, deve descer no aeroporto do Rio de Janeiro e concluir o percurso até lá de carro alugado ou ônibus.

// QUANDO IR?

Em termos de praia e tempo favorável, verão e outono são as melhores estações para curtir o balneário. Os meses de abril e maio são perfeitos, na minha opinião, por oferecerem um tempo excelente (menos chuva que no verão e calor suficiente para curtir a praia) e pela cidade não estar tão cheia.

primavera também tem dias bonitos, mas é uma época com mais risco de chuva, nada que impeça a viagem, contudo. Os meses de inverno, por fim, costumam ser mais secos, porém, o friozinho pode atrapalhar os planos de praia (a água é gelada!)…

// ONDE SE HOSPEDAR?

O bucólico bairro da passagem é o melhor local para se hospedar em Cabo Frio, na minha opinião. Lá, já tive a oportunidade de ficar em dois excelentes hotéis: o Hotel Solar do Arco, onde já estive várias vezes, e o Hotel Boutique Recanto da Passagem, onde me hospedei mais recentemente, no início desse ano. Ambas as opções são mega charmosas e entregam uma estadia com muito conforto e qualidade. Recomendo de olhos fechados!

O Hotel Boutique Recanto da Passagem tem uma ótima infraestrutura, com quartos confortáveis, decoração charmosa, piscina, diversas áreas de descanso e um excelente restaurante (o José, aberto também a não hóspedes – falo mais sobre ele mais a frente, na parte de “onde comer em Cabo Frio”).

Piscina deliciosa do Hotel Boutique Recanto da Passagem (Foto: Viagem no Detalhe)
Cantinhos de relaxamento do hotel (Foto: Viagem no Detalhe)
Um pouco mais da área da piscina (Foto: Viagem no Detalhe)

Reserve aqui (sem nenhum custo adicional) sua estadia no Hotel Boutique Recanto da Passagem.

O Hotel Solar do Arco também tem uma excelente infra-estrutura, uma piscina delicioso e decoração em tons de azul e branco que nos remetem à Grécia. O café da manhã é enxuto mas delicioso, assim como o menu de petiscos servido no bar da piscina.

A deliciosa piscina do Solar do Arco (Foto: Divulgação)
Decoração em azul e branco nos quartos do hotel (Foto: Divulgação)
Café da manhã do Solar do Arco (Foto: Divulgação)

Reserve aqui (sem nenhum custo adicional) sua estadia no Hotel Solar do Arco.

// QUANTO TEMPO FICAR?

Não existe tempo mínimo, especialmente se o objetivo for recarregar as energias. Para conhecer os principais pontos de interesse, recomendo 2 dias completos.

// O QUE FAZER?

➦ Ilha do japonês – sem dúvida, um dos passeios mais imperdíveis para se fazer em Cabo Frio é conhecer a Ilha do japonês e suas águas cristalinas.

A travessia até lá de barco já é um passeio por si só. As saídas são do canal, no bairro da passagem, e o valor gira em torno de R$ 20 (ida e volta – fev/2022).

Se puder, dê preferência a visitar em dias de semana, quando fica mais tranquilo. Nos fins de semana, especialmente se não for bem cedinho, lota!

➦ Bairro da Passagem – É o bairro mais antigo e o mais instagramável de Cabo Frio. Parece uma mini Paraty, cheia de história! Por lá, não deixe de explorar o charmoso Beco do Príncipe, o Largo de São Benedito – cheio de restaurantes que também merecem uma visita – e a Igreja de São Benedito.

Largo de São Benedito (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Forte de São Matheus – localizada no canto esquerdo da Praia do Forte, essa construção portuguesa do século XVII tem uma vista super privilegiada, que cobre toda a praia do Forte e do Foguete até as dunas branquinhas do caminho para Arraial do Cabo – lindo! O Forte fica aberto todos os dias, das 9h às 17h, entrada é gratuita

➦ Praia das Conchas – localizada entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, esse é um dos cartões postais de Cabo Frio. Do alto do mirante na ponta da praia, é possível ver toda a enseada em formato de concha (alguns dizem que coração) que dá nome ao lugar. A estrutura é bem simples e recomendo chegar cedinho para evitar superlotação.

// ONDE COMER?

➦  Casa Kanaloa – esse, sem dúvida, se tornou meu restaurante favorito de Cabo Frio! O cardápio é focado na culinária tailandesa, com várias opções deliciosas (mas há opções de massa, para quem preferir), e o casarão em que se localiza é lindo. Imperdível!

Endereço: R. Constantino Menelau, 240 – Passagem, Cabo Frio – RJ

➦ Arcos do Canal Localizado bem ao lado do Hotel Solar do Arco, o restaurante apresenta uma culinária mediterrânea com bela vista do canal.

Endereço: R. Constantino Menelau, 76 – Passagem, Cabo Frio – RJ

➦  José Restaurante – Localizado dentro do Hotel Boutique Recanto da Passagem (e também aberto a não-hospedes), o restaurante tem um ambiente aconchegante e com uma vibe super cool, além de a comida ser deliciosa! Provamos um bobó de camarão de comer rezando – acompanhado de arroz branco e farofa de côco (R$129, pra duas pessoas – valores de fev/2022).

Uma experiência completa e que ficou ainda melhor com a música ao vivo que rola todas as sextas-feiras (arraste a foto pra conferir mais detalhes!). Uma super dica pra quem vier a Cabo Frio ❤️🍴

Endereço: R. Constantino Menelau, 39 – Passagem, Cabo Frio – RJ

➦  Galápagos   Localizado no coração do Largo de São Benedito, no bairro da Passagem, esse foi um dos primeiros restaurantes que conheci e curti em Cabo Frio. Já tem tempo que não vou, mas dizem que a qualidade permanece a mesma de sempre. Um clássico!

Endereço: 11 Praça, Largo de São Benedito – Passagem – Cabo Frio, RJ

➦  Restaurante Mar. Fora do bairro da passagem e da região mais turística da cidade, encontra-se o Mar., novidade inaugurada em novembro de 2021. A casa conta com ótimas opções de pratos e petiscos e uma linda vista da orla!

Endereço: R. Marechal Floriano, 113 – Cabo Frio, RJ

***

O turismo em Cabo Frio tem se desenvolvido cada vez mais, com gratas novidades e boas opções de entretenimento e gastronomia – um lugar que vale a pena conhecer ou redescobrir!

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe