5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro
Brasil Rio de Janeiro Vida Carioca

5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro

Fora da rota turística
Por Camilla Ribeiro    Postado em 16.01.2020

Tava faltando pauta carioca ultimamente por aqui, né? Resolvi suprir essa necessidade com esse post, no qual vou compartilhar 5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro, fora da rota turística!

São programas que adoro fazer e lugares que, apesar de serem mais escondidos, valem muito a pena ser visitados, aqui no Rio. Espero que gostem! 🙂

1. Instituto Moreira Salles

O IMS Rio é um dos meus lugares favoritos aqui no Rio. Apesar de não ser tão conhecido pelos turistas, é sempre um programão.

A começar pelo casarão em que o instituto está instalado, que conta com belos jardins e arquitetura! A programação é sempre intensa e interessante, com exposições bacanas e alguns filmes fora do circuito. Aliás, o cinema de lá é super agradável, pequeno e cercado de verde.

Dentro do instituto fica também uma das filiais mais agradáveis do Empório Jardim, restaurante e cafeteria eleito, diversas vezes, como o melhor café da manhã do Rio.

Veja aqui a programação completa do IMS Rio.

Horário: De terças a domingos, inclusive em feriados (exceto às segundas), das 11h às 20h.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro

Entrada: gratuita

2. Parque do Penhasco Dois Irmãos

O Parque do Penhasco Dois Irmãos fica no Leblon, na continuação da Rua Aperana, e apresenta um dos mirantes mais lindos do Rio de Janeiro. O parque foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. 

É possível chegar lá de carro (há estacionamento interno) ou a pé, através de trilha. Para os que querem ir a pé, tenham em mente que a subida é longa e meio íngreme, portanto, é importante ter preparo físico.

Um pouquinho do visual do Parque do Penhasco Dois Irmãos (Foto: Viagem no Detalhe)

Não há nenhum quiosque dentro do parque, então, se vier a pé, ou planejar ficar bastante tempo, vale a pena trazer água e lanchinhos. Aliás, lá é também uma opção zero clichê e com uma vista linda para fazer piquenique aqui no Rio.

Endereço: Rua Aperana – Leblon, Rio de Janeiro

Horário: De Terça a domingo, das 8h às 17h.

Entrada: gratuita

3. Casa Roberto Marinho

Localizada na antiga mansão do jornalista, a Casa Roberto Marinho funciona agora como museu, exibindo o acervo fantástico que um dia decorou a casa. Isso porque, juntamente com o início da construção da Casa, em 1939, o proprietário também começou sua coleção de arte, especializada em modernismo brasileiro.

Um pouco do belo jardim da casa (Foto: Viagem no Detalhe)
A fachada do casarão rosa (Foto: Viagem no Detalhe)

Se fosse apenas para conhecer a mansão por dentro e apreciar sua bela arquitetura, já valeria uma ida à Casa Roberto Marinho. Mas, as exposições de seu acervo (formado ao longo de 60 anos) tornam a visita absolutamente imperdível!

Contei tudo sobre como é visitar a Casa Roberto Marinho nesse post aqui.

Endereço: R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho, Rio de Janeiro

Horário: de terça a domingo, de 12h às 18h (última entrada às 17:15h)

Entrada: R$ 10,00 (inteira), às quartas-feiras a entrada é gratuita

4. Parque das Ruínas

Escondido no bucólico bairro de Santa Teresa fica o Parque das Ruínas, um cantinho carioca de puro charme e com uma vista de tirar o fôlego da Baía de Guanabara. O Parque, além de ser super fotogênico (muita gente faz, inclusive, ensaio fotográfico lá), conta com um Centro Cultural com programação gratuita, como exposições, teatros infantis, apresentações de circos e música.

No passado, o lugar era a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Laurinda costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências de seu então palacete, que hoje é um dos premiados projetos do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas.

A fachada do Parque das Ruínas (Foto: Viagem no Detalhe)
Visual UAU do Parque das Ruínas (Foto: Divulgação)

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro

Horário: De terça a domingo, das 8h às 18h.

Entrada: gratuita

5. Forte Duque de Caxias

Localizado no Leme (aproximadamente na altura do posto 1 da praia de Copacabana), fica o Forte Duque de Caxias. Além de ser um local cheio de história, o forte oferece uma vista panorâmica incrível do Rio de Janeiro.

Um pouco da vista do Forte Duque de Caxias (Foto: Divulgação)

O Forte Duque de Caxias foi erguido em 1776 e era antigamente conhecido como “Forte do Vigia” ou “da Espia”, porque servia apenas para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro (não possuía artilharia). Na década de 60, parte de suas dependências passaram a abrigar uma escola do Exército.

Para acessar o forte, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 800m de ladeira.

Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme

Horário: De terça a domingo, das 9:30h às 16:30h

Entrada: R$ 4 (inteira), às terças-feiras a entrada é gratuita

***

E aí, você já conhece todos esses lugares? Tem algum novo para acrescentar a essa lista? Deixe seu comentário nesse post com sua dica! 🙂

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

.

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe