Tava faltando pauta carioca ultimamente por aqui, né? Resolvi suprir essa necessidade com esse post, no qual vou compartilhar 5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro, fora da rota turística!
São programas que adoro fazer e lugares que, apesar de serem mais escondidos, valem muito a pena ser visitados, aqui no Rio. Espero que gostem! 🙂
1. Instituto Moreira Salles
O IMS Rio é um dos meus lugares favoritos aqui no Rio. Apesar de não ser tão conhecido pelos turistas, é sempre um programão.
A começar pelo casarão em que o instituto está instalado, que conta com belos jardins e arquitetura! A programação é sempre intensa e interessante, com exposições bacanas e alguns filmes fora do circuito. Aliás, o cinema de lá é super agradável, pequeno e cercado de verde.
Dentro do instituto fica também uma das filiais mais agradáveis do Empório Jardim, restaurante e cafeteria eleito, diversas vezes, como o melhor café da manhã do Rio.
Veja aqui a programação completa do IMS Rio.
Horário: De terças a domingos, inclusive em feriados (exceto às segundas), das 11h às 20h.
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro
Entrada: gratuita
2. Parque do Penhasco Dois Irmãos
O Parque do Penhasco Dois Irmãos fica no Leblon, na continuação da Rua Aperana, e apresenta um dos mirantes mais lindos do Rio de Janeiro. O parque foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares.
É possível chegar lá de carro (há estacionamento interno) ou a pé, através de trilha. Para os que querem ir a pé, tenham em mente que a subida é longa e meio íngreme, portanto, é importante ter preparo físico.
Não há nenhum quiosque dentro do parque, então, se vier a pé, ou planejar ficar bastante tempo, vale a pena trazer água e lanchinhos. Aliás, lá é também uma opção zero clichê e com uma vista linda para fazer piquenique aqui no Rio.
Endereço: Rua Aperana – Leblon, Rio de Janeiro
Horário: De Terça a domingo, das 8h às 17h.
Entrada: gratuita
3. Casa Roberto Marinho
Localizada na antiga mansão do jornalista, a Casa Roberto Marinho funciona agora como museu, exibindo o acervo fantástico que um dia decorou a casa. Isso porque, juntamente com o início da construção da Casa, em 1939, o proprietário também começou sua coleção de arte, especializada em modernismo brasileiro.
Se fosse apenas para conhecer a mansão por dentro e apreciar sua bela arquitetura, já valeria uma ida à Casa Roberto Marinho. Mas, as exposições de seu acervo (formado ao longo de 60 anos) tornam a visita absolutamente imperdível!
Contei tudo sobre como é visitar a Casa Roberto Marinho nesse post aqui.
Endereço: R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho, Rio de Janeiro
Horário: de terça a domingo, de 12h às 18h (última entrada às 17:15h)
Entrada: R$ 10,00 (inteira), às quartas-feiras a entrada é gratuita
4. Parque das Ruínas
Escondido no bucólico bairro de Santa Teresa fica o Parque das Ruínas, um cantinho carioca de puro charme e com uma vista de tirar o fôlego da Baía de Guanabara. O Parque, além de ser super fotogênico (muita gente faz, inclusive, ensaio fotográfico lá), conta com um Centro Cultural com programação gratuita, como exposições, teatros infantis, apresentações de circos e música.
No passado, o lugar era a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Laurinda costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências de seu então palacete, que hoje é um dos premiados projetos do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Horário: De terça a domingo, das 8h às 18h.
Entrada: gratuita
5. Forte Duque de Caxias
Localizado no Leme (aproximadamente na altura do posto 1 da praia de Copacabana), fica o Forte Duque de Caxias. Além de ser um local cheio de história, o forte oferece uma vista panorâmica incrível do Rio de Janeiro.
O Forte Duque de Caxias foi erguido em 1776 e era antigamente conhecido como “Forte do Vigia” ou “da Espia”, porque servia apenas para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro (não possuía artilharia). Na década de 60, parte de suas dependências passaram a abrigar uma escola do Exército.
Para acessar o forte, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 800m de ladeira.
Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme
Horário: De terça a domingo, das 9:30h às 16:30h
Entrada: R$ 4 (inteira), às terças-feiras a entrada é gratuita
***
E aí, você já conhece todos esses lugares? Tem algum novo para acrescentar a essa lista? Deixe seu comentário nesse post com sua dica! 🙂
Obrigada pela visita!
Beijos, Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe
.