Sense: uma das experiências gastronômicas mais incríveis de Tokyo
Ásia Japão Tokyo

Sense: uma das experiências gastronômicas mais incríveis de Tokyo

Por Camilla Ribeiro    Postado em 16.12.2018

Tokyo é uma cidade vibrante, dinâmica e cheia de vida. A cena gastronômica da capital japonesa, como não poderia deixar de ser, segue esse perfil e oferece muitas opções de restaurantes e culinárias a serem descobertos. Lá, tive uma das experiências gastronômicas mais incríveis da viagem: jantar no restaurante Sense.

Localizado no 37º andar de um dos hotéis mais icônicos e luxosos da cidade, o fantástico Mandarin Oriental, o Sense ostenta 1 estrela Michelin. Na verdade, o hotel é um paraíso para os amantes da boa gastronomia, já que abriga 7 restaurantes, sendo três deles premiados com uma estrela Michelin cada (o Sense, onde jantei, o francês Signature e o Tapas Molecular Bar, focado na inventiva culinária molecular), além de bares, lounge e uma tea corner.

sense_mandarin_oriental_tokyo

Sense: restaurante de culinária cantonesa do Mandarin Oriental (Foto: Viagem no Detalhe)

Ao chegar no Sense, a vista panorâmica de tirar o fôlego de Tokyo já impressiona. Lá de cima, é possível avistar toda a parte leste da cidade, inclusive a famosa Tokyo Skytree. Não fosse só a vista fabulosa, a decoração elegante e sofisticada do lugar nos deixa verdadeiramente sem saber para onde olhar!

ambiente_sense_mandarin_oriental_tokyo

A decoração impecável do restaurante (Foto: Viagem no Detalhe)

vnd_sense_mandarin_oriental_tokyo

A vista de tirar o fôlego do Sense (Foto: Viagem no Detalhe)

O Sense apresenta uma deliciosa culinária cantonesa, que é originária do sul da China e muito focada na qualidade e no frescor dos alimentos. Uma das principais características dessa culinária é a utilização de técnicas específicas para reter o sabor natural dos ingredientes, como, por exemplo, o cozimento no vapor e o uso sutil de diferenciados molhos.

Lá, experimentei o menu degustação do chef, composto por 9 etapas, cada uma delas primando pelo sabor impecável e pela criatividade. O menu foi iniciado com a Água viva com alho poró e gengibre, um prato delicado, refrescante e com uma mistura de texturas super interessante. Para acompanhar, nada melhor do que uma taça do champagne Krug – um dos meus preferidos no mundo!

agua_viva_sense_mandarin_oriental_tokyo

Água viva com alho poró e gengibre (Foto: Viagem no Detalhe)

O segundo prato servido foi um dos destaques da noite: Peixe cozido com molho de soja de peixe. O ponto de cozimento do peixe estava perfeito e o molho, servido diretamente na mesa, realçou ainda mais o sabor espetacular do prato.

peixe_molho_soja_sense_mandarin_oriental_tokyo

Peixe cozido com molho de soja de peixe (Foto: Viagem no Detalhe)

Na sequência, provei a Sopa premium de Matsutake duplamente fervida com cogumelos secos. O Matsutake é um cogumelo tradicional do Japão, bem diferente para nós, e pra quem ama cogumelo, como eu, a combinação do prato é certeira!

sopa__sense_mandarin_oriental_tokyo

Sopa premium de Matsutake duplamente fervida com cogumelos secos (Foto: Viagem no Detalhe)

Vale também destacar a harmonização perfeita de vinhos feita ao longo de todo o jantar. A sopa foi acompanhada do Newton, um delicioso chardonnay da prestigiada região de Napa Valley.

vinho_sense_mandarin_oriental_tokyo

Harmonização perfeita de vinhos, ao longo de todo jantar no Sense (Foto: Viagem no Detalhe)

O quarto prato da noite foi o Molusco com alho poró e gengibre. Apesar dos acompanhamentos serem iguais aos do primeiro prato do menu, a forma de execução e a sua textura eram completamente diferentes, mostrando a força inventiva do chef e me surpreendendo, ainda mais, com os sabores experimentados.

molusco_sense_mandarin_oriental_tokyo

Molusco com alho poró e gengibre (Foto: Viagem no Detalhe)

Em seguida, foi servido mais um dos meus favoritos: Filé mignon de wagyou à moda oriental, acompanhado de vegetais e molho de pimenta chinesa. O ponto preciso da carne, o sabor marcante dos vegetais e a pitada picante do prato, presente em seu molho, criavam uma combinação explosiva. Simplesmente maravilhoso!

wagyou_sense_mandarin_oriental_tokyo

Filé mignon de wagyou à moda oriental (Foto: Viagem no Detalhe)

O Wagyou foi acompanhado pelo excelente Château La Nerthe, vinho da região do sul da França de Châteauneuf du Pape – mais uma sugestão do sommelier do restaurante, que valorizou ainda mais o prato.

vinho_frances_sense_mandarin_oriental_tokyo

Château La Nerthe, um dos melhores vinhos do jantar (Foto: Viagem no Detalhe)

Depois de um prato tão marcante, foram servidas Ipomeias (um vegetal também conhecido como morning glory) refogadas com alho, um prato delicado e saboroso, que contrabalanceou perfeitamente com o anterior. Aliás, no menu todo, notei essa preocupação de contrabalancear os sabores experimentados, a fim de que todos se destacassem como um conjunto.

morning_glory_sense_mandarin_oriental_tokyo

Ipomeias refogadas com alho (Foto: Viagem no Detalhe)

Para fechar as etapas principais com chave de ouro, foi servido o Pato assado desfiado com alho poró e noodle, um prato super tradicional da culinária cantonesa, daqueles que te deixa com vontade de viajar para a China na mesma hora!

pato_noodle_sense_mandarin_oriental_tokyo

Pato assado desfiado com alho poró e noodle (Foto: Viagem no Detalhe)

Por fim, foram servidas as sobremesas: pudim de amêndoa, panqueca de Hong Kong e bolinho de arroz. Todas estavam maravilhosas, mas confesso que as panquecas estavam diferentes de tudo que que já provei em matéria de sobremesa e, definitivamente, ganharam meu coração!

As sobremesas foram acompanhadas por um delicioso chá e não posso deixar de também destacar o charme da linda apresentação de tudo!

sobremesas_sense_mandarin_oriental_tokyo

Sobremesas do Jantar no Sense (Foto: Viagem no Detalhe)

Foi uma noite memorável e, com certeza, uma das melhores experiências gastronômicas que tive em toda a minha viagem pelo Japão. Desde a vista hipnotizante da cidade, até o atendimento e ambiente impecáveis e a deliciosa gastronomia apresentada, tudo no Sense se destaca e, como o nome do restaurante já diz, atiça todos os nossos sentidos para o despertar gastronômico.

jantar_romantico_sense_mandarin_oriental_tokyo

Sense: um jantar romântico memorável! (Foto: Viagem no Detalhe)

Para quem está planejando uma viagem para Tokyo, recomendo demais reservar uma noite para jantar no restaurante!

➦ Reserve aqui seu jantar no Sense. E, se quiser aproveitar para ter uma experiência completa, aproveite para reservar aqui  sua estadia no Mandarin Oriental Tokyo.

Ah, e se visitar o restaurante, não deixe de me contar! 😉
Beijos, Camilla
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

* O Viagem no Detalhe agradece ao Mandarin Oriental Tokyo por nos receber no Restaurante Sense, em especial ao Sr. Shunichi Kikuchi, que nos recepcionou com tanta gentileza. Nossos agradecimentos são estendidos ainda à Xmart Viaja pela parceria e por todo suporte e apoio.

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

 
 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
5 Comentários
  1. […] visitados, mas, em breve, eles estarão no ar aqui no blog. Por enquanto, você pode conferir minha review de uma das experiências gastronômicas mais incríveis que tive em Tokyo: jantar no restaurante Sense, no Mandarin […]

  2. […] gastronômicas do Japão. Meu jantar lá foi tão bom que rendeu um post só pra falar dele! Clique aqui e confira como foi minha experiência nesse restaurante estrelado de culinária […]

  3. Gustavo
    11.11.2019

    Muito legal o post sobre o Sense.
    Gostaria de tirar umas dúvidas.
    Foi menu degustação fechado? Foi pareado com as bebidas, ou pediram as garrafas separadas?
    Desculpe a pergunta, mas o valor final foi muito elevado?
    Agradeço de antemão,
    Gustavo.

  4. […] gastronômicas do Japão. Meu jantar lá foi tão bom que rendeu um post só pra falar dele! Clique aqui e confira como foi minha experiência nesse restaurante estrelado de culinária […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe