10 destinos na Bahia para colocar na lista de desejos
Arembepe Bahia Brasil Guarajuba Imbassaí Itacaré Morro de São Paulo Praia do Forte Salvador Santo André Trancoso

10 destinos na Bahia para colocar na lista de desejos

Por Camilla Ribeiro    Postado em 26.08.2020

1. Salvador

Não posso começar essa lista sem falar da capital baiana tão rica em história, atrações turísticas, gastronomia de altíssima qualidade e belas praias. Clique aqui para conferir meu post completo sobre a cidade, com todas as minhas dicas de Salvador.

Cartão postal de Salvador (Foto: Viagem no Detalhe)

  • Quando ir?

Como Salvador não se limita às suas praias, é possível visitá-la o ano todo.

  • Onde ficar?

No novíssimo Fasano, no hotel boutique Zank by Toque Hotel ou no inusitado  Pestana Convento do Carmo.

2. Praia do Forte

Das cidades de praia próximas à Salvador, essa é, sem dúvida, a com melhor infraestrutura. Praia do Forte conta com ótimas opções de hotel e restaurantes, lindas praias cheias de piscinas naturais e um centrinho charmoso. É um dos meus lugares favoritos na Bahia, não só por tudo isso, mas também pela facilidade de acesso.

Pousada Refúgio da Vila, na Praia do Forte (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Salvador. A Praia do Forte fica a apenas 60km da capital.

  • Quando ir?

O clima é bem estável, com calor a maior parte do ano. A época de chuvas vai de abril a julho (mas já estive lá algumas vezes nessa época e peguei dias bonitos, então se só tivesse data nesses meses, eu arriscaria).

  • Onde ficar?

Na pousada de charme Refúgio da Vila. Tem post com hotel review completo de lá aqui no blog (clique aqui para conferir).

3. Trancoso

Trancoso é um dos vilarejos mais charmosos da Bahia! Além de ter praias lindíssimas, tem um dos centrinhos mais cinematográficos do Brasil – sou suspeita, amo! Se você gosta de destinos de praia sofisticados, essa é definitivamente a melhor escolha para você. Clique aqui para conferir meu post completo sobre a cidade, com todas as minhas dicas de Trancoso.

Praia dos Nativos, em Trancosos (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Porto Seguro, que fica a aproximadamente 90 km de Trancoso.

  • Quando ir?

Trancoso pode ser visitada o ano todo. Os meses de maior animação são de dezembro a março, durante o verão. Já os meses de agosto e setembro são considerados os com menor chance de chuva.

  • Onde ficar?

Na charmosa Mata N’Ativa Pousada. Tem post com hotel review completo de lá aqui no blog (clique aqui para conferir).

4. Caraíva

Caraíva fica pertinho de Trancoso e é igualmente cheia de belezas, mas mais rústica e menos badalada que sua vizinha. Se você curte natureza, vai amar passar uns dias aqui, recarregando as energias.

A rústica e charmosa Caraíva (Foto: Divulgação)
  • Como chegar?

Primeiro é preciso chegar até Trancoso, Caraíva fica a aproximadamente 1h30 de carro de Trancoso. Mas, para chegar lá, é preciso pegar uma canoa, que atravessa o Rio Caraíva.

  • Quando ir?

Caraíva pode ser visitada o ano todo. Os meses de maior animação são de dezembro a março, durante o verão. Já os meses de agosto e setembro são considerados os com menor chance de chuva.

  • Onde ficar?

Nas charmosas Villa Fulô ou Pousada Nativa.

5. Santo André

Santo André é um dos lugares mais intocados do litoral baiano, mantendo uma aura de tranquilidade inacreditável em praias com baixíssima densidade demográfica. Clique aqui para conferir meu post completo sobre o vilarejo, com todas as minhas dicas de Santo André.

A bela Praia das tartarugas (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Porto Seguro. Saindo do aeroporto, é preciso percorrer um trecho de carro + balsa, de aproximadamente 30 km no total, para chegar até Santo André.

  • Quando ir?

No sul da Bahia, em geral, as chuvas são muito bem distribuídas ao longo do ano. Ou seja, é possível visitar a região o ano todo, pois sempre há chance de pegar tempo bom (ou não rs).

Em tese, as épocas mais chuvosas do ano são os meses de abril, julho e outubro, mas já estive na região nesse período e não peguei chuva. Então, vai da sorte – na minha opinião, sempre vale arriscar!

  • Onde ficar?

O hotel mais estruturado e bacana do vilarejo é o Campo Brasil. Outras opções interessantes à beira mar são a Vila Araticum, a Pousada Victor Hugo e o Village Mata Encantada.

6. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é aquela joia de lugar que todo mundo deveria conhecer. Com praias paradisíacas, noites animadas e uma vibe única, você não vai se arrepender de colocar esse destino na sua lista de desejos!

Morro de São Paulo (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Salvador. O aeroporto da capital baiana fica a aproximadamente 1 hora de distância do ponto de embarque para Morro de São Paulo (o Centro Náutico, localizado atrás do Mercado Modelo). De lá, você pode concluir o percurso de lancha, catamarã,  ferry-boat, táxi e lancha ou até mesmo de táxi aéreo. Não é fácil de chegar, mas garanto que vale qualquer esforço!

  • Quando ir?

O clima é bem estável, com calor a maior parte do ano. A época de chuvas vai de abril a julho. Eu estive lá em junho e, apesar de ter pegado alguns dias de chuva também peguei bastante sol.

  • Onde ficar?

Na charmosa pousada Minha Louca Paixão. Se não se importar de estar mais afastado, recomendo também o boutique hotel Vila dos Orixás.

7. Itacaré

Com natureza exuberante e praias selvagens, Itacaré é a queridinha dos surfistas e daqueles que buscam praias mais “intocadas”, acessíveis por trilhas que recompensam qualquer esforço com um visual paradisíaco.

Praia em Itacaré (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Ilhéus. Itacaré fica a cerca de 65 km de distância do aeroporto de Ilhéus.

  • Quando ir?

De agosto a fevereiro, que é a época com menos incidência de chuvas.

  • Onde ficar?

No icônico Txai Resort ou no charmoso Barracuda Beach Hotel.

8. Imbassaí

Imbassaí é um refúgio de tranquilidade no litoral norte da Bahia. Um dos principais destaques do vilarejo é o encontro do rio com o mar, permitindo alternar um mergulho na água salgada com um banho na água doce do rio. Revigorante!

Praia de Imbassaí (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Salvador. Imbassaí fica a cerca de 65 km da capital baiana.

  • Quando ir?

O clima é bem estável, com calor a maior parte do ano. A época de chuvas vai de abril a julho

  • Onde ficar?

Na simpática Pousada Capitu, na Vilangelim Eco-Pousada ou no all inclusive Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.

9. Guarajuba

Também bem pertinho de Salvador, Guarajuba enche os olhos com suas belezas naturais. Sua extensa faixa litorânea promete agradar tanto os que gostam de piscinas naturais, como os que buscam águas mais agitadas para a prática de esportes.

Praia de Guarajuba (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Salvador. Guarajuba fica a cerca de 42 km da capital.

  • Quando ir?

O clima é bem estável, com calor a maior parte do ano. A época de chuvas vai de abril a julho

  • Onde ficar?

No resort all inclusive Villa Galé. Não sou muito fã de hotéis desse tipo, mas essa, sem dúvida, é a opção mais confortável na região.

10. Arembepe

Arembepe ganhou fama nos anos 60, por abrigar uma aldeia hippie próximo às suas dunas. O tempo passou, mas a vibe do vilarejo não mudou tanto assim, de modo que, ainda nos dias de hoje, é possível visitar a aldeia, além das lindas praias da cidadezinha.

Quando estive lá, fui atraída por uma casa da vila que tocava Janis Joplin no máximo volume. Acabamos fazendo amizade com o morador, um dos hippies da região, e tendo uma experiência super bacana e genuína.

A aldeia hippie de Arembepe (Foto: Viagem no Detalhe)
  • Como chegar?

Via Salvador. Arembepe fica a cerca de 58 km da capital.

  • Quando ir?

O clima é bem estável, com calor a maior parte do ano. A época de chuvas vai de abril a julho

  • Onde ficar?

Não espere opções de hospedagem sofisticadas em Arembepe. A Pousada a Capela é uma das opções mais confortáveis na região.

****

A Bahia é cheia de paraísos e com certeza esse post não abrange todos eles, mas já é um bom começo para criar a sua listinha de desejos 😉 Tem mais algum destino na Bahia para indicar? Deixa aqui nos comentários que vou adorar saber!

Obrigada pela visita!

beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@viagemnodetalhe

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe