Novidade no Rio de Janeiro: Casa Roberto Marinho
Brasil Rio de Janeiro Vida Carioca

Novidade no Rio de Janeiro: Casa Roberto Marinho

Por Camilla Ribeiro    Postado em 16.10.2018

Aberta há menos de 6 meses, a Casa Roberto Marinho foi, sem dúvidas, uma das grandes aquisições recebidas pelo Rio de Janeiro, nos últimos tempos.

casa_roberto_marinho

A imponente fachada da Casa (Foto: Viagem no Detalhe)

Localizada na antiga mansão do jornalista, o instituto agora funciona como museu, exibindo o acervo fantástico que um dia decorou a casa. Isso porque, juntamente com o início da construção da Casa, em 1939, o proprietário também começou sua coleção de arte, especializada em modernismo brasileiro (e que coleção, meus amigos!).

A arquitetura neocolonial da mansão foi inspirada em uma imagem do Solar de Megaípe, em Pernambuco. O proprietário tinha a ideia que, além de abrigar a sua família, sua residência deveria propiciar a realização de eventos culturais e sociais. Dessa forma, a casa do Cosme Velho, inaugurada em 1943, foi durante cerca de 60 anos palco de acontecimentos de música, literatura, artes plásticas e teatro.

casa_roberto_marinho_vnd

Um lugar para passar o dia todo (Foto: Viagem no Detalhe)

Se fosse apenas para conhecer a mansão por dentro e apreciar sua bela arquitetura, já valeria uma ida à Casa Roberto Marinho. Mas, as exposições de seu acervo (formado ao longo de 60 anos) tornam a visita absolutamente imperdível!

Até o final do mês de Outubro, fica em cartaz a exposição “Modernos 10 – Os destaques do modernismo brasileiro na coleção Roberto Marinho” (infelizmente, não é possível tirar foto lá dentro). Essa é a mostra inaugural da Casa e reúne 10 expoentes da arte moderna brasileira dos anos 1930 e 1940: Tarsila, Segall, Portinari, Pancetti, Nery, Guignard, Djanira, Di Cavalcanti, Dacosta e Burle Marx.

A exposição está incrível. Além de admirar a excelente seleção de obras expostas, recomendo também assistir ao filminho que é exibido lá dentro, sobre a casa, seu acervo e passado. Muito bacana!

Os jardins da Casa Roberto Marinho também merecem destaque: cheios de instalações, obras de arte e com o Rio Carioca passando por dentro da propriedade! No lago do jardim, ainda é possível ver as carpas que eram criadas pelo jornalista.

casa_roberto_marinho_garca

Incríveis jardins da propriedade (Foto: Viagem no Detalhe)

casa_roberto_marinho_carpas

As famosas carpas de Roberto Marinho (Foto: Viagem no Detalhe)

Para fechar as dicas, recomendo conhecer a cafeteria da Casa, a Metiers Café. O lugar tem uma atmosfera super agradável e opções deliciosas (como o café expresso servido dentro de um copinho de cookie!). Sugiro que você programe sua visita para a parte da manhã (apesar da casa só abrir às 12h), para tomar o farto café da manhã do Metiers.cc (nos fins de semana e feriados) e, depois, visitar a casa, sua exposição e seus jardins. Passeio imperdível aqui no Rio!

cafe_da_manha_metiers

O delicioso café da manhã do Metiers (Foto: Viagem no Detalhe)

casa_roberto_marinho_metiers_cafe

O interior do café Metiers (Foto: Viagem no Detalhe)

Onde: R. Cosme Velho, 1105

Horário de Funcionamento: de terça a domingo, de 12h às 18h (última entrada às 17:15h)

Compartilhe!
Deixe seu Comentário
 
2 Comentários
  1. […] ➦ Metiers Café – Localizado dentro da Casa Roberto Marinho, o lugar tem uma atmosfera super agradável e opções deliciosas (como o café expresso servido dentro de um copinho de cookie!). Sugiro que você programe sua visita para a parte da manhã (apesar da casa só abrir às 12h), para tomar o farto café da manhã do Metiers.cc (nos fins de semana e feriados) e, depois, visitar a casa, sua exposição e seus jardins. Passeio imperdível aqui no Rio (falei mais sobre o lugar nesse post aqui)! […]

  2. […] Novidade no Rio de Janeiro: Casa Roberto Marinho […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe
Para admirar a bela cidade de Roma de cima, minha dica é subir no Monumento Nazionale a Vittorio Emanuelle II, que conta com essa magnífica arquitetura e está localizado na Piazza Venezia. Com 70 metros de altura, de seu terraço panorâmico é possível ver toda a cidade e seus principais pontos (arraste pro lado para espiar) - Imperdível! 😍
.
Ah, e o melhor: a subida é de elevador! 😅
.
#VNDnaItalia #Italia #Roma #Rome #Italy
COMO PLANEJAR SUA VISITA AO VATICANO DA MELHOR FORMA? Já salva esse post que a dica é boa! 😊 A Capela Sistina foi o lugar que mais me impressionou em Roma, achei o painel do juízo final de Michelângelo algo de outro mundo 😱😍 Mas, como tudo na cidade, o Vaticano fica bem cheio e visitar seus museus e a Capela Sistina vazios é tarefa quase impossível!
.
Minha dica é: compre o ingresso para tomar café da manhã lá (com entrada às 7:15h) e garanta sua entrada antecipada! Depois do café da manhã, às 8h, a entrada ao museu é liberada - 1 hora antes do público geral. Minha estratégia lá foi ir direto para a Capela Sistina e, depois, voltar e visitar o museu com calma. Valeu demais investir nesse ingresso porque conseguimos apreciar a Capela Sistina com toda calma e sem disputar espaço com multidões! 😉
.
#VNDnaItalia #Italia #Italy #Roma #Vaticano
Pausa nas dicas da Itália para um clique em tempo real, aqui em Paraty! Sou apaixonada pela cidade e, todo ano, bato ponto aqui, na época da @flip_se. A festa literária internacional de Paraty reúne escritores incríveis em um evento literário de magnitude indescritível 💙 Qualquer um que ama ler, precisa vir pra cá, nessa época, pelo menos uma vez na vida! Nos stories, tão rolando varias dicas!
.
#VNDnoRio #Paraty #Flip2019 #Flip #riodejaneiro
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO SUA VISITA AO COLISEU? Já salva esse post pra fugir do perrengue! Minha maior dica é: compre o ingresso antecipado, com hora marcada (comprei o meu no site do @coopculture_it). Assim você foge de to-da a fila e, de quebra, ainda pode optar - como eu fiz - por fazer a visita completa, que inclui a arena, o subsolo e o belvedere do Coliseu.
.
A visita é guiada (reserve com bastante antecedência pra escolher o idioma da sua preferência!) e é super interessante e cheia de história! Além disso, é incrível visitar partes do monumento quase vazias e ter um pouquinho do Coliseu só pra você 💙
.
#VNDnaItalia #Italia #Italy #Rome #Roma #Coliseu #Colosseum #Colosseo
Roma foi minha porta de entrada na Itália e a primeira cidade que visitei nessa trip! Pra começar com o pé direito, escolhi me hospedar no @palazzomanfredi, que tem essa essa vista incrível do Coliseu! 😍 O restaurante do hotel conta com 1 estrela Michelin e é aberto a não hóspedes, no almoço e no jantar. Super recomendo reservar uma refeição lá, para apreciar a gastronomia (contei mais da experiência no @gastrorio) e essa vista de tirar o fôlego ❤️
.
#VNDnaItalia #Italia #Italy #Roma #PalazzoManfredi